Eles nas redes sociais

“Tomei tanto álcool ontem que se eu cortar o dedo agora, eu me autodesinfecto.”

‏@cassitto

***

“Enviar zap para a pessoa errada pode te comprometer pro resto da vida.”

@ftodeschinii. Total! Sem volta!

POLLYANNA Tomassi em festa na Ilha (Cloves Louzada)
POLLYANNA Tomassi em festa na Ilha
(Cloves Louzada)

 

Impairment

Parece contraditório, mas a queda no preço do petróleo beneficia a Petrobras. Em 2015/2014, houve crescimento do lucro bruto e da geração de caixa. A causa está, entre outros, na queda do pagamento de royalties – só em 2015 esse custo caiu R$ 11 bilhões. Cláudio Oliveira, economista aposentado da Petrobras, denuncia os “impairments” (deterioração) no balanço de 2015. “A empresa alegou queda no valor do petróleo e consequente prejuízo. Mas sua receita não está vinculada ao preço internacional. Não havia justificativa para o ajuste”, explica.

 

Lista de compras

Pesquisa nacional aponta avanço de 5,6% nos gastos com alimentos nos últimos 12 meses, já descontada a inflação, marcando a volta de iorgurte e embutidos à lista de compras. A Associação Capixaba de Supermercados credita o aumento do consumo à desvalorização cambial e ao aumento da confiança, principalmente em outubro. “Mais famílias estão comendo em casa também”, disse Hélio Schneider, superintendente da Acaps, ressaltando que o “efeito Trump” (alta no dólar e queda nas bolsas) pode travar momentaneamente essa onda positiva.

 

Placas no Centro

Prometida para a primeira gestão do prefeito Luciano Rezende, a revitalização do centro de Vitória se resume basicamente à lei de despoluição visual, que obrigou os comerciantes a padronizarem as placas das lojas. Eles têm até dia 21 para requerer o alvará de publicidade provisório, que prevê o prazo de um ano para troca das mídias, evitando a aplicação de multas ou outras penalidades. Sobre a situação lastimável das calçadas, nada de novo.

A ANIVERSARIANTE Layanna com os filhos, Antonio, Maria Helena e Maria Antonia, e o marido, Júnior Scardua, em restaurante na Praia do Canto (Cloves Louzada)
A ANIVERSARIANTE Layanna com os filhos, Antonio, Maria Helena e Maria Antonia, e o marido, Júnior Scardua, em restaurante na Praia do Canto
(Cloves Louzada)

 

Doe sangue

Alô, leitores de 16 a 69 anos, saudáveis e de bom coração! O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) convida voluntários para doar sangue e manter de maneira satisfatória o seu estoque, que abastece 51 serviços de saúde. Não custa nada, é rápido e salva vidas! Procure uma das unidades, instaladas em Vitória, Serra, Linhares, Colatina e São Mateus.

 

Juventude medalhista

Os capixabas já faturaram oito medalhas para o Espírito Santo nos Jogos Mundiais da Juventude, que seguem até domingo, em João Pessoa (PB). Foram uma de prata e sete de bronze, em modalidades como vôlei de praia, natação, ginástica rítmica, atletismo, luta olímpica e xadrez. A competição é o maior celeiro de atletas olímpicos do País, revelando novos talentos do esporte nacional.

 

Tacógrafo na mira

Em operação realizada no Posto de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres em Rio Novo do Sul, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES) fiscalizou 1.577 veículos de transporte de passageiros e carga. Deste total, 153 (9,7%) foram notificados, principalmente por falta de certificação do tacógrafo (que registra velocidade, trajeto etc e tal) ou certificação vencida. “Boa parte dos tacógrafos da frota que circula pelo Estado precisa ser regularizada”, disse o diretor geral do Ipem-ES, Paulo Renato Rodrigues. Que beleza!

