17/02/15

Uma prática que vem se tornando comum é a de aromatizar ambientes, seja comerciais ou residenciais. É muito agradável entrar em um local com um perfume na medida certa.  Para escolher o tipo de aromatizador mais adequado é preciso levar em conta a quantidade de fragrância que se deseja propagar pelo ambiente, bem como as dimensões e características do cômodo. Os difusores por varetas, por exemplo, são ótimos pelo efeito prolongado que oferecem, mas são mais indicados para áreas menores, como lavabos, sala de almoço e quartos. Para espaços mais amplos, os sprays manuais e as águas de passar tendem a funcionar melhor, impregnando tecidos e deixando no ar um perfume sutil.

A recomendação é empregar suportes que permitam ao usuário dosar a intensidade da fragrância no ambiente. Afinal, a percepção olfativa é algo muito particular: o que agrada um pode ser insuportavelmente forte para outro. É melhor dar preferência a essências extraídas da natureza e deixar em segundo plano as sintéticas. Além de perfumar, tais óleos podem ser terapêuticos, se bem introduzidos, melhorando a qualidade de vida das pessoas que vivem no local a ser perfumado. 
 
 
Veja as dicas para escolher o tipo de aromatizador: 
 
Sachês
São pequenos saquinhos de tecido fino (ou de papel) recheados com ervas, especiarias e flores secas.
Indicação: para perfumar armários, guarda-roupas, gavetas e quartos de bebês
Cuidados: especialmente em armários de bebês, deixe os sachês pendurados e não em contato direto com os tecidos, para evitar possíveis alergias e irritações à pele delicada da criança.
 
Velas perfumadas
 Liberam o perfume gradualmente, na medida em que a 'cera' é queimada.
Indicação: salas, quartos, lavabos e banheiros. Também podem compor arranjos de mesas, mas evite usá-los durante as refeições.
Cuidados: precisam ser acesas em uma base firme, longe de papéis e tecidos. Apoie as de pequeno porte com ainda mais cautela. Esses itens podem ser perigosos para crianças e animais de estimação, portanto, atenção! 
 
Difusores por varetas
Parcialmente imersas no líquido perfumado, as varetas absorvem o perfume por ação capilar, dispersando-o no ar.
Indicação: para ambientes pequenos e que exigem efeito sutil e prolongado.
Cuidados: as varetas devem ser invertidas periodicamente. Tome cuidado ao fazer isso, pois o líquido pode manchar superfícies de madeira, se respingar. Uma dica é manter o difusor sobre uma bonita bandeja. O líquido tem álcool em sua composição e é inflamável, por isso, mantenha o objeto longe do fogo e de outras fontes de calor.
 
Água de passar
 Após ser borrifada, a fragrância fica impregnada nos tecidos, especialmente, depois de receber o calor do ferro de passar.
Indicação: para perfumar tecidos (lençóis, toalhas, fronhas, cortinas, mantas, etc.).
Cuidados: não requer cuidados especiais, pois é o "suporte" menos agressivo, apenas não deve ser usada com exagero.
Getty Images
 
 
Sprays de ambiente
Perfumam o ambiente ao serem borrifados no ar. Têm ação local e de curta duração.
Indicação: são mais indicados para banheiros, para disfarçar odores desagradáveis, e em locais de passagem.
Cuidados: a maioria dos sprays disponíveis no mercado utiliza essências sintéticas que não têm valor terapêutico e, em pessoas mais sensíveis, podem provocar alergias e irritações. E, dependendo, do ambiente, as gotículas podem danificar móveis e tecidos delicados. Fique atento!
Getty Images
 
Têm alcance satisfatório para casas e usam óleos essenciais
Difusores via aquecimento por vela
Como funciona? Realiza a difusão de aromas por meio da evaporação, geralmente de óleos essenciais. Alguns modelos também são decorativos.
Indicação: para salas, quartos e banheiros, pois têm alcance médio de 10 m².
Cuidados: os mesmos cuidados aplicáveis às velas (veja acima).
 
 
Anéis difusores de cerâmica
São instalados em luminárias e abajures e utilizam o calor das lâmpadas para evaporar os óleos essenciais.
Indicação: para ambientes diversos, têm alcance médio de 10 m².
Cuidados: é importante checar se sua luminária é compatível com o modelo de anel. Como o aroma é liberado pelo calor, o ambiente fica mais perfumado à noite (com as luzes acesas).
 
Disparadores de aromas automáticos e programáveis
Práticos, basta colocar na tomada e programar o intervalo para que o aparelho libere um borrifo de perfume no ambiente.
Indicação: para salas, banheiros e corredores. Alguns sistemas espalham perfume em uma área média de até 30 m².
Cuidados: a maioria dos aparelhos oferecida no mercado funciona com fragrâncias sintéticas, portanto, requer atenção para que a programação não aplique aromas em excesso.
 
Difusores de tomada e USB
Composto por recipiente feito de porcelana e plugue para tomada ou conexão USB, aromatiza o ambiente através da evaporação dos óleos essenciais, promovida pelo calor.
Indicação: para ambientes pequenos, pois têm campo de ação concentrado.
Cuidados: requer ligação elétrica ou porta USB e reposição dos óleos, periodicamente.
 
Fonte: uol

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here