Eles nas redes sociais
 
“Não adianta um novo ano se suas atitudes forem as mesmas. Quer mudança? Comece por você!”
@LembrandoAmor
***
“Eu nem me recuperei do Réveillon ainda e já tem chamadas do Carnaval na TV.”
@thiago_p
 
CURTINDO o verão na Aldeia, Guarapari, a linda e loira Ana Cláudia Venturin
 
 
 
 
Turistas x veranistas
Quem mora em Guarapari sabe bem a diferença. A cidade vira um caos no verão. Falta tudo: água, sinal de celular e de internet, vagas de estacionamento, limpeza… Criticado, o prefeito fala sobre a necessidade de receber turistas e, não veranistas, que, segundo morador, entram nas lojas só de sunga. “Vira uma cidade dos descamisados”, disse. Há controvérsias, mas há de se pensar na imagem nebulosa que estamos ampliando para o turismo.
 
Previsões
Diversão garantida é ler as previsões para o ano que passou, publicadas em 2014. O que nos aguardava em 2015, segundo astrólogos, tarólogos e afins? Vimos vídeos e entrevistas prevendo melhora e, outros, agravamento da crise; governadores e deputados cassados; a perda de um ou dois ex-Presidentes (Sarney, Collor, FHC e Lula seguem vivinhos); Neymar se tornando o melhor do mundo (essa ainda pode se confirmar); e até que a Xuxa não teria sorte no trabalho (mas estreou programa novo). Uma foi certeira: que a caça aos corruptos havia só começado.
 
Terreno de Marinha
O senador Ricardo Ferraço entregou esta semana ao prefeito Luciano Rezende a legislação em vigor sobre redução de taxas e proteção jurídica aos moradores de área de terrenos de marinha, que teve como relator o deputado Lelo Coimbra. “Vitória é o município mais injustiçado. Dos 79 bairros, 58 possuem os terrenos!”, justifica Ferraço. A pergunta é: muda alguma coisa para quem já pagou preteritamente a taxa quando da aquisição do imóvel? Até quando esse martírio vai continuar? A novela é de décadas!
RÉVEILLON em família. Alessandra Marianelli e Luiz Carlos Umbelino com a filha Maria Luiza
(Arnaldo Peruzo)

 

Abandono nas férias
Pessoas ligadas à proteção de animais alertam que esse é um período crítico de abandono dos bichos de estimação: quando os donos viajam de férias e deixam seus pets ao Deus dará, sem cuidados. Se o destino da viagem não permite levar o companheiro de quatro patas, deixe sob os cuidados de um parente, um hotelzinho especializado ou então de petsitting, serviço como uma espécie de “babá”, oferecido por pessoas que ficam com os animais por um período determinado.
 
Longevidade com qualidade
A expectativa de vida do capixaba subiu para 77,5 anos, sendo o Espírito Santo o 3º estado onde mais se vive. Para ter maior longevidade, Roni Chaim Mukamal, especialista em geriatra, diz que ingerir 30% menos calorias ajuda a viver mais. “Temos que comer com moderação e qualidade”, aconselha.
 
Domínio público
A lista de autores que entraram em domínio público este ano tem clássicos e polêmica – a extinção dos direitos autorais varia de 50 a 100 anos após a morte do autor (no Brasil, são 70 anos). Mário de Andrade (“Macunaíma”) é um dos que podem ter suas obras livremente reproduzidas e adaptadas, assim como o austríaco Felix Salten (“Bambi”) e Adolf Hitler (“Mein Kampf”). Anne Frank também entraria na lista, mas a alegação é que os direitos pertencem ao pai dela, Otto Frank, que editou e adaptou o diário publicado em 1947 – e ele faleceu em 1980.
NARCIELY Borges, Rose Dadalto e Lavínia Pinto na virada do ano do Thale Beach, em Peracanga, Guarapari
(Ciro Trigo)

 

Sem resposta
Cliente contratou serviço de internet em maio, que nunca funcionou, e continua sendo cobrada por ele. “Não funcionou, pedi para cancelar, mas sigo sendo cobrada. Já liguei várias vezes para reclamar, pedi para buscarem o roteador, e nada. Eles até desligam na minha cara”, desabafa. Procon, Ministério Público e por aí vai, são os caminhos a seguir. Via crucis!
 
Tamar Sessions
Nos próximos dias 10 e 31, o projeto Tamar em Vitória sedia um encontro cultural com exposições de fotos, mostras audiovisuais, tendinhas orgânicas e shows, como do Falamansa. Terá ainda o lançamento da música “Cacimba de Mágoa”, feita por Tato e Gabriel O Pensador em homenagem ao Rio Doce, com downloads revertidos para a recuperação do rio. O Instituto Últimos Refúgios também lança campanha para transformar os registros feitos ao longo do rio em documentário.
 
Artigo anteriorColuna 6 de janeiro
Próximo artigo7 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here