PÉROLAS

 

“Eu não vou mais aceitar as coisas que eu não posso mudar. Eu estou mudando as coisas que eu não posso aceitar.”

Angela Davis, professora e filósofa americana, ativista pela emancipação da mulher negra que ficou famosa nos anos 1970. Muito profundo! E bota profundo nisso!

 

“Esperava-se mais porque há 15, 20 anos nós não tínhamos tantos recursos de informação. A grande dificuldade está em uma geração que pouco lê.”

Edebrande Cavalieri, secretário de Avaliação Institucional da Ufes, comentando o fato de que só 77 alunos em todo o Brasil tiraram nota máxima (1.000) na Redação do Enem e a maioria dos candidatos ficou entre 501 e 600, um resultado mediano que os reprovaria, se fosse considerada a nota mínima como 6.

 

“As pessoas deverão estar prontas para mudanças radicais e saberem lidar com pressão. Isso será o diferencial.”

Márcia Almström, diretora de talentos e serviços do ManpowerGroup, empresa que realizou pesquisa sobre “A revolução das competências” no mercado de trabalho cada vez mais tomado pela tecnologia.

 

EM COMEMORAÇÃO de seu aniversário, Dayana Santos (Danielly D'Lucas)
EM COMEMORAÇÃO de seu aniversário, Dayana Santos
(Danielly D’Lucas)

 

BOX

 

Eles nas redes sociais

“Tô aqui me perguntando por que a bactéria salmonela é encontrada na carne do frango e não no salmão”

@MussumAlive

***

“Deixa o sul se separar. Se ele voltar, era nosso. Se não, nunca nos pertenceu.”

@alesie

 

NOSSA DICA

 A menor na moda

O incansável e disputadíssimo mercado de moda feminina segue segurando as pontas de muitas empresas neste momento de economia começando a se mexer no Brasil, após dois anos que mudaram as coisas por aqui, mas mantendo ainda vivo quem se preparou, teve criatividade e ousadia para seguir em frente. A bolsa baby é a nova aposta, já que pegou bem para quem cansou de carregar o mundo no ombro e foi para o “minimalismo”, levando nela apenas o que é essencial: a chave de casa, a carteira, o batom, o celular – claro! – e até mesmo aquele perfume preferido.

Tem alça pequena para colocar na mão, ideal para usar em compromissos sociais, entre outras ocasiões. Alexander Wang, por exemplo, mostra ao mercado quatro versões reduzidas de seus clássicos: Mochila Marti, Rockie, Diego e Skeletal Emile.

 

NO BERÇÁRIO, as “baby bags” (Divulgação)
NO BERÇÁRIO, as “baby bags”
(Divulgação)

 

 

 

Otimismo!

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciou que, do mês passado para este, a confiança dos empresários subiu de 48 pontos para 50,1. O indicador é semelhante a um termômetro: quando ele está abaixo de 50 pontos, indica pessimismo; quando ele supera essa marca, representa otimismo. O nível do indicador de confiança de janeiro foi ainda 13,6 pontos maior que o registrado em janeiro de 2016, quando estava em 36,5 pontos. Finalmente uma luz no fim do túnel.

 

Desequilíbrio nos cinemas

Quem sai do trabalho às 19h e quer pegar um cineminha para relaxar depois do expediente tem pouquíssimas opções de sessões na faixa das 20h. Na grade dessa semana, por exemplo, são somente 18, espalhadas por apenas sete dos 14 filmes em cartaz! Para se ter ideia do desequilíbrio na distribuição dos horários, são 67 sessões na faixa das 18h ou 19h, e 46 na faixa das 21h! Quem quer ver “La La Land” num dia útil, por exemplo, vai correr o risco de perder o início do filme às 19h20, ou ter que fazer hora até as 21h – e depois chegar bem tarde em casa!

