A Palavra

Para começar bem a semana: “Os justos clamam e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Ele lhe guarda todos os seus ossos. Nem sequer um deles se quebra”. (Salmos 34:17-20)

 

Eles nas redes sociais

“Feliz de quem tem sabedoria para escolher as ‘brigas’ que realmente valem a pena. Até porque, de uma forma ou de outra, tudo é sempre resolvido.”

Sidemberg Rodrigues

***

“Não dê milho a bode, a quem não reconhece uma atenção, um carinho”

H Khan, lá da Princesa do Sul

 

OS CASAIS Zaki e Zildinha Helal, Lane Santos e Carlos Marianelli em festa elegante na Ilha (Wanderson Lopes)
OS CASAIS Zaki e Zildinha Helal, Lane Santos e Carlos Marianelli em festa elegante na Ilha
(Wanderson Lopes)

 

  

Cidade portuária

A percepção é de que não mais se olha, não mais se pensa e muito menos se age como se Vitória fosse uma cidade portuária. O Porto de Vitória é assunto contraditório em diversos órgãos. Enquanto o setor de transportes prevê a passagem de corredores de ônibus dentro dos armazéns portuários, o de cultura tem projeto para tombamento desses armazéns como patrimônio histórico-cultural.

***
Estudo de monografia feito com moradores e comerciantes do entorno aponta que metade deles (51%) gostaria que fossem abertos mais espaços para visualização da baía entre os armazéns. Por outro lado, 44% nunca estiveram no espaço portuário. Dentre aqueles que já visitaram o Porto, 40% foi por motivação turística, seguidos de 23% que o fizeram por motivos profissionais. Há, portanto, interesse no Porto de Vitória como um programa turístico!

***

O assunto merece ampla atenção e discussão, porque passa também pelo item turismo, que – não cansamos de repetir! – é a maior indústria do Estado, e que não está desativada porque nunca foi ativada!

TATIANA e Dorion Soares com os noivos Júlia Franco e José Renato Depari Estelles na Mansão Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, Rio de Janeiro

TATIANA e Dorion Soares com os noivos Júlia Franco e José Renato Depari Estelles na Mansão Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, Rio de Janeiro

 

 

 

Meio expediente

Que beleza! Alegando corte de gastos, algumas prefeituras reduziram o expediente pela metade, como Vitória, Vila Velha e Guarapari, passando a abrir a partir do meio-dia, e não mais às 8h. O procurador do Ministério Público Alexandre Guimarães considera a medida aviltante, pois desrespeita as necessidades da população. “Deveriam cortar os gastos desnecessários e manter o atendimento ao público, que já é caótico e ineficiente em muitos lugares”, disse-nos.

 

Maioridade do museu

Para celebrar seus 18 anos, o Museu Vale abre no dia 23 de novembro a exposição “Acaso Controlado”, do artista plástico carioca Daniel Feingold, que já está na montagem junto com a curadora Vanda Klabin. A mostra terá 60 obras inéditas em fotografia e pintura e segue até 12 de março. “O museu é um projeto de sucesso e de grande relevância social para o Estado. Foram diversas exposições inéditas de grandes artistas nacionais e locais”, disse-nos Ronaldo Barbosa.

 

Arte ao vivo (USAR AO LADO DA FOTO 3)

A artista plástica capixaba Gisélle Góes, que também é professora de arte para crianças, pintou um painel sobre a importância do autoexame no combate ao câncer de mama, diante da presença do público, no Masterplace Mall. A obra ficará exposta no espaço, situado na Reta da Penha, até o final deste Outubro Rosa, e depois será doada para a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).

 

GISÉLLE Góes pintando ao vivo em prol da campanha Outubro Rosa
GISÉLLE Góes pintando ao vivo em prol da campanha Outubro Rosa

 

Porteiro amigo

O programa “Porteiro Amigo do Idoso” chega a Vitória. As aulas gratuitas serão entre os próximos dias 24 e 26. Para participar, o porteiro deve estar autorizado pelo síndico. A metodologia inclui uma vivência para que eles aprendam a se colocar no lugar dos velhinhos – epa! Entre as experiências, estão óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular. Até dezembro serão mais duas turmas.

 

Plante água

Mais 370 mil mudas de árvores nativas, como amburana, ipê, jequitibá, açaí, juçara e cupuaçu, serão plantadas próximas a nascentes de Viana, dentro do programa Reflorestar. Elas se somam a outras 200 mil que vêm sendo plantadas desde 2014 e o objetivo é proteger e fortalecer a mata ciliar dos rios e nas áreas e topo de morro. O município possui cinco rios (Formate, Santo Agostinho, Jacarandá, Peixe Verde e Biriricas), e todos abastecem o Rio Jucu.

 

De jabuticaba

Em plena safra da fruta roxa, o Espírito Santo pode se orgulhar com a abundância da jabuticaba, original da Mata Atlántica. As melhores são as com casca brilhante e cor bem preta. Enquanto estiver fresca, pode durar até 10 dias na geladeira, mas pelo sabor a maioria dificilmente irá para outro lugar que não seja a boca!

ATENÇÃO máxima com os chamados imóveis “prontos para morar”! Há muita dor de cabeça de investidores que não leram tudo antes de assinar, principalmente a parte de letrinhas bem pequenas e, de repente, entre vírgulas, uma palavra que pode tirar do sério o comprador. Há exceções.

 

DEPEDENDO de canetada de Brasília e com aval da bancada federal capixaba por seu histórico, Aparecida Cunha, a Cida, vem sendo lembrada para retornar à gerência do INSS de Vitória.

 

A ESCOVA de volume com cerdas onduladas, que dá o toque de cabelo “bagunçado natural”, chegou ao mercado local, dando um tapa na ditadura dos fios lisos. Esse modismo…

 

O GOVERNADOR Paulo Hartung assinou a ordem de serviço para as quatro primeiras obras de universalização de coleta e tratamento de esgoto na região do Caparaó, pelo projeto “Águas e Paisagens”, em parceria com o Banco Mundial, que vão gerar 4,3 mil empregos.

 

NOITE do Cordeiro. Ana Paula Simão é uma das pessoas à frente do jantar em benefício da Associação Maria Mãe dos Pobres (Ammap), quinta-feira, às 20h, no Turkzoo, com show da Banda Trilha.

 

ELEITORES que não votaram e não justificaram a ausência no dia da votação do primeiro turno têm até 1º de dezembro para se acertarem com a Justiça Eleitoral.

 

A MESA SP, um dos maiores eventos gastronômicos do País, terá almoço capixaba na próxima quarta-feira, inclusive a sobremesa. Paulo Gonçalves leva o chocolate saudável de sua Espírito Cacau para ser saboreado após os pratos executados pelos chefs Juarez Campos e Alessandro Eller em terras paulistanas.

 

O CHÁ Bazar Anual da Accaci será amanhã, às 17h, na Villa Cypreste, em Jardim da Penha, com trabalhos manuais feitos pelo grupo Abelhinhas e por mães de pacientes, além de um cardápio cheio de delícias.

 

RICARDO Ferraço está entre os 15 senadores mais influentes das redes sociais em 2016, recebendo a segunda maior nota alcançada. “Vamos usar muito as nossas redes para informar sobre o andamento das obras no Aeroporto de Vitória”, disse.

 

SANTA Teresa vai receber, entre os dias 2 e 6 de novembro, o Intercâmbio Internacional de Teatro de Santa Teresa (Intest), com participação de grupos de teatro de Angola, Colômbia e do Brasil.

 

LOBÃO, que está numa nova fase barbudão e cabeludo, vai escrever dois guias politicamente incorretos sobre rock e MPB.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 23 de outubro
Próximo artigoColuna 25 de outubro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here