A Palavra
Para começar bem a semana: “E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira”. (Efésios 4:23-26)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“A verdade desperta ou adormece? Depende do tom que é dita.”
Serrac Xavier, citando Lacan
***
“As pessoas de bem a cada dia perdem mais espaço, ou se afastam da política…. acabei de escutar e, infelizmente, concordo!”
Arthur Wernersbach Neves
 
JEANS, tachas e strass. Beatriz Rauta
(Cloves Louzada / PK Premium)
 

 

 
 
Uma década de novela
 
Este ano sopramos 10 velinhas sobre o bolo de aniversário do início das obras no aeroporto de Vitória. Em uma década, muita coisa mudou, menos o licita-paralisa-licita-reinicia do nosso aeroporto. Em comemoração, vamos relembrar como era o mundo em 2005, quando começou essa novela.
***
O papa João Paulo II morreu e, para seu lugar, foi eleito o papa Bento XVI. O príncipe Charles se casou com Camila Parker-Bowles. Tínhamos acabado de conhecer a palavra Tsunami e fomos também apresentados ao Furacão Katrina. A freira Dorothy Stang foi assassinada no Pará. Fecharam o acordo para o voo do primeiro astronauta brasileiro, Marcos César Pontes.
***
Estourou o escândalo do Mensalão. A Daslu foi acusada de fraudar importações. R$ 164 milhões foram levados no assalto ao Banco Central de Fortaleza. Ronaldinho foi eleito pela 2ª vez o melhor do mundo e a Seleção carimbou o passaporte para a Copa na Alemanha. E no cinema, “2 Filhos de Francisco” foi visto por 5 milhões de pessoas.
 
ADA Mota e Manon Vasconcelos. Beleza em dose dupla
(Cloves Louzada)
 
 
 
 
Tíquete médio
Os capixabas estão indo menos às compras nos supermercados. Hélio Schneider, superintendente da Acaps, diz que o tíquete médio atual é de R$ 60,00 e a tendência é baixar ainda mais nos próximos meses. “Desde a segunda quinzena de 2014, sentimos uma desaceleração e acendeu um sinal amarelo. As empresas estão em negociação muito acirrada com fornecedores para manter preço. Temos que enfrentar”, disse.
 
Não dá para não ir
Dica para agradar a alma. Quem gosta de jazz não pode perder o Braziljazzfest, de 27 a 29 de março, com atrações como The Cookers e o magnífico trompetista Wynton Marsalis com a Jazz at Lincoln Center Orchestra. Os espetáculos serão na Cidade das Artes (RJ), Sala São Paulo e Auditório do Ibirapuera (SP). Por ter a oportunidade de ver aqui pertinho a excelência da orquestra do Lincoln Center, que tem direção artística de Marsalis, vale a viagem. Em tempos de Brasil confuso e tenso, a vida exige que a gente olhe por ela e crie um momento de prazer.
 
Rodovia da Restinga
Um absurdo presenciado direto e reto em Marataízes: apesar de uma lei proibir o trânsito de veículos automotores nas praias, quadriciclos transitam livremente na areia, devastando a vegetação de restinga litorânea, uma área de preservação permanente. É a conhecida “Rodovia da Restinga”. Sem a restinga protegendo a praia do mar, a erosão segue livre. Triste.

NA 8ª CONVENÇÃO Internacional de Franquias, em São Paulo, Livia Pedreira, diretora superintendente da Casa Cor, Alexandre Caldini, presidente da Editora Abril, e Rita Rocio Tristão, que comanda a Casa Cor no Espírito Santo

 

Cais das Artes
Os deputados da Comissão de Cultura e Comunicação Social vão se reunir no próximo dia 10 com o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Moreira Vasconcellos. Eles querem explanar sobre as obras do Cais das Artes, na Enseada do Suá, em Vitória, além de solicitar uma visita técnica ao local. O Cais só sai em 2016.
 
Questão de consciência
O exemplo de São Paulo deve ser analisado de perto por todos os prefeitos capixabas. Lá, uma lei determina o aproveitamento de madeira de poda de árvores, além de árvores removidas ou que caem com a chuva. Os galhos, troncos e folhas devem ser reciclados e transformados em adubo, matéria-prima para artistas e comércio, como pizzarias e padarias. Jogar madeira no lixo é uma pena!
 
Dente pirata
Nem mesmo as próteses dentárias estão livres da pirataria: 30% de um dos componentes usados em dentes artificiais no Brasil são falsificados. “É barato, mas é menos seguro. Tem fraturas e folgas constantes. Existem também implantes piratas. A única forma de saber se é falsificado ou não, imagino que seja pelo preço”, comentou o dentista Ricardo Gottardi.
LEYLA Pretti e Rita Moulin em festa de aniversário na Praia da Costa
(Cloves Louzada)
 
 
Carne de panela
O restaurante popular de Vitória, inclusive recomendado pelo chef Juarez Campos – “A moela é muito bem feita”, disse ele –, é uma opção para os bolsos apertados. O cardápio muda todo dia e oferece salada, prato principal, suco e sobremesa. Para quem acha que só vai encontrar carne de panela, há opções como tortas, porco ao molho de abacaxi, peixe escabeche, fricassê de frango e até goulash ao molho.
 
Miss maromba
Nas academias de ginástica da Grande Vitória, o assunto do momento é o Campeonato Capixaba de Estreantes de Fisiculturismo e Fitness 2015, que acontece em Vitória, em abril. São pessoas magras e até cheinhas que vão transformando o corpo com ajuda de nutricionistas, educadores físicos, suplementos alimentares e muita maromba. Tem até a categoria “Miss Biquíni”.
 
Artigo anteriorColuna 01 de março
Próximo artigoResort na Toscana
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here