PÉROLAS

 

“O melhor programa econômico do governo é não atrapalhar aqueles que produzem, poupam, investem, empregam, trabalham e consomem.”

Frase do grande empreendedor Barão de Mauá, apontada pelo empresário capixaba Neto Soares.

 

“Quem utiliza bicicleta para tudo é um herói urbano. Motorista não respeita ciclista, as ciclovias começam e terminam do nada. Elas estão localizadas principalmente em áreas de lazer, faltam pontos dentro dos bairros.”

Luciene Gozzer, do Movimento Ciclistas Vila-velhenses, que já foi atropelada por um carro que ultrapassou o sinal.

 

“Racismo é questão de afeto.”

Lázaro Ramos, ator, sobre seu primeiro livro, “Na Minha Pele”, que trata de questões de raça no Brasil a partir de suas histórias pessoais.

 

“Não existe evento ruim e caro. O que existe são oportunidades perdidas de fazer networking.”

Da consultora empresarial Lygia Pontes.

 

A BELA modelo capixaba Larissa Salles, da MB Models, que acaba de iniciar a carreira internacional e está morando em Mumbai, a Hollywood da Índia
(Hitesh Vyas)

 

 

Eles nas redes sociais

“Eu só aprendi uma lição em 28 anos: antes de morrer, passe imóveis e bens pro nome dos seus filhos. Inventário é caro e leva anos.”

@_nana. Verdade!

***

“A lei certa deveria ser que todo filho de quem decide nosso futuro fosse obrigado a estudar em uma escola pública sem cursinho particular.”

@Anitta

  

NOSSA DICA

 Os patins

Daqui a pouco já é verão e isso aqui dá praia.  A Farm se uniu com a Rye – fabricante nacional de patins e acessórios – e lançou modelos para lá de fashion. Os “quad skates” ganharam visual renovado com estampas que mudam a cada coleção. Os patins fazem parte da linha “Quero”, que inclui acessórios para bicicletas, skates e até prancha de surfe, essas muito floridas. Com as sempre antenadas capixabas, que aderiram firme à onda da patinação, a tendência promete ganhar os calçadões de Camburi e Praia da Costa muito em breve!

 

O FLORIDO RyeFarm
(Divulgação)

 

 

Aquaviário

O projeto de implantação do sistema aquaviário como alternativa de transporte para quem transita por Vitória, Vila Velha e Cariacica perdeu o sentido, diz o secretário de Estado de Transportes e Obras, Paulo Ruy Carnelli. “Com a construção das Segunda e Terceira pontes e ampliação do transporte coletivo, ele perdeu lugar. Precisamos buscar uma forma atrativa para o sistema voltar a existir e pensar uma forma de tornar viável para o Estado e para o usuário”, explicou.

 

Procura-se beija-flor

A escultura de Augusto Ruschi “O Beijo”, na Pedra da Cebola, em Vitória, continua sem o beija-flor, que foi roubado em dezembro de 2016, pela segunda vez. A imagem, que é uma homenagem ao ecologista e naturalista, permanece incompleta em um dos cartões-postais da capital. Será que a prefeitura está ciente do desaparecimento?!

 

Puxa uma cadeira!

A tênue linha entre a atenção e a inconveniência é ultrapassada por alguns donos de restaurantes na Ilha. Há os elegantes que conseguem, com maestria, marcar presença entre as mesas e prestigiar os clientes na medida. Mas tem os que se sentam à mesa e ficam ali conversando a noite toda, sem se dar conta, por exemplo, se é um casal em encontro romântico ou um jantar de negócios! Ou puxam assunto quando o cliente está com pressa no almoço.

 

Ifes no Centro

Uma área de quase 3 mil metros quadrados no centro de Vitória, onde se pretendia construir um shopping popular – lembra?! –, foi vendida em 2012 para a Primeira Igreja Batista de Vitória por cerca de R$ 2,4 milhões. A área, agora, possui uma placa dizendo pertencer ao Ifes. Vem coisa grande na área de ensino por aquelas bandas.

 

OS CASAIS amigos Paulo Abib-Penélope e Viviane-Welington Pioto comemorando o amor em festa na Ilha
(Cloves Louzada)

 

Casal empreendedor

O mito de que casais não devem empreender juntos pode ter impedido muitos negócios bem-sucedidos. A psicóloga Martha Zouain diz que o que determina o sucesso não é o tipo de vínculo existente entre os sócios, mas sim, a qualidade desta interação. “O casal precisa estar muito atento ao que pode comprometer resultados e se disciplinar diariamente para estar no controle da situação. Foco no resultado e respeito”, orienta.

 

Calçada da Fama

O Espírito Santo terá uma calçada da fama para homenagear os esportistas capixabas, atletas e ex-atletas, técnicos e ex-técnicos, além de profissionais da imprensa. