Eles nas redes sociais

“Nunca demos tanto valor ao direito de ir e vir…”

Syria Luppi

***

“E agora, quem poderá nos defender?”

Rodrigo Comarella Moscon

 

RAFAELA Adami Rebuzzi em evento na Ilha (Cloves Louzada)
RAFAELA Adami Rebuzzi em evento na Ilha
(Cloves Louzada)

 

 

Balneabilidade

A ONU apontou Vitória como segunda melhor cidade litorânea do País para viver. Mas os pesquisadores não foram à praia: dos 26 pontos onde são feitos teste de balneabilidade, a capital capixaba tem sete interditados e outros sete impróprios para banho. Serra tem quase todos os pontos próprios para banho.

***
Já Vila Velha não tem teste de balneabilidade há 9 meses. Guarapari, depois de ficar mais de 10 meses sem monitorar a qualidade da água das praias, retomou as análises e deu o veredicto só após as férias: 5 dos 13 pontos estão impróprios, com coliformes fecais. Alô, alô prefeitos e secretarias de Estado envolvidas nesse gravíssimo problema! Mãos à obra!

 

CHÁ-DE-FRALDAS Aline Santos entre seu irmão Marcelo Santos e seu marido Marcelo Jacob
CHÁ-DE-FRALDAS Aline Santos entre seu irmão Marcelo Santos e seu marido Marcelo Jacob

 

Pega de A a Z

O Procon pode orientar o consumidor a agir diante dos juros e multas de contas que foram vencidas nessa semana. Com os escritórios fechados, assim como agências bancárias, muita gente ainda não pôde receber o salário do mês e nem teve local para pagar seus boletos. Isso pega também quem paga as contas da empresa – o dono. Todos no mesmo barco desgovernado.

 

Aporte

Encontra-se em análise final no BNDES a liberação de R$ 530 milhões, já contratados, para dar início a novas obras de mobilidade na região metropolitana da Grande Vitória. Técnicos do banco estiveram em terras capixabas para visitar alguns locais que receberão obras, como o Portal do Príncipe, o trecho da BR-101 e a Rodovia Carlos Lindenberg (Rodovia Darly Santos – Cobi).

 

Turismo impactado

O turismo capixaba, que teve o melhor verão dos últimos 10 anos, sofre o forte impacto da paralisação da polícia no Espírito Santo, atingindo de forma significativa o setor de hotelaria. De acordo com dados do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, desde domingo a taxa de cancelamento de reservas tem aumentado cerca de 20% ao dia. Os prejuízos para a economia capixaba são incalculáveis.

MARCUS Frizzera, Fidelis Padilha e Wander Porto da Silva (Cloves Louzada)
MARCUS Frizzera, Fidelis Padilha e Wander Porto da Silva
(Cloves Louzada)

 

Paciência de monge

Restam poucas vagas para o retiro de Carnaval do Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, de 24 a 28 próximos. A rotina começa às 4h20 com meditação, seguida por cerimônia, mais meditação e atividades coletivas, como preparar almoço, limpar os templos e lavar banheiros. A culinária do mosteiro é ovo-lacto vegetariana e só são permitidas roupas compridas e folgadas. Com todo respeito, mas o programa tem jeito de ser até irritante com tanta paz.

 

Importação suspensa

Vitória temporária na luta contra a importação de café do Vietnã: em reunião com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, representantes do Estado garantiram que há estoque de Conilon e não há motivos para comprar café estrangeiro. O ministro adiou a decisão até que os números sejam apresentados, juntamente com Bahia e Rondônia. Comprovado o estoque, a importação será descartada. O Espírito Santo é o maior produtor de Conilon do País, e a cafeicultura envolve diretamente mais de 400 mil capixabas.

 

Dicas de segurança

Instrutor da Swat, o capixaba Marcos do Val dá dicas de segurança: “Primeira coisa é manter a calma e ficar com a cabeça fria. Só saia de casa se for estritamente necessário. Evite ir sozinho e com seu carro, dando preferência para táxi ou Uber. Importante também não compartilhar informações que não sejam verdadeiras, podendo tirar atenção de um pedido real de socorro. Nunca reaja!”, orienta. Vamos orar!

 

Musicoterapia

Um dos tratamentos que pode ser utilizado no Transtorno do Espectro do Autismo, apresentando bons resultados, é a musicoterapia. O neurologista Thiago Gusmão diz que a técnica auxilia no desenvolvimento de talentos e habilidades. “A música pode melhorar a comunicação, a criatividade e a capacidade de interação social, principalmente se associada a outros tratamentos em casa e na escola”, reforça. A música boa melhora, sempre, tudo!

MARI Togneri e Tiago Paganini (Ciro Trigo)
MARI Togneri e Tiago Paganini
(Ciro Trigo)

 

Malhação caseira

Ao ver alunas reclamando de ficar em casa comendo o dia todo e aflitas para voltarem à malhação, educadora física de Vila Velha marcou uma aula de dança online ao vivo pelo Facebook. Mais de 100 participaram. É o mundo hoje.

 

Lixo nas ruas

Com as prefeituras da Grande Vitória fechadas – e a maioria dos serviços suspensos –, o lixo tomou conta das ruas e calçadas, aumentando a proliferação de mosquitos e entupindo bueiros. Que o sufoco imposto à população seja um alerta a quem dirige os destinos – que gelada! – do cidadão de bem.

 

 

Em movimento

Sedentarismo aumenta o risco de demência tanto quanto genética. Pior ainda: de acordo com um estudo canadense, a falta de atividade física pode anular o efeito protetor dos genes. Eu, hein! Vou subir e descer escadas ali e já volto!

Artigo anteriorColuna de 09 de fevereiro
Próximo artigoColuna 11 de fevereiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here