Eles nas redes sociais
 
“O calor tá tanto, que se alguém me tratar com frieza eu tô agradecendo!!!”
Fabíola Nascimento Boaventura
***
“A proposta cristã para a quaresma vale até para os ateus. Fortalecer a vontade, por meio de renúncias positivas, torna-nos mais resilientes.”
‏@pefabiodemelo
 
POSE. A bonita Ingrid Flynter
(Cloves Louzada)
 
 
 
Aquaviário
 
De volta ao assunto. O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, diz que o próximo passo é realizar novos estudos e pesquisas de demanda para a elaboração de um projeto para o Aquaviário, mais viável.
***
“O projeto anterior, que teve a licitação suspensa em 2014 por recomendação do Tribunal de Contas, dependeria de subsídios do governo. O Estado já investe cerca de R$ 115 milhões por ano no sistema Transcol para manter uma tarifa acessível, e o orçamento não teria como absorver outro subsídio”, disse-nos.
***
Resumo: o que o secretário disse sobre uma determinação que recebeu do governador Paulo Hartung para urgenciar duas rotas do aquaviário, conforme publicado aqui na coluna de ontem, vai ficar para mais à frente.
 
NA Stone Fair, Tales Machado e Leonardo de Castro
(Cloves Louzada)
 
 
 
 
OAB rachada
Cláudio Lamachia, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, diz que a entidade e o Brasil estão divididos sobre qual posição tomar em relação ao impeachment da presidente Dilma. Para Homero Mafra, presidente da OAB-ES, não há dúvidas de que o tema é controverso, na OAB e na sociedade. “Agora, uma coisa é verdade: se aparecer um ‘Fiat Elba’ como no caso do Collor, todos iremos pedir o impeachment”, avisa.
 
Perrengue do cão
De volta ao tema. Dona Soninha e seus quase 40 cães, cujo drama foi contado pela coluna, ainda não conseguiu um lugar para ir com seus “filhos” – a maioria resgatada das ruas. A dona do imóvel alugado em Manguinhos já deu o ultimato para ela sair e dona Soninha não sabe para onde ir. “Não quero nem posso abandoná-los. Eles são a minha família e vou morrer sem eles. Pode ser em qualquer lugar que tenha quintal. Vou buscar com prefeituras lotes de doação”, disse-nos. Alguém aí?
 
Desemprego no campo
O setor agropecuário brasileiro gerou 9.821 empregos em 2015, se destacando como o único a apresentar saldo positivo. No Espírito Santo, o saldo foi negativo, com 446 postos de trabalho a menos, segundo Júlio Rocha, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado. “Teve influência pela crise hídrica, elevação dos custos dos insumos, energia, combustíveis e mão de obra. Os mais prejudicados foram pecuária de leite, café e hortifruti”, afirma. E por falar em hortifrutti, que inflação é essa colocada nos produtos aqui na capital? Na média, o aumento é acima de 25%.

GISELE Crespo e Iara Quaresma
 
 
 
Orgulho capixaba
A Biblioteca Estante Livre, desenvolvida pelo Lab.Muy com apoio do Instituto Sincades, está pré-selecionada para participar do XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que será realizado de 1º a 4 de junho, em Rosário, na Argentina. Presente em 11 comunidades do interior disponibilizando livre acesso da população a centenas de livros, o projeto já tem reconhecimento internacional, como na Lego Foundation e no prêmio Re-imagine Learning Network.
 
Consciência tecnológica
Nos dias atuais, não tem como nos privar da tecnologia, mas é importante ter consciência de que o uso inadequado e intenso de aparelhos eletrônicos pode afetar diretamente a saúde. “Devido à postura incorreta durante o uso de celulares, uma das lesões mais comuns é a dor cervical (no pescoço), que pode levar a um desgaste precoce da coluna vertebral e, posteriormente, à formação de hérnia de disco”, alerta o neurocirurgião Lúcio César Hott.
 
Caneta contra manchas
Como diz o ditado, uma mulher prevenida vale por duas. E já que ninguém está imune às surpresas desagradáveis do dia a dia, como derrubar bebida ou comida na roupa, a tática usada pelas mais antenadas é a caneta removedora de manchas. “Ela não estraga a peça e é perfeita para carregar na bolsa ou na nécessaire. Ajuda a remover manchas de café, vinho, chocolate e maquiagem”, explicou a empresária Lívia Baldi, que já tem a novidade.
 
Futuro interplanetário
Já imaginou programar as férias não em outro país, mas em outro planeta? Um grupo de designers da Nasa sim! No Laboratório de Propulsão a Jato, foi criada uma série de pôsteres retrôs “divulgando” os passeios. O pôster de Marte, por exemplo, anuncia: “Visite os locais históricos”, dando pistas de que o País Vermelho já teria uma civilização suficientemente antiga para falar de seu passado. Já o atrativo para a Terra é: “Onde o ar é de graça e respirar é fácil”. Será que teremos fôlego até lá?
 
Artigo anterior17 de fevereiro
Próximo artigo18 de fevereiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here