TUDO de bom! Sulayma Sad, Soraya Amaral e Maria Carolina Soares no Taikô, em Guarapari
(Ciro Trigo)
 

 

 
PÉROLAS
 
“O estresse hídrico no Sudeste tem um ponto positivo: finalmente somos forçados a olhar além do horizonte. Agora que não temos água em abundância, precisamos procurar novas tecnologias.”
Edison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil.
 
“O meu nome não é problema para ninguém.”
Theodorico Ferraço, presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, confiante em sua reeleição para a presidência da Casa.
 
“Não pode deixar essa de fazer exercícios. Sem eles, a vida fica parada, as juntas ficam duras e acabamos ficando doentes.”
Do frei Pedro Engel, que aos 78 anos é adepto do stand up paddle.
 
“O brasileiro tem de poupar o máximo para poder segurar as contas. Tudo vai aumentar.”
Do economista José Antônio Resende.
 
“Já estamos com um crescimento de 30% na demanda pelo curso de reciclagem após a publicação da lista do Detran.”
Osvaldo Maturano, presidente do Sindicato das Autoescolas do Espírito Santo, em tema levantado pela coluna.
 
“A alma humana é desafiada a cada momento, pois viver é um desafio constante.”
Aloísio Silva, psicanalista.
 
VERÃO. A foto que fala! Ana Paula Aguiar
(Ciro Trigo)
 
 
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Das coisas que eu sempre digo: você não lesa ninguém? Então você pode ser o que você quiser. E buongiorno!”
@LipeBasilio
***
“Eu gosto de ganhar dinheiro, mas também gosto de gastar, o que contribui para o equilíbrio econômico.”
@marcelomedici
 
BHARBARA Pretti e Natalia Catelan
(Ciro Trigo)
 
 
 
 
 
DICA DE CARMEN PRATES
 
Belmond Palácio Nazarenas
Instalado em um ex-convento do século 16, em Cuzco, cercado de ruínas incas, após anos de restauração, surgiu o mais recente e exclusivo hotel Orient-Express. O refúgio íntimo tem apenas 55 suítes, cada uma enriquecida com oxigênio, já que fica a quase 3,5 km acima do nível do mar, e seu próprio bar abastecido com os melhores ingredientes para o exclusivo mordomo preparar deliciosas bebidas. No espaço, um livro de receitas andinas e um perfume personalizado feito de plantas nativas e ervas raras de Ollantaytambo.
Escondida atrás de uma fachada antiga, desfruta-se da privacidade na primeira piscina exterior aquecida de Cuzco, localizada dentro do maior dos sete pátios do hotel, e também de um SPA, decorados com flores e ervas locais.
Fontes e tubulações de água lembram canais de irrigação do Vale Sagrado e Machu Picchu. Na biblioteca, livros antigos da época do beatário. Enfim, um local para quem quer calma e relax.

REFÚGIO de luxo em Cuzco, Peru

 

 
 
 
Pois é!
 
Todo fevereiro, depois que passa o Carnaval, até dezembro, beirando o Natal, de segunda a sexta-feira, olho no fim da tarde, pela janela da sala onde trabalho, a avenida Rio Branco, na Praia do Canto, com o trânsito totalmente parado! Buzinas, um estresse. Mas na semana passada, tudo livre, apenas com um carro ou outro passando.
***
Nada de irritação. Este intervalo dá perto de 60 dias. São férias mesmo! Nada de nada para essa parcela da população que se dá este prazer da vida. Depois, nos 10 meses restantes, tudo se resolve. É o jeito de ser do Brasil! Nada contra quem pode e faz isso.
***
Certos ou errados? Felizes ou irresponsáveis por deixar o barco andar e resolver tudo depois? Acho que é por aí que este time lucra feliz, vendo a vida passar. Eles estão certos! Quem prioriza o trabalho 7 dias por semana, 12 meses por ano, precisa rever algumas coisas no dia a dia. Bom domingo!
 
OS AMIGOS Schariff Moysés e Apolo Rizk na concorrida posse do novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho, José Carlos Rizk, semana passada em Vitória
(Cloves Louzada)
 

 

 
 
Pegada ortopédica
Comovido com os casos de pacientes sem condições de comprar órteses e próteses – que chegam a custar R$ 1,4 mil –, um técnico da Serra decidiu ajudar. Comprou, com ajuda do sócio, todo o maquinário e passou a vender os acessórios a preço de custo. E nenhuma criança ou idoso carente sai de lá sem o seu: a Pegada Ortopédica doa aos que não têm a mínima condição, além de personalizar com cores e desenhos. Uma bela ação!
 
Pedala, Vitória!
O sistema inédito de compartilhamento de bicicleta será apresentado para moradores de Vitória amanhã, às 19h, no auditório da prefeitura. De cara, 250 bicicletas serão distribuídas em 25 estações na praia de Camburi e entre a Praça dos Namorados e a Praça do Papa. Cada morador vai poder usufruir do transporte por até 70 minutos.
 
Café da manhã
Boa localização, preço justo, quarto limpo e confortável e um atendimento excelente estão entre os fatores mais importantes na escolha de um hotel. E a oferta do café da manhã já é um item que os hóspedes consideram obrigatórios. “Além da facilidade de ser um desjejum mais próximo, o café da manhã no hotel tem um significado especial, porque normalmente foge à rotina do cliente, que, na maioria dos casos, não faz bom uso desse horário no seu dia a dia”, disse Luiz Fantim, diretor de Marketing da Rede Bristol.
SUZEL Tabaldi
(Ciro Trigo)

 

Frete fácil
Depois da popularização do aplicativo que conecta passageiros e taxistas, uma nova área está vivenciando os benefícios desse tipo de tecnologia – a dos fretes. Aplicativos como Sontra Cargo e Truck Pad foram criados para facilitar a vida dos quase um milhão de caminhoneiros autônomos que circulam pelo Brasil, colocando-os em contato direto com empresas que precisam de transporte. Muito útil para otimizar as viagens de volta. Não é uma cilada, Bino!
 
Academia no prédio
Os espaços comuns mais usados pelos moradores de condomínios em 2014 foram as academias, desbancando quadras, piscinas e brinquedotecas. Márcio Rachkorsky, profissional do setor, diz: “Nos prédios mais novos, as construtoras geralmente entregam o espaço equipado. Nos de grande porte, a melhor solução é a contratação de uma empresa de assessoria esportiva”, orienta.
 
Esquiva na Flórida
O boxeador capixaba Esquiva Falcão, filho do lendário Touro Moreno, tem seu primeiro combate do ano marcado para 21 de fevereiro, na Flórida, Estados Unidos. Esquiva, que fazia luta de seis rounds, vai passar a fazer lutas com oito e vai continuar nos médios-ligeiros (até 69,9 kg).
FILIPE Lugon e Eliza Miranda no Mais
(Ciro Trigo)
 

 

Inglês virtual
Um contratante analisava currículos para uma vaga em sua empresa e se deparou com a seguinte pérola: “Idioma: Inglês (ambiente virtual)”. “O que seria isso? Ele quis dizer que tem habilidades para consultar o Google Translator?”, comentou o empresário, intrigado. E precisa de programa humorístico neste Brasil?
 
Maquiadas na praia
Nem para ir à praia elas abandonam seus estojos de maquiagem, repletos de produtos resistentes à água, tons discretos e bases que já não derretem mais. A dermatologista Oliete Guerra é a favor do pó compacto com filtro solar ou filtro com cor, mas abomina sombras e blushes. “Maquiagem comum pode manchar a pele no sol. Não precisa disso na praia”, disse.
 
Mais leitura
O Brasil precisa construir 130 mil bibliotecas nos próximos cinco anos, uma média de 21 mil por ano, para cumprir a Lei 12.244, que estabelece a existência de pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do País, de redes pública e privada. “O número é expressivo e necessário. Um acervo que contemple a diversidade de interesse pedagógico dos alunos é imprescindível para motivar a leitura, a instrução e o conhecimento”, disse Jonas de Paula, presidente do Sindicato dos Professores do Espírito Santo (Sinpro-ES).
SELFIE de Laisa Theodora e Isabella Vítor
(Ciro Trigo)
 

 

Meu precioso
A união entre moda e tecnologia, os chamados “wearables”, segue forte este ano. Um exemplo da tendência é o Ringly, anel de ouro com pedras preciosas que se conecta ao smartphone e vibra para alertar sobre mensagens e eventos. “Adorei. Acho tudo a ver alinhar tecnologia com um adorno que você pode carregar sempre, como uma joia. É praticidade”, comentou Juliana Bossanel, que cuida do Marketing na joalheria da família.
 
Dono é quem registra
Golpe cada vez mais comum é vender o mesmo imóvel para compradores diferentes. Nesses casos, a Justiça tem entendido que o verdadeiro dono não é o primeiro que pagou, mas o que registrou a transação no cartório. “O proprietário é o que está na matrícula do imóvel. O único direito que o outro comprador, que foi lesado, tem, é de cobrar do vendedor, em juízo, os danos morais e materiais”, alerta Fernando Brandão, presidente do Sindicato dos Cartórios do Estado (Sinoreg-ES).
 
Sandália do verão
Verão pede conforto, mas sem perder o estilo. Por isso as “flat plataforms” estão fazendo sucesso na temporada. “É uma sandália de plataforma plana. Além das vantagens de ser confortável e ajudar com a altura, é de estilo versátil, indo do grunge ao fashion, do dia a dia à balada”, explicou a empresária Roberta Mello.
 
Custo-benefício
Segundo pesquisa do ClickBus, viajar de ônibus pode ser até 56% mais barato que de carro e, se comparado com avião, a diferença chega a 831%. “Os preços baixos e estáveis, a ligação direta entre cidades não servidas por aeroportos e a facilidade da compra de passagens estão entre as principais vantagens”, diz Paula Corrêa, diretora comercial e de Marketing de uma empresa de transporte de passageiros. Mas muita gente ainda pesa as péssimas condições das estradas no balanço do custo-benefício e acaba escolhendo o avião, mesmo mais caro.
RAPHAEL Soella e Larissa Garcia em Peracanga
(Ciro Trigo)
 

 

Artigo anterior17 de janeiro
Próximo artigoColuna 19 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here