Eles nas redes sociais

“Tá muito calor pra ser simpática.”

@IsabelaaFreitas

***

“Prós e contras de fazer comida. Pró: comida. Contra: fazer”

Aldo Alves

 

ESTILOSAS Anne Sanches e Pilar Bastos (Ciro Trigo)
ESTILOSAS Anne Sanches e Pilar Bastos
(Ciro Trigo)

 

Sobe e desce

Tivemos muita chuva em todo o Estado, entre novembro e dezembro, marcando o fim do racionamento de água. Mas janeiro veio quente e sem muitas nuvens no céu, o que retoma a preocupação com o nível dos rios para o consumo da população. Será que não há nenhuma autoridade para pensar, pesquisar e agir em uma solução definitiva de barragens, que possam garantir vida normal em tempo de seca? Que coisa!

 

Palmas de alívio

A coluna entra na campanha pela popularização de uma atitude simples que resolve um problema desesperador: crianças perdidas na praia. Está se espalhando pelas redes sociais um costume que surgiu na Argentina e já chegou a alguns balneários do Sul brasileiro – quando uma criança se perde dos pais, um adulto a coloca nos ombros e quem está em volta começa a bater palmas. Assim, o som guia os pais diretamente para as crianças. Simples e eficaz!

 

Estreias

Do Globo de Ouro 2017 para as salas de cinema capixabas. O Cine Jardins exibirá, a partir de amanhã, os filmes “Capitão Fantástico” (estrelado por Viggo Mortensen, que concorreu na categoria Melhor Ator em Drama) e “Animais Noturnos” (dirigido pelo estilista Tom Ford, que rendeu a Aaron Taylor-Johnson o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante). Além dos dois longas-metragens, o elogiado “La La Land — Cantando Estações”, vencedor em sete categorias no Globo de Ouro, passará a ser exibido em pré-estreia.

 

EM GUARAPARI, Thais Poubel e Natália Albuquerque (Nanda Prates)
EM GUARAPARI, Thais Poubel e Natália Albuquerque
(Nanda Prates)

 

Banheiros na praia

Após o alerta da coluna que são raros os banheiros na praia de Camburi, o vereador Davi Esmael enviou uma indicação à Prefeitura de Vitória, cobrando soluções. “Os banheiros dos quiosques, apesar de terem sido construídos com dinheiro público, ficam fechados, disponíveis apenas para os clientes ou por meio de pagamento. E nem sempre estão limpos. Uma alternativa é a instalação de banheiros químicos”, alega o vereador. Que maravilha isso, não? Dinheiro público, fechados para o público, só para clientes ou pagando!

 

Carta na manga

Escola pentacampeã de Vila Velha, a Mocidade Unida da Glória vai desfilar na avenida enredo sobre a história das cartas. “Elas podem ser resoluções, tratados, acordos, relatos de amor, cartas de tarô e, sobretudo, uma carta de amor ao Carnaval capixaba”, comenta o carnavalesco Cid Carvalho. A MUG vai desfilar no sábado, 18 de fevereiro, e será a terceira escola a entrar na avenida do Sambão.

 

Doulas

Três a cada 10 mulheres fazem partos normais no Estado. O dado chamou atenção de um grupo de amigas, que decidiu criar o RepartoMe, página onde divulgam informações nas redes sociais, tiram dúvidas de futuras mães e postam fotos de partos humanizados. Elas também se tornaram doulas, mulheres que se disponibilizam a ajudar durante o parto de outras.

MARIA Alice e Jossyl Nader em festa de chegada de 2017 no Hotel Senac, Ilha do Boi
MARIA Alice e Jossyl Nader em festa de chegada de 2017 no Hotel Senac, Ilha do Boi

 

 

Shows no Uruguai

O cantor capixaba Silva, da nova safra da MPB brasileira, acaba de encerrar uma breve temporada em cartaz em Punta del Este, no Uruguai. Ao lado de Maria Gadú e Dani Black (filho de Tetê Espíndola), o músico fez três shows na cidade com ingressos esgotados no último fim de semana, com direito a sessão extra na segunda.

 

Micha Brot

O pão de milho pomerano de Santa Maria de Jetibá é um dos quitutes mais procurados da feirinha de produtos orgânicos da Praça do Papa, em Vitória, que funciona toda quarta-feira à tarde – hoje tem! O produtor explica que o micha brot demora cerca de 1 hora para ficar pronto e leva cará, aipim e inhame ralado, além de muita batata doce. Uma “bomba” calórica boa que cura qualquer desânimo! Sei não!

 

Sucesso no balé

A bailarina capixaba Virgínia Mazzoco, que integra a Vaganova Academy Ballet, em São Petersburgo, na Rússia, desde 2013, acaba de ser contratada pelo Balé Maiirinsk, um dos mais importantes do mundo.

NO MAIS, em Meaípe, Christiane Sancio, Fernanda Benetti e Cláudia Colodetti (Nanda Prates)
NO MAIS, em Meaípe, Christiane Sancio, Fernanda Benetti e Cláudia Colodetti
(Nanda Prates)

 

 

Atlas da migração

Os professores Ednelson Dota e André Luiz Coelho, do curso de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), mais o geógrafo Danilo de Camargo e a bolsista Elen Silva, desenvolveram o Atlas da Migração no Espírito Santo, disponibilizado no site do curso (http://www.geografia.ufes.br/). O atlas funciona como um banco de dados com informações sobre a dinâmica demográfica e migratória dos 78 municípios do Estado.

 

Colônia de férias

Será realizada a segunda edição da colônia de férias “Quilombinho”, ação voltada para a valorização da cultura negra, de 23 a 27 de janeiro, das 13h às 17h, no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), centro de Vitória. O projeto é voltado para crianças de 4 a 10 anos, de todas as etnias. Inscrições até o próximo dia 22.

 

Lesões

O crossfit se tornou uma febre nas academias. Isso porque o programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais tem uma rotina mais dinâmica, com cordas, halteres, entre outros elementos diferentes dos equipamentos mais tradicionais. Mas é preciso cuidado ao praticar, já que a modalidade tem sido associada a várias lesões físicas, como aponta uma fisioterapeuta. “Os iniciantes precisam de alto grau de supervisão de especialistas, para evitar problemas”, recomenda.

 

Cruzeiro high-tech

Já existem cruzeiros com internet sem fio, bartenders mecanizados e até mesmo robôs de distribuição de informação. Para este ano, a MSC terá telas interativas a bordo, além de pulseira ou smartphone para entrar em cabines. Já a Royal vai lançar um aplicativo para controle da viagem e a Carnival vai oferecer uma experiência baseada na internet das coisas – com conectividade em tempo integral.

 

 

 

Artigo anteriorColuna 10 de janeiro
Próximo artigoColuna 12 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here