Eles nas redes sociais

“Quem vive de máscara, não entende Carnaval.”

Hanna Estevam

***

“Somos tão passageiros que não somos, estamos.”

Fernanda Saudino

 

GABRIELA Brunelli, Victoria Favero e Luana Souza em pub sertanejo na Ilha (Daniele Luciane)
GABRIELA Brunelli, Victoria Favero e Luana Souza em pub sertanejo na Ilha
(Daniele Luciane)

 

 

Censura

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) tem punido membros por manifestações em redes sociais, na forma de comentários ou de “curtidas”. Entende que o membro do Ministério Público deve ter uma “conduta ilibada na vida pública e privada”, especialmente em face da subjetividade.

***
“Mas o que vem a ser ilibado? Criticar uma autoridade? Expressar o descontentamento com a classe política? Opinar sobre o desarmamento ou a descriminalização de drogas?”, questiona o procurador Alexandre Guimarães. “Diante desses fatos, sou levado a crer que a liberdade de expressão, para os membros do Ministério Público, sofre uma censura desarrazoada e, em meu sentir, inconstitucional”, comenta.

 

 

Supermercado cheio

Em Vila Velha, supermercado ficou lotado até as 14h no último domingo, comprovando que o capixaba precisa, sim, desse dia da semana para ir às compras. Hélio Schneider, superintendente da Acaps, diz que a medida segue durante todo o mês de fevereiro e também em julho. “No dia 31 de outubro, quando termina a convenção coletiva, vamos voltar a definir a abertura aos domingos”, disse-nos.

 

ÁUREO Mameri, o homenageado Ubirajara Tavares Dias e Marcos Guerra, presidente da Findes, em Cachoeiro, na inauguração do Sesi Saúde Ubirajara Tavares Dias (Divulgação)
ÁUREO Mameri, o homenageado Ubirajara Tavares Dias e Marcos Guerra, presidente da Findes, em Cachoeiro, na inauguração do Sesi Saúde Ubirajara Tavares Dias
(Divulgação)

Transporte escolar

A volta às aulas leva a uma preocupação pertinente de pais e responsáveis na contratação do transporte escolar. A dica do Procon é verificar se o veículo e o motorista estão cadastrados no Detran/ES, além de observar a autorização na parte interna do veículo e em local acessível para visualização. Ler o contrato de cabo a rabo evita desentendimentos.

 

Ciclo

Em Santa Teresa, o macaco Bugio que foi morto a tiros por morador estava com o estômago vazio, segundo a autópsia, indicando que não tinha se alimentado e estava se aproximando da zona habitada em busca de alimentos, que ficaram escassos devido à estiagem. Água também está difícil para os animais: o Rio Doce está com cheiro de esgoto como nunca esteve!

 

Concertos didáticos

O concerto inaugural da Orquestra Camerata Sesi será no próximo dia 16, com o tema “A Era Romântica: 170 anos sem Mendelssohn”, tendo a presença da pianista russa Kristina Miller, diretamente de Viena (Áustria). Uma das novidades da temporada é a série “Concertos Didáticos”, voltada para crianças, sempre aos domingos, às 11h, dia e horário perfeitos para reunir toda a família.

 

E os turistas…

Parece piada, mas está lá na página oficial do Museu do Amanhã: a atração mais disputada do Rio de Janeiro estará fechada para visitação de 25 de fevereiro a 1º de março – que corresponde a nada mais, nada menos do que o Carnaval! Isso mesmo, período em que a Cidade Maravilhosa está apinhada de turistas. Se você vai passar o Carnaval no Rio e tinha planos de aproveitar para conhecer o tão falado museu, esquece…

 

SARAH Venzon e Hosana Martinelli (Ciro Trigo)
SARAH Venzon e Hosana Martinelli
(Ciro Trigo)

Túneis

O Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) fará, no dia 24 de março, licitação na modalidade de concorrência para contratar a empresa que irá prestar serviço técnico profissional para análise e avaliação geral dos estudos e projetos básicos de engenharia da ligação em túneis entre Vitória e Vila Velha.

 

Nova onda de beauté

Preta, preta, pretinha! As capixabas antenadas já encomendaram! A onda entre blogueiras é a Deep Cleansing Black, máscara de beleza preta que promete remover cravos e impurezas dos poros. Depois de seca, ela ganha textura emborrachada e funciona como uma “cera de depilação” dos cravos, que ficam grudados na máscara ao puxá-la. Quem já usou jura que dá resultado. O preço gira em US$ 13,00 (R$ 40,00). Parece barato demais para tanta eficácia!

 

Igrejas fechadas

Três monumentos religiosos encontram-se fechados para reforma no centro de Vitória. A Igreja de São Gonçalo iniciou obras de reparos e pintura e reabrirá mês que vem. A Igreja do Carmo também está fechada devido a obras de restauro no telhado e no teto, até o mês de junho. Já a Capela Santa Luzia, que passa por serviços de restauração, não tem previsão de reabrir.

 

Amarradas

No verão dos balneários capixabas reinou a “pareô”, que nada mais é do que canga, lenço ou saia amarrados. O item permite dezenas de formas diferentes, com amarração frontal ou lateral. O mais visto foi o panneaux (lenços ultra longos). O Youtube está repleto de tutoriais que ensinam a aderir à tendência.

CIRCUITO

 

ATÉ o fechamento da coluna, o que se queria ouvir nas ruas de Vitória era o sinal de chegada das Forças Armadas, autorizada pelo presidente Temer.

 

FABIANA Croce, uma das mais bonitas e elegantes mulheres do Estado, lascou nas redes sociais essa aqui: “Cansada de me sentir à deriva e sem proteção. Pelo direito de, no mínimo, poder andar com spray de pimenta, porque na verdade eu tinha vontade de andar armada até os dentes…”

 

CHANCE romântica. Charles Aznavour, cantor francês de hits inesquecíveis, como “She” e “La Bohème”, se apresenta dia 18 de março, no Vivo Rio.

 

EM LONDRES, distante do banzé capixaba, Luciana Almeida.

 

A IMPORTAÇÃO do café do Vietnã, que pode arrasar com uma das mais fortes atividades econômicas no Espírito Santo, será pauta de uma reunião em Brasília hoje com a bancada capixaba e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. O presidente Temer prometeu suspender a autorização para importação. Ou seja…

 

AH, SÃO PAULO da garoa… E hoje com um prefeito que se mostra confuso e até engraçado. João Dória fechou contrato com a Fundação Cacique Cobra Coral, entidade esotérica que diz ter o poder de controlar o clima.

 

O MURO externo da Casa Porto, no centro de Vitória, ganhou uma intervenção artística representando o mar e a vista aérea da capital. O artista Renato Ren utilizou o mapa da cidade e imagens de satélite como referência.

 

NOVAS regras internacionais não recomendam a ingestão indiscriminada de suco natural por crianças, devido ao alto índice calórico e ao fato de que ingerir a fruta in natura é melhor por conter mais fibras e desenvolver a mastigação. A Sociedade Brasileira de Pediatria fala a mesma língua. Mas em festinhas, por exemplo, o suco natural ainda é a melhor opção sobre os industrializados e refrigerantes – apenas 150ml são mais do que suficientes.

 

A FESTA da Penha, de 16 a 24 de abril, terá a 1ª Fincada de Mastro de Nossa Senhora da Penha. O ritual vai unir a tradição católica com a cultura do congo. O mastro será fincado ao lados das palmeiras que ficam no campinho do convento.

 

SEGUEM até o dia 24 as inscrições para a primeira turma do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Pública da Cultura. Semipresencial, será ministrado gratuitamente pelo Ifes, em parceria com o Ministério da Cultura. As aulas serão entre os dias 5 de abril e 26 de agosto.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 06 de fevereiro
Próximo artigoColuna 08 de fevereiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here