HILAL Sami Hilal, Nina e Ivana Tassis e Thais Hilal em tarde de novidades na Fricote, Praia do Canto (Camilla Baptistin)
HILAL Sami Hilal, Nina e Ivana Tassis e Thais Hilal em tarde de novidades na Fricote, Praia do Canto
(Camilla Baptistin)

 

Virada doméstica

Os planos de Réveillon de muitos capixabas estão sendo passar a virada do ano por aqui, aquecendo o turismo interno. Marco Azevedo, que tem parque aquático e hotel em Guarapari, conta que é grande o número de famílias que vão celebrar a chegada de 2017 perto de casa. “Já estamos com mais de 50% das vagas do hotel reservadas”, afirma.

 

Ciência da medição

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) deu início ao Programa Capixaba de Metrologia. Na primeira etapa será feito um diagnóstico para apontar os setores de maior demanda e quais são os laboratórios que já estão a caminho do processo de acreditação. A partir desses dados será possível desenhar um edital para apoiar a certificação e a acreditação de laboratórios capixabas.

 

Irupi internacional

Todo ano, os Correios escolhem nomes de cidades para estampar o carimbo da Emissão Postal Comemorativa do Natal. Dessa vez, o escolhido foi Irupi, município capixaba com 12 mil habitantes, portão de entrada para o Pico da Bandeira e caminho da Rota Imperial. O selo “Correios – Irupi-ES / Natal 2016” traz a gravura do anjo Gabriel e vai circular em todo o País e no exterior durante este mês.

CIRCUITO

 

O RENOMADO advogado Sergio Bermudes teve um arranca-rabo com Donald Trump antes de ele ser eleito presidente dos Estados Unidos. Na Trump Tower, onde o cachoeirense é dono de apartamento no 54º andar, ouviu alerta de incêndio e foi orientado a descer até o térreo de escadas. Seria mais fácil para ele subir até o terraço, mas descobriu que Trump havia trancado o acesso para evitar intrusos em seu jardim. Furioso, enviou duas cartas e ainda o confrontou no elevador. Mas tudo acabou bem. De Cachoeiro para o mundo!

 

NO LAGO de Garda, será realizado hoje jantar de homenagens em prol da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, coordenado por Neusa Glória Santos.

 

BACALHAU à Romeu é a novidade do cardápio da Lareira, numa homenagem a Romeu Fonseca, que com sua mulher, Liseta, há quase 40 anos abriu a casa portuguesa em Guarapari e, depois, à beira do Canal de Camburi, na Praia do Canto, seguindo para a Saturnino de Brito, onde está hoje.

 

CARLOTA Gottardi e Kafa Saadi promovem hoje seu Bazar de Natal, na Ilha do Boi, a partir das 15h.

 

STELLA Miranda foi quem assinou todo o cerimonial do casamento de Cris Rasseli e Tony Caus, no Le Buffet Master.

 

O DIA de Proclamação da República, terça-feira, também foi feriado para os salva-vidas em Vitória, pelo menos no trecho entre o Iate Clube e a Curva da Jurema. Isso não pode! Certamente há um revezamento de escala nos 365 dias do ano.

 

DAGMAR Costa comemora seu aniversário no Fogão de Lenha hoje, às 17h.

 

DANIEL Jobim, neto do maestro Tom Jobim, desembarca em Vitória no próximo dia 26 para um show intimista que fará acompanhado do seu pai, Paulo, no violão. A apresentação será no Hub Arena Pop Up, no estacionamento do Shopping Vitória.

 

NÃO é golpe. A partir de dezembro, quem tem carro recebe pelos Correios um Aviso de Vencimento, que informa o valor do IPVA, a data de vencimento, as condições para pagamento à vista ou parcelado, multas de trânsito pendentes, o valor do licenciamento e o valor do seguro DPVAT. Não é boleto, e sim um lembrete.

 

A FACULDADE de Música do Espírito Santo (Fames) abre as inscrições para o processo seletivo do Curso de Formação Musical – Erudito e Popular, entre os próximos dias 21 e 25. Serão 142 vagas no total, e as provas de habilidade instrumental/canto e teoria e percepção musical estão programadas para dezembro.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 26 de novembro
Próximo artigoColuna 18 de novembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here