Feliz Ano Novo!
Ter fé! Respire fundo… e sejamos todos bem-vindos a 2016! Que o Ano Novo traga dias melhores para os brasileiros, com boas notícias de saúde, segurança, economia e combate à corrupção, alguns dos itens mais dolorosos encarados pelos cidadãos de bem no 2015 que passou. E ele passou!!!

 

 

Eles nas redes sociais

"Não gosta de mim, tudo bem. Ninguém é obrigado a ter bom gosto."

@Leo_oguarda

***

“Steve Jobs não morreu, quando você não tá olhando ele vem e desfia o cabo de carregar o iPhone.”

@bqeg


CHEGOU 2016! Betina Reseck e Kadidja Zamprogno
(Cloves Louzada)

 

 

Quantos graus?!
O extinto relógio digital de rua, que marca hora e temperatura, não vai fazer tanta falta por aqui neste verão. São muitos os aplicativos gratuitos disponíveis no celular, a exemplo do AccuWeather, que mostra até velocidade do vento, umidade do ar e probabilidade de chuva em tempo real. A máxima da semana pode chegar a 39 graus hoje e amanhã.

Restaurante flutuante
Isso se chama economia criativa: a Lagoa do Juara, em Jacaraípe, na Serra, pode ganhar em 2016 um restaurante flutuante para alavancar de vez o turismo na região, famosa por servir caranguejo e tilápia fresquinha aos frequentadores. Outro atrativo da lagoa – que possui 6 quilômetros de extensão – são os pedalinhos. Pedalada na crise!

Coisas e experiências
"Compre experiências em vez de coisas". Esta é a receita da felicidade de um professor de psicologia da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, após amplo estudo sobre realização pessoal. Segundo ele, os bens materiais dão uma sensação momentânea, enquanto viagens, shows e passeios acabam se tornando parte da pessoa, rendendo lembranças e laços que duram por toda a vida.


EM RECEPÇÃO na capital, Adélia Agner, Fernanda Rizk e Pia Safi
(Wanderson Lopes)

 

 

Taxista zen
Não existe taxista mais calmo que ele. Walmir Casoti presta serviço para o Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, há 15 anos, transportando visitantes do templo vindos de todo o País. “Nunca frequentei, mas aprendi a ter muita paciência com os clientes que fazem retiro. Já esperei por mais de duas horas um visitante, paro o carro onde pedem, tudo com tranquilidade”, contou.

Ranking da dor
Cabeça e enxaqueca (65%), costas (41%) e muscular (40%) são as dores mais sentidas pelos brasileiros, aponta Ibope Conecta. O fisiatra Patrick Hunka Ferreira diz que o sedentarismo contribui com o aumento das dores, principalmente no pescoço, ombros e cotovelos. Dói mesmo o que acontece em Brasília. Haja Dorflex!

Descaso na estrutura
Quem aluga um imóvel deve prezar para que a estrutura oferecida ao inquilino tenha manutenção adequada, principalmente nos comerciais, que têm preços bem mais altos que os residenciais. Dia desses, uma fisioterapeuta estava indignada com o proprietário do imóvel onde ela atende, que vive com problemas de goteira. “Teve uma vez que o teto caiu, literalmente! Quando eu reclamo, ele diz que, se eu não estiver satisfeita, que me mude”, desabafa.


EM PEDRA Azul, Maria Cecília Veltri Prates e Maria Flor Durão
(Cloves Louzada)

 

 

Bolsa de estudos
Foram abertas mais de 900 vagas para estudar de graça ou pagar metade da mensalidade nas faculdades particulares. A novidade do Programa Nossa Bolsa, do governo do Estado, é que, além da nota das provas objetivas do Enem, também será aproveitada a nota da redação do exame. Inscrições até o próximo dia 7.

Lava a jato
A Avenida Luiz Manoel Velozo, em Jardim da Penha, Vitória, quase sempre fica alagada. Nada tem a ver com cano estourado ou chuva. São os lava a jato móveis que atuam livres e aos montes por lá. Em São Paulo, por exemplo, para se ter um negócio desses, é obrigatório o uso de um tanque de resíduos para a água suja e ter contrato com empresa especializada em coleta.

Oferta
Nem sempre acionar o serviço “Não me perturbe” funciona. Leitor da coluna cadastrou o telefone da residência para não ser incomodado com propaganda, mas foi em vão. “Recebi às 7h30 de um domingo uma ligação oferecendo pacote extra de TV a cabo e internet”. Tiro no pé!

Impasse na avenida

A conclusão da ampliação da Leitão da Silva, em obras há dois anos!, é prioridade do atual governo que, após encontrar problemas na execução, revisou o projeto, prevendo término para o final de 2016. Os comerciantes reivindicam um estacionamento em frente às lojas a 45 graus, mas a Prefeitura de Vitória, que fiscaliza as obras, não aceitou. Ou seja, não haverá lugar para carros estacionarem na maior avenida da capital. Que beleza!


EM FESTA de fim de ano em Vitória, Carlos Magno Bernabé e Élcio Paulo Teixeira
(Cloves Louzada)

 

Aluguel de cadeiras
As cadeiras de praia alugadas, além de custarem caro neste verão, podem transmitir doenças de pele. Com o calor, segundo especialistas, essas cadeiras reutilizáveis podem transmitir fungos e bactérias. O ideal é sempre forrar com uma toalha e nunca sentar diretamente.

Tem necessidade?
O lado negro da febre "Star Wars" é uma leva de produtos sem noção. Tem casaco peludo do Chewbacca, torradeira do Darth Vader, anel da nave de Luke Skywalker, roupa de stormtroopers para motoqueiros e até roupão de banho do mestre jedi.

Patrimônio surreal
A moqueca capixaba foi declarada recentemente patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. Pelo preço que é vendida por aqui, não vai demorar para se tornar um "patrimônio surreal". E mais, tem muita moqueca chinfrim sendo vendida por aí. Há de se ter e

Artigo anteriorColuna 31 de dezembro
Próximo artigoColuna 02 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here