 

Brincadeira de adulto

Ana Lúcia Borges, docente e mestre pela Universidade Federal de Uberlândia, pesquisou as brincadeiras e a interação entre as crianças e seus pais, e uma das constatações é que os pais também precisam brincar. “Ela tornou científico aquilo que sabemos na prática: quando os pais brincam com a criança, ela tem mais interesse naquele momento. Por isso, valorizamos a integração entre pais e filhos nas nossas atividades para reforçar o desenvolvimento do pequeno em sua plenitude”, disse André Nahas, que comanda espaço de atividades para crianças.

 

CHÁ-DE-BEBÊ Alberto Nemer com o filho Alberto e a mulher Luciana cortando o bolo que confirmou que o baby que esperam será menina
CHÁ-DE-BEBÊ Alberto Nemer com o filho Alberto e a mulher Luciana cortando o bolo que confirmou que o baby que esperam será menina

 

01Parece piada

Que órgão de defesa do consumidor vai dar uma freada na falta de respeito que os Correios têm com os clientes? Leitor da coluna está indignado e questiona como aceitar que uma conta seja entregue 10 ou até 15 dias após a data de vencimento. Quem vai bancar os juros? “Os Correios não podem exigir que toda e qualquer pessoa tenha acesso à internet e a uma impressora para obter uma segunda via. Tudo isso só acontece, na minha opinião, pois eles têm a certeza da falta de punição”, desabafou o empresário Antonio Kuster.

 

Papel x digital

Amantes dos livros, dona de uma respeitável coleção com mais de 600 itens, amiga da coluna contou que se rendeu à tendência digital. Comprou um aparelho para ler as edições disponibilizadas por um aplicativo específico de leitura, e está impressionada com as funcionalidades. “Dá para marcar os trechos em destaque em cores diferentes, selecionar trechos, enfim, tem uma série de vantagens. Mas o papel ainda é uma paixão”, explicou.

 

Pista de bicicross

Hoje, um passeio ciclístico sairá às 8h da Rua de Lazer da Ponte Seca, na Vila Rubim, passando pela ciclofaixa que percorre toda a orla de Vitória, até chegar ao final da orla de Camburi, no Parque Zé da Bola. A pedalada será para inaugurar a nova pista de bicicross do parque, com 220 metros de comprimento, três retas, duas curvas e obstáculos.

 

Amarrações do verão

Para usar como saída de praia ou em festas à beira-mar, a moda no litoral capixaba é o panneaux, ou simplesmente panô – um tecido leve e versátil, podendo ser amarrado de diversas maneiras, tomando forma de saias pareô e vestidos. “É uma opção fresca, elegante e muito chique”, afirma a designer Emar Batalha, que lançou recentemente uma coleção em parceria com Vanda Jacintho com panôs estampados inspirados em pássaros.

 

Ostentação 

Um alerta para quem adora ostentar o que tem e o que não tem nas redes sociais. Vários advogados estão usando as redes sociais para ajudar a provar o padrão de vida de muitas pessoas que se recusam, por exemplo, a pagar uma pensão maior aos filhos, alegando crise ou falta de dinheiro!

 

Mascotes com calor

Não são só os humanos que estão sofrendo com as altas temperaturas registradas no Espírito Santo. Um morador de Laranjeiras encontrou sua cachorrinha de estimação deitada dentro do box do banheiro, tentando se refrescar no chão molhado. “Fiquei com muita pena da minha amiga, agora deixo o ventilador ligado só para ela”, contou. Au au.

 

Dedo torto

Usuários de smartphones comentam que seus dedos mindinhos da mão direita estão ficando tortos por conta da utilização frequente dos aparelhos. “A junta desse dedo chegou a inflamar. Tive que ir ao médico, tomei anti-inflamatório e tudo. A dor passou, mas ficou um calo”, contou uma moradora de Bento Ferreira. O problema acontece porque muita gente usa o dedo para apoiar os aparelhos, que são pesados. “Só melhorou quando reduzi o tempo que fico no celular”, comentou.

Artigo anteriorNO BERÇÁRIO, as “baby bags”
Próximo artigoColuna 23 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here