Eles nas redes sociais
 
“Viver não pode se transformar em um purgatório de pecados passados. Viver é uma evolução. É mergulhar no ego e respirar compaixão.”
@samara7days
***
“Meu pior defeito é criar expectativas demais.”
@SouNamaste
 
MARIANNA e Bruno Lawall com a cantora Claudia Leitte, que fez show sábado, no Multiplace Mais
(Thiago Bomfim)
 
 
 
 
Essa BR-101…
 
A média anual de mortes em acidentes é de 176 nos 450 km da BR-101 que corta o Espírito Santo, com taxa de 3,91 mortes a cada 10 km – maior que nos trechos no Rio de Janeiro (3,59), que tem 590 km, e São Paulo (3,37), com extensão de 560 km. O desenho de construção da sangrenta BR-101, aqui, é praticamente o mesmo há 30 anos!
***
Os recentes remendos em nada mudaram os índices de acidentes. Mas há novidade: um pedágio nada barato! A apatia da bancada federal capixaba segue, neste item, firme. Os números não mentem. E podem ser checados junto ao Dnit, por exemplo. Retornaremos ao assunto.
 
NA VIRADA do ano na Bacutia, Juliana Morgado e Renzo Colnago
(Vítor Machado)
 
 
 
 
Chance ao azar…
O filme de terror recente em Vila Velha, com pedras que rolaram sobre casas construídas em locais irregulares e sem vigilância adequada da prefeitura, mostra duas pontas: desastres continuarão por lá – e certamente em outras cidades, inclusive Vitória –, como também a ocupação fácil e sem controle de várias autoridades.
 
Tempo quente
O sistema Transcol tem 1.692 ônibus, sendo 1.537 em atividade. Nenhum com ar-condicionado. São transportados mais de 16 milhões de passageiros por mês, com a tarifa integral a R$ 2,45. Já o sistema seletivo, com ar, tem apenas 73 ônibus, 13 linhas e 343 mil passageiros transportados, com tarifa que vai de R$ 4,40 a 4,90.
 
Olho aí!
Brasil afora, a Caixa Econômica tem mostrado instabilidade em operações online. Acompanhe mais de perto saldos de conta corrente e aplicações. Converse com seu gerente.
 
Sobe/desce
A empresária de moda Renata Pacheco lista o que está em alta nesta temporada: roupa off-white, filtro solar, viseira, sombra de árvore, gentileza, repelente, açaí (sem banana), biquíni maior e bolsa transparente para achar os itens mais facilmente. Em baixa: beber pouca água, gente mal-educada, torrar ao sol, biquíni minúsculo, comida gordurosa e lama política.
SÉRGIO Rabello e Maria Emília Souza comemorando a chegada de 2016, no Réveillon do Iate Clube do Espírito Santo
(Camilla Baptistin)

 

Lei do Bem
Até quando o País vai suportar tantos socos e pontapés? Após 10 anos, o governo federal acabou com a isenção de impostos (a chamada Lei do Bem) para computadores, smartphones, notebooks, tablets, modens e roteadores, que passaram a pagar alíquota cheia de PIS e Cofins desde dezembro. Sobrou, de novo, para o consumidor!
 
Longevidade com qualidade
A expectativa de vida do capixaba subiu para 77,5 anos, sendo o Espírito Santo o 3º estado onde mais se vive. Para ter maior longevidade, Roni Chaim Mukamal, especialista em geriatra, diz que ingerir 30% menos calorias ajuda a viver mais. “Temos que comer com moderação e qualidade”, aconselha.
 
Oferta
Nem sempre acionar o serviço “Não me perturbe” funciona. Leitor da coluna cadastrou o telefone da residência para não ser incomodado com propaganda, mas foi em vão. “Recebi às 7h30 de um domingo uma ligação oferecendo pacote extra de TV a cabo e internet”. Tiro no pé!
 
Patrimônio surreal
A moqueca capixaba foi declarada recentemente patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. Pelo preço que é vendida por aqui, não vai demorar para se tornar um “patrimônio surreal”. E mais, tem muita moqueca chinfrim sendo vendida por aí. Há de se ter exigência de “padrão Fifa” nela!
 
Campanha
Internautas de todo o País estão se mobilizando para pedir que o serviço de streaming de vídeos Netflix inclua em seu acervo disponível o filme “Cinderela Baiana”, de 1998, protagonizado por Carla Perez, que interpreta uma garota humilde que sonha em ser dançarina de axé. Alguns trechos podem ser vistos no YouTube, ou conseguidos em sites de download. Já me programei para não ver…
 
Pausa no Visitar
Em plena temporada de turistas, o projeto Visitar, que disponibiliza visitas monitoradas gratuitas aos sete monumentos históricos do Centro da capital, fará uma pausa nas suas atividades a partir deste mês. O Instituto Goia, responsável pela iniciativa, passou a bola para a Prefeitura de Vitória. Não há previsão de retorno.
 
Artigo anteriorMosteiro de São Bento
Próximo artigo5 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here