A Palavra

Para começar bem a semana: “Bem-aventurados os que guardam o juízo, o que pratica justiça em todos os tempos. Lembra-te de mim, Senhor, segundo a tua boa vontade para com o teu povo; visita-me com a tua salvação. Para que eu veja os bens de teus escolhidos, para que eu me alegre com a alegria da tua nação, para que me glorie com a tua herança”. (Salmos 106:3-5)

Eles nas redes sociais

“Ano que vem a galera de 2000 vai se tornar maior de idade.”

@indieologia. Surpreendente essa lógica! Assim estão as redes sociais. Há exceções.

***

“Me respeita que eu tô na internet desde a época que o computador branco ficava amarelado e tinha que botar capa no teclado depois de usar.”

@danilo_sanches

 

LOIRA x morena. Dayana Santos e Cristiane Rocha
(Cloves Louzada)

 

Libera geral

Com a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe, que terminaria sexta-feira, mas agora segue até 9 de junho, devido à baixa procura, a pergunta que fica é: por que o Ministério da Saúde não amplia o público-alvo? O infectologista Paulo Peçanha diz que o prazo de validade da vacina deve vencer em novembro e não faz sentido sobrar ou jogar fora as doses. “Antes, porém, vale insistir no grupo de risco, principalmente as gestantes, que tiveram muitas complicações e até mortes no passado. Ainda dá tempo de imunizar”, alerta.

***
O infectologista Crispin Cerutti Junior concorda ser fundamental resgatar os grupos mais vulneráveis. “Mas se o governo federal tiver uma logística eficaz e um estoque grande o suficiente, seria o caso de disseminar a vacinação. Pessoas em todas as faixas de se beneficiariam, pois há indicação para toda a população”, afirma.

 

EM NOITE de lançamento literário, o governador Paulo Hartung entre Matheus Leitão, autor do livro “Em Nome dos Pais”, e a mãe dele, Miriam Leitão
(Leonardo Duarte/Secom)

 

Doe calor

Um cuidado com o próximo que aquece o corpo e a alma, numa campanha que circula na rede e a coluna se junta a ela, fazendo um pedido especial aos nossos leitores. Separe as roupas de frio e cobertores que não usa mais, lave e deixe no carro, na bolsa, numa sacola. Nos dias de frio, quando se deparar com moradores de rua que não têm agasalho, doe! Uma ação humana que não custa nada para nós e diminui o sofrimento do próximo.

 

Videomonitoramento

A Central de Videomonitoramento da Guarda de Vitória opera e monitora atualmente 160 câmeras espalhadas por 50 bairros da capital, o que daria apenas três câmeras por região – pouco! –, sem contar que nem todas estão funcionando. Hein? Os aparelhos fazem o acompanhamento do trânsito, a parte da segurança e o funcionamento do Botão do Pânico na proteção a vítimas de violência doméstica. Para fazer um comparativo, Vila Velha tem 198 câmeras, Cariacica, 109, e Serra 159 equipamentos.

 

Boom imobiliário

Em Guarapari, existem hoje centenas de placas de vende-se nos imóveis, mas os preços seguem altos e pouco é negociado. Corretor diz que muitos adquiriram apartamentos lá como forma de investimento e que, com o bolso apertado, chegou a hora de tentar ver a cor do dinheiro. E o preço de morro abaixo! É hora de comprar. Não vai demorar para o mercado se ajustar!

 

Comida x enxaqueca

Café, chocolate, queijos, álcool, salaminhos e realçadores de sabor são os alimentos que mais causam dores de cabeça, comprovado cientificamente. “O fato de um grande número de pessoas ter enxaqueca depois de comer determinado alimento não quer dizer que isso ocorrerá com todo mundo”, destaca a neurologista Norma Fleming. Para encontrar o vilão, só mesmo ficando muito atento ao que não cai bem.

