PÉROLAS

 

“Agora, temos de trabalhar no ano que vem pela recuperação.”

Marcos Guerra, presidente da Findes, sobre o crescimento de 9% da indústria capixaba em setembro, frente ao mês aterior.

 

“A corrupção deixou de ser exceção para virar a regra do jogo.”

Do juiz Sergio Moro.

 

“Felicidade é a soma de fatores genéticos, circunstâncias da vida e atividades internacionais, como conhecimento e solidariedade.”

Adriano Macedo, executivo de Comunicação e Relações Institucionais da ArceloMittal Brasil e cofundador do Instituto Movimento pela Felicidade, durante o Seminário Tribuna de Planejamento e Gestão Sustentável.

 

“Foi a 24ª vez.”

Ivo de Souza Oliveira, apontando a quantidade de vezes em que sua loja de conveniência foi assaltada na Serra.

  

 

A LINDA modelo capixaba Bianca Seigal, atualmente trabalhando na Índia (João Araújo/Andy Models)
A LINDA modelo capixaba Bianca Seigal, atualmente trabalhando na Índia
(João Araújo/Andy Models)

 

Eles nas redes sociais

“Eu sempre coloco as coisas no lugar errado, tipo a embalagem de danone na pia, a colher no lixo, o nescau na geladeira, a esperança nas pessoas.”

@jaosss

***

“Você acha que a pessoa tá estranha, aí você fica estranha também. E os dois ficam estranhos quando, na verdade, ninguém estava. Que doideira.”

@bateuabadbr

 

 

NOSSA DICA

 O ecologicamente correto

O verão já desembarcou! E quem faz a estação mais bonita do ano é a mulher brasileira, sendo as capixabas imbatíveis no conjunto, até no molejo, no olhar, no vestir e por aí vai. Bem aguçada, Carmen Prates começa na primavera a sacar as tendências do próximo verão, e é dela essa da Cantão. A marca carioca fez uma parceria com a franco-brasileira Vert e lançou o tênis Tauá.

“Parece que estamos descalças, de tão cool e confortável. É aí que entra o revestimento em tecido B-mesh, poliéster reciclado de garrafas PET, com estampa Paglia tirada da coleção da grife, com sola de borracha selvagem da Amazônia”, fecha. No mais, a foto diz.

O TÊNIS da Vert/Cantão, com tecido reciclado de garrafas PET (Divulgação)
O TÊNIS da Vert/Cantão, com tecido reciclado de garrafas PET
(Divulgação)

 

 

 

De morte

A BR-101 no Espírito Santo beira a liderar os números de mortes e acidentes este ano Brasil afora. Fotos do desastre quinta-feira perto de Aracruz, com duas caretas e ainda sobrando para veículos menores, mais pareciam cenas saídas de um filme de terror! E ninguém se mexe para tentar alguma solução!

 

Ano dos feriadões

O ano de 2017 traz um expressivo número de feriados prolongados, que caem sexta ou segunda, esticando o final de semana: Sexta-feira da Paixão, Tiradentes, Trabalhador, Independência, Natal e Ano Novo. Para os capixabas, serão dois superferiadões emendados com nacionais: Tiradentes (sexta) e Nossa Senhora da Penha (segunda); Independência (quinta) e aniversário de Vitória (sexta). Sem falar nos “emendáveis” – Carnaval e Colonização do Solo Espírito-Santense, terça; Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida e Finados, quinta.

 

Bebida nas praias

Para o verão deste ano, a Associação de Moradores e Proprietários da Ilha do Boi, em Vitória, pede reforço na fiscalização sobre a proibição da venda de bebida alcoólica nas praias do bairro. Roberto Sarcinelli, presidente da Ampib, afirma que os barraqueiros estão infringindo a lei municipal e comercializando cerveja e afins. “Os frequentadores consomem e saem dirigindo em alta velocidade. Também estão fazendo churrasco na areia, o que é proibido”, disse-nos.

 

EM FAMÍLIA! Christiano com os pais, Ana Paula e Guilherme Rody, em festa na Ilha (Cloves Louzada)
EM FAMÍLIA! Christiano com os pais, Ana Paula e Guilherme Rody, em festa na Ilha
(Cloves Louzada)

 

Clássica nas ruas

Após se apresentarem na Prainha de Santo Antônio, na pracinha da Barra do Jucu e no Terminal de Laranjeiras, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo vai levar a música clássica de Vivaldi, Brahms, Suppé e Mozart para o Parque Moscoso, em Vitória, hoje, às 11h. É o projeto Orquestra nas Ruas, que inclui no roteiro ainda o Parque Botânico da Vale, a Escola de Samba Piedade e o Terminal de Campo Grande. “Vai ser uma experiência única”, comenta o maestro Helder Trefzger.

 

Dor do cotidiano

A dor nas costas foi apontada como a mais frequente pelos brasileiros (64%), que alegam sofrer com o incômodo pelo menos uma vez por semana. Já o acupunturista Adriano Salviato diz que quem está no topo das reclamações é a dor muscular, seguida por coluna e cabeça. Epa! Estou nessa! “As três estão ligadas à má alimentação, que desregula o fígado, e à má postura, prejudicada pelos computadores e smartphones. Exercícios, alongamento e acupuntura ajudam”, disse. Voui extender meus horários de exercícios na praia.

 

Paixão capixaba

Depois da moqueca, o caranguejo. Dono de restaurante em Vitória especializado no crustáceo diz que recebe remessas diárias da Bahia e daqui do Estado também. No verão, mais de 12 mil (!) unidades saem por mês das panelas da casa. Na Grande Vitória, existe até um delivery que entrega em casa o caranguejo no balde, já com vinagrete e farofa.

 

Dengue nos pátios

Mesmo após o leilão que retirou mais de 20 mil veículos sucateados dos pátios credenciados, ainda restam 25 mil veículos, expostos ao tempo e se tornando verdadeiros criadouros de aedes aegypti. O Detran/ES  vai publicar a lei que estabelece que os pátios devem funcionar por meio de licitação. Até lá, os veículos que se encontram nos 19 pátios ficam sob a responsabilidade das prefeituras. Copiaram?

 

Brasil-Itália

Com o objetivo de promover a integração econômica, social e cultural entre a Itália e os descendentes de italianos – que aqui no Estado representam 60% da população –, além de dar suporte aos ítalos-brasileiros em assuntos como cidadania, a Libera Unione Italiani Sud America (Luisa) será lançada no próximo dia 17, em sessão especial na Assembleia Legislativa. “Queremos trabalhar com os intercâmbios de estudo e trabalho”, disse o vice-presidente, Thiago Roldi.

 

Adoção preparada

Adotar é um gesto de amor, um grande passo para as famílias. Por isso, quem iniciou o processo em Fundão, Ibiraçu e João Neiva vai participar do Programa de Preparação para Postulantes à Adoção, dias 18 e 25 de novembro e 2 de dezembro. O encontro, com assistentes sociais, psicólogos, advogados e grupos de apoio à adoção, envolve aspectos jurídicos e psicossociais, abordando questões como construção de vínculos afetivos e acolhimento do novo membro.

 

Doutora em cotas

Em sua tese de doutorado, a professora da Ufes Maria Cristina Figueiredo relata, entre outras coisas, os preconceitos que os cotistas tiveram que enfrentar em cursos tradicionais, como os de Medicina, Engenharia e Direito. “Nas salas de aula já se percebe um número bem maior de negros entre os alunos. Mas ainda há muito espaço a ser ocupado”, afirma. Uma agressão ao próximo!

Artigo anteriorO TÊNIS da Vert/Cantão, com tecido reciclado de garrafas PET
Próximo artigoColuna 14 de novembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here