INVERNO Franjas, para que te quero! Isabeli Fontana, num Reinaldo Lourenço
(Gui Paganini)

 

 
PÉROLAS
 
 
“Os limites só existem na cabeça de quem tem medo do novo.”
Do iraniano naturalizado holandês Ebrahim Hemmatnia, que passou por Vitória com seu barco que vira bicicleta. Ele saiu da África, atravessou o atlântico, chegou ao Brasil e quer viajar o mundo por mais quatro anos.
 
 
“Vimos que existia a demanda do mercado por esse plano para pessoa física.”
Márcio Almeida, diretor-presidente da Unimed Vitória, sobre o lançamento do plano “pessoa física” que traz o conceito de médico personal.
 
“Eu nunca fui engraçado. Eu era escada, estava ali para preparar a piada para o palhaço.”
Dedé Santana, humorista, sobre seu papel na trupe Os Trapalhões.
 
“Focar em servidores comissionados pode tornar o serviço prestado ainda pior.”
Alexandre Reis Rosa, doutor em Administração Pública e professor da Ufes, sobre a notícia de que Vitória é a capital com mais servidores do País, à frente de grandes cidades como São Paulo e Rio.
 
“Ter o nome sujo não pode virar rotina.”
Gilberto Braga, professor de Finanças do Ibmec.
 
“Elas gostam mais de conversar e compartilhar da vida.”
Stéphano Conti, psicólogo que atende de graça no calçadão de Camburi, sobre quem o procura mais, os homens ou as mulheres.
 
“Um dia eu passei pela avenida Copacabana, no Rio, e tinha um cartaz: ‘Dentista – Plantão 24h’. Falei: ‘Vou ser dentista, pronto. Resolve minha vida.”
Do apresentador Jô Soares, notívago de carteirinha, ao explicar por que, quando criança, queria ser dentista.
QUATRO gerações. Zetinha Corrêa com a filha Leda Cola, a neta Andrea e a bisneta Maria Rosa
(Pamela Herpio)
 
 
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Certeza que vão inventar a viagem no tempo.”
 
@MussumAlive
 
***
 
“No restaurante eu sou aquela que primeiro folga o cinto, depois tira o cinto, depois abre o botão e em seguida o zíper pra continuar comendo.”
 
@pix_237
 
NICOLE Simões e Priscila Marçal
(Thuanny Louzada)
 
 
 
 
NOSSA DICA
 
Singular
Perguntei a Carmen Prates sobre um dica diferente na América do Sul e a resposta veio rápida. “É espetacular o hotel The Singular Patagonia, mix de luxo, patrimônio histórico e natureza, em meio a uma paisagem onde se destacam os fiordes, glaciares, bosques e montanha. É um hotel butique a cinco quilômetros da cidade de Puerto Natales, no Chile, construído em um antigo frigorífico – dentro do Monumento Histórico Nacional Frigorífico Puerto Bories, de 1915, que se transformou em hotel de luxo em 2011”, diz Carmen.
E segue: “O hotel conta com 57 apartamentos, bar, restaurante, um museu privado com máquinas do começo de século passado e programa de 20 expedições desenhadas especialmente para os hóspedes exigentes – incluindo passeios por fiordes, montanhas, glaciares, estâncias e bosques. Outra atração é o The Singular Wellness Spa, que oferece diversas terapias e tratamentos baseados em ingredientes naturais da região”, pontuou Carmen Prates. Vale colocar na agenda das próximas viagens.
 
RESTAURANTE do Singular Patagonia, hotel construído em um antigo frigorífico, no Chile
 
 
 
 
Amor mais puro
Hoje é o dia de homenagear quem tem o amor mais puro, quem nos conhece mais que nós mesmos, quem vive pela felicidade dos seus filhos. Parabéns a todas as mães, base do que somos, pilar da nossa sustentação! Que todas ganhem hoje o melhor presente que há no mundo: um abraço apertado, uma mensagem carinhosa. Meu beijo a Carmen, mãe dos meus filhos, a dona Francisca, minha mãe, e dona Viná, mãe de Carmen. Saudade!
 
Bateria revolucionária I
Mais uma revolução promete vir do Vale do Silício, o berço californiano da tecnologia: uma bateria capaz de armazenar energia solar suficiente para alimentar o consumo de uma casa também à noite. O anúncio veio da Tesla, que produz carros elétricos e percebeu que sua invenção poderia servir muito além dos veículos.
 
Bateria revolucionária II
Medindo 1,2 metro de altura por 90cm de largura, a PowerWall pode ser pendurada na parede ou embutida. Chegará ao mercado americano custando US$ 3,5 mil e, em breve, com custo menor, pode ser o caminho para levar energia elétrica aos cantos mais remotos do mundo, onde os fios não chegam, e também substituir o uso de combustíveis fósseis nos grandes centros.
JOAQUIM Sampaio e Josy Côgo em coquetel de moda na Ilha
(Cloves Louzada)
 
 
Como?
No mundo dinâmico, tecnológico e competitivo de hoje, o Brasil é o 30º em educação e o 28º em salários – baixos! – para os professores.
 
Primeiro capitão
Cidade mais antiga do Espírito Santo, Vila Velha completa, no próximo dia 23, uma data redonda: 480 anos. O município que foi palco da colonização capixaba vai ganhar a primeira estátua de corpo inteiro, em tamanho real, de Vasco Fernandes Coutinho, primeiro capitão donatário do Espírito Santo. Segundo o Instituto Histórico e Geográfico, ela ficará no jardim da Casa da Memória, na Prainha.
 
Viagem internacional
O preço das passagens internacionais caiu quase que pela metade. Hoje é possível comprar bilhetes para Miami por 400 dólares, Nova Iorque por 540 dólares e, Europa, 860 dólares. Laurinha Mendonça, da RSul Turismo, atribui a queda ao dólar alto e à retração da demanda. “O pessoal está indo passear mais na Europa, que é culturalmente mais interessante”, comenta.
OS TRISTÃO, Ricardo e Ronaldo, ladeando José Adalberto Oliveira
(Thuanny Louzada)
 
 
 
 
#TorcidaDeInternet
E eis que a graça do futebol capixaba ressurge na animada segunda divisão do estadual, movimentada com a chegada de novos times, como o Espírito Santo FC. Outra novidade é o Doze, que também tem empolgado a turma boleira, e por isso mesmo já é alvo de brincadeiras. Torcida do Tupy postou “imagens exclusivas” da arquibancada do Doze: notebooks no estádio, com a legenda #TorcidaDeInternet. Questão de rivalidade saudável em um público finalmente sendo renovado! Mas o fato de muitos capixabas torcerem por clubes do Rio é barreira.
 
Quati mundéu
Nem tudo está perdido. Moradores das montanhas capixabas estão recebendo visitantes folgados. De pequeno porte, silvestre e na cor cinzento-amarelado, os quatis estão à procura de comida, bebida, cama e um colinho pelas casas de Marechal Floriano. Tem gente querendo adotar o dócil animal, que leva o apelido de mundéu quando sai do grupo e se torna um solitário viajante. De bobo, não tem nada!
 
Transgênicos escondidos
Os deputados federais aprovaram projeto de lei que acaba com a exigência de apresentar o símbolo de alimentos transgênicos no rótulo dos produtos que contenham ingredientes geneticamente modificados. Atualmente, é obrigatório informar se o alimento foi produzido com algum transgênico ou derivado (milho, soja, arroz, óleo de soja e fubá). Mas se a nova lei passar no Senado, os consumidores só saberão que estão comprando transgênicos se a presença for superior a 1% da composição final. Isso é limitar o direito à informação. Não pode!
Mosquito na rede
A dengue não invadiu só as casas. Ela caiu também nas redes sociais. Uma fanpage no Facebook com o nome do mosquito já possui mais de 3 mil curtidas. Aponta informações e depoimentos de quem contraiu a doença e denuncia novos focos. O Brasil já caminha para 1 milhão de casos, com 229 mortes registradas só este ano. Absurdo! Jeito de quinto mundo!
 
CARLA Nogueira
(Cloves Louzada)
 
 
 
 
Revitalização de igrejas
A Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória vai debater a revitalização e a multiplicação de igrejas com uma conferência nos próximos dias 12 e 14, em Vitória. Entre os convidados estão os pastores internacionais Harry Reeder e Lynn Downing, do Alabama, Estados Unidos. “A revitalização é uma das maiores necessidades da igreja brasileira neste século”, disse o pastor Jedeias de Almeida Duarte.
 
União da família
Algumas famílias estão firmes no propósito de manter os laços sem a tecnologia atrapalhando. Várias residências estão contando única e exclusivamente com aparelhos de TV na sala e no máximo na cozinha. A ideia é integrar a família para assistir TV junta. Em algumas residências, cada membro da família está num quarto e, na maioria das vezes, vendo o mesmo canal. O mundo malucou!
 
Tons de cinza
O “Granny hair”, cabelo grisalho, entrou mesmo no gosto do sexo forte – elas!  E são diversos os tons de cinza: cinza metálico, cinza prateado, branco-bem-branco, platinado com subtons de violeta ou prata. Mas o processo pode ser demorado, já que toma pelo menos duas horas para descolorir os cabelos.
 
Em transe
Será realizado em Vitória, dias 16 e 17, um curso para aprender a hipnotizar, ministrado pelo psicanalista e hipnólogo Waldiney S. Soares, e qualquer pessoa pode participar. O transe pode ser aplicado também para emagrecimento, como um “shake hipnótico”, para memorizar estudos e dormi melhor. Hein?
 
Rapidez e divórcios
O novo Código de Processo Civil obriga casais a tentarem um desfecho amigável para o casamento antes de entrarem com o pedido de separação na Justiça, o que até então era facultativo. Essa tentativa pode ocorrer em um cartório, sem necessidade de ir ao fórum.  O número de divórcios extrajudiciais, que até fevereiro chegou a 1.546 no Estado, deve aumentar, já que o tempo para desfazer o casamento em cartório é de no máximo uma hora.

Artigo anteriorColuna 09 de maio
Próximo artigoColuna 11 de maio
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here