 

MAGALI Magalhães, Camila Lima e Mônica Pretti Haynes na Praia do Canto
(Cloves Louzada)

 

Arte japonesa

O Centro Cultural Sesc Glória trará para o Estado o curso História da Arte Japonesa: Gravura Ukiyo-e, com a professora e artista plástica Madalena Hashimoto, sexta-feira e sábado. A gravura japonesa é compreendida em particular como meio xilográfico, sendo sua mais célebre forma a ukiyo-e e suas cores. A técnica se concentrou nos templos até que, com a paz duradoura sob o domínio dos samurais da casa Tokugawa, floresceu nas mãos de pintores.

 

Vai ter prêmio

Nos últimos 28 anos, o Prêmio da Música Brasileira vem contemplando novos talentos e nomes consagrados. No meio dessa turbulência que o País atravessa, porém, não conseguiu um parceiro patrocinador que lhe apoiasse em 2017. Mas a campanha #VaiTerPrêmioDaMúsica conseguiu arrecadar fundos junto à comunidade artística e o evento será dia 19 de julho, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo Ney Matogrosso como o grande homenageado.

CIRCUITO

 

ATUAL. Nos anos 1970, Chacrinha, o “Velho Guerreiro”, usava uma máxima em seu programa de TV, que se mantém até hoje: “Quem não se comunica, se trumbica!”.

 

ANDRESSA e Fernando Amorim esperam para novembro a primeira filha, que se chamará Ana Laura.

 

RITA Rocio Tristão recebe hoje, das 9h às 17h, para Open House Casa Cor, no Porto de Vitória, com palestra sobre a junção de tecnologia e design, comandada pela jornalista Marcia Carini, apresentadora da TV Casa Cor.

 

SERÁ na Galeria Homero Massena, hoje, às 19h, o lançamento do livro “Colônia”, de autoria do artista Gui Castor e edição de Júlio Martins, com direito a palestra sobre a publicação.

 

ROSE e Marianna Faé convidam para o Wedding Day – O Evento, dia 7 de junho, na Prima Villa, Praia do Canto.

 

O CANTOR sertanejo Rodrigo Guerra, capixaba de coração radicado em Mantenópolis, lançou carreira solo recentemente, contando com a participação do renomado maestro Pinocchio, e agitou Pancas, na festa que comemorou os 54 anos de emancipação do município.

 

MAIS de 97% dos computadores afetados por recente cyberataque mundial usavam Windows 7. Isso é uma novidade, porque até então todos os especialistas em segurança digital estavam alertando de que o principal alvo eram máquinas com Windows XP.

 

O PROJETO Educação Patrimonial Santa Teresa oferece uma série de oficinas e palestras para estudantes, educadores e comunidade em geral na Casa da Cultura de Santa Teresa e na sede do Arquivo Público, em Vitória, até outubro deste ano. As inscrições são gratuitas.

 

A BIBLIOTECA Municipal Adelpho Poli Monjardim recebeu uma doação literária em formato acessível da Fundação Dorina Nowill para Cegos. São 31 livros em braille e 11 em áudio book, num total de 42 exemplares.

 

O FESTIVAL do Vinho de Domingos Martins abre a temporada de eventos nas montanhas mais cedo este ano, sendo realizado de 3 a 10 de junho, no Rancho Lua Grande.

 

EM MEIO à confusão que toma conta de Brasília, cinco telas coloridas, do mineiro radicado no Espírito Santo Rogério Mariano, são um alívio à tensão do dia a dia no Espaço do Servidor, na Câmara dos Deputados. A mostra “Abstração” tem curadoria de Marcelo Soares Mariano e fica exposta até 28 de junho.

 

“CASA de Bituca” é o nome do disco de Hamilton de Holanda Quinteto que acaba de chegar às lojas e à internet pela gravadora Biscoito Fino, com clássicos de Milton Nascimento.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorLEGADO de Christian Dior
Próximo artigoHumberto Gessinger canta sucessos dos Engenheiros
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here