A Palavra
Para começar bem a semana: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. (Efésios 2:8-10)
 
Eles nas redes sociais
 
“Não está na hora do governo federal pedir pra que se economize energia? Ou vai fazer como o de São Paulo, que empurrou com a barriga e deu essa $%&*#?”
@Gayegos, sobre a falta d’água em São Paulo e a bem provável falta de energia em todo o Brasil
***
“Se a meta é o mel, o foco são as flores e não os espinhos. A natureza ensina!”
Aurê Aguiar
 
EM FESTA de verão, Natália Candotti e Yasmin Dalmasio
(Ciro Trigo)
 

 

 
 
Supermovimento
Os supermercados do litoral capixaba estão com o faturamento nas alturas graças ao fluxo de turistas, que neste ano está maior por conta do tempo quente e ensolarado. Hélio Schneider, superintendente da Acaps, diz que muitos estão funcionando aos domingos e, inclusive, abrindo mais cedo, às 7h, e fechando mais tarde, às 23h. “Por incrível que pareça, está bem melhor que no ano passado. Nosso litoral está praticamente lotado”, disse.
 
Pela raiz
Uma das cidades mais arborizadas do País, Vitória conta com mais de 28 mil árvores em vias públicas, canteiros e rotatórias. Já foram identificadas 215 espécies, 158 gêneros e 54 famílias. As mais comuns são os oitis, cássia ferruginosa e ipê rosa, muitas delas já precisando de uma boa poda. Está aí um item que poderia ser turisticamente explorado pela Prefeitura de Vitória e governo do Estado.
 
De direito
O Procon Estadual está no Faça Fácil Cariacica desde a sua inauguração, em 2010, mas muitos consumidores pensam que trata-se de uma unidade municipal. Só nessa primeira quinzena de 2015, mais de 1.000 moradores de Cariacica buscaram os serviços do órgão. “Possui até espaço para crianças e funciona aos sábados”, avisa Ademir Cardoso, diretor-presidente.
JULIANA Feu Rosa e Angelo Coutinho
(Ciro Trigo)
 
 
Geladinho
Segundo dados da Associação Brasileira de Sorvetes (Abis), o consumo de sorvete passou de 685 milhões de litros para 1,244 bilhões de litros, de 2003 a 2013, um aumento de 86,1%. A organização prevê que o crescimento expressivo manterá o mesmo ritmo em 2015 e nos próximos anos.
 
Sem pau de selfie
O aparato para fazer fotos por conta própria, o popular pau de selfie, virou a febre desta temporada e já causa preocupação na organização do Carnaval capixaba. Como as fotos são proibidas para os foliões que desfilam, consequentemente o uso do equipamento também está vetado no Sambão do Povo. O folião que não respeitar a determinação poderá prejudicar a escola. O Carnaval de Vitória contará com 14 agremiações na avenida, desfilando de 5 a 7 de fevereiro.
 
Automedicação
Tomar remédios por conta própria é comum entre os brasileiros, mas as consequências podem ser graves, mesmo quando os sintomas parecem os mais simples. “Podemos estar mascarando doenças graves, provocando efeitos indesejáveis, como lesões hepáticas e renais, e desencadeando reações alérgicas. Quando os sintomas persistem, é fundamental procurar um médico”, ressalta a farmacêutica Kelly Folador.
AS AMIGAS Laura Bedin e Drielli Gava
(Ciro Trigo)
 

 

Marchinhas secretas
Terra de Roberto Carlos, Rubem Braga, Luz del Fuego e Sergio Sampaio, Cachoeiro do Itapemirim criou um concurso nacional de marchinhas. É o segundo do gênero no País. O coordenador, Villinevy Koppe, disse à coluna que 27 marchinhas foram inscritas, sendo três do Rio e uma de Vitória. A final sai dia 30. “O nível está altíssimo”, adianta.
 
De escada!
Uma pegadinha no exterior flagrou os “preguiçosos” de alguns prédios. Quem apertava o botão do elevador para subir ou descer apenas um ou dois andares, ouvia: “Por que você não usa a escada?”. Uma boa ideia para condomínios.
 
Frutos do mar x alergia
Alergia a camarão está entre as principais queixas durante a estação mais quente do ano. E há outros frutos do mar, como lagosta, siri, caranguejo, mexilhão e ostra. No caso de moluscos, como lula e polvo, o risco sobe para 35%. Por isso, todo cuidado é pouco. Principalmente lula!

WANDERSON Lopes, Renata Machado, Andressa Allen, Pâmella Herpio, Simone Zaslawski e Marlon Vianna

 

Fone é regra
A música alta nos ônibus continua sendo um problemão para quem viaja. A orientação é aproveitar a parada do ônibus e conversar com o motorista caso esteja atrapalhando. “Quando vários reclamam da música alta, o passageiro pode ser advertido pelo motorista e corre o risco de ter que desembarcar”, avisa Thiago Chieppe Juffo, da Águia Branca.
 
Praia de nudismo
Barra Seca, em Linhares, além de ser a única naturista do Espírito Santo, é uma das oito praias de nudismo oficiais do País. Com quase dois quilômetros de território, é protegida contra invasores: para chegar lá, é preciso atravessar um rio de barco! Regras mínimas são estabelecidas entre os praticantes, como a de não se comportar como curioso, usar protetor solar e evitar contato físico.
 
Justiça gratuita
De setembro a dezembro de 2014, foram atendidas 630 ocorrências de trânsito por meio da Justiça Volante, incluindo 149 autos de infração, 20 carteiras recolhidas e 65 conciliações. O serviço é gratuito e atende chamados das 8h às 20h, relacionados a acidentes de trânsito, sem vítimas. A solicitação pode ser feita por meio do Ciodes, no número 190.
 
Cultura interiorana
Monumentos culturais do interior capixaba serão contemplados com obras este ano. Estão em andamento a restauração do Casarão Cultural de Itapina, em Colatina, sede do futuro Museu Virginia Tamanini, além da Casa de Câmara e Cadeia de Santa Cruz, em Aracruz. Já em Cachoeiro, está em curso a restauração do Museu Casa dos Braga. Em Domingos Martins, o Estado desapropriou o Hotel Imperador para transformá-l
 
Artigo anteriorColuna 25 de janeiro
Próximo artigoBar de saltos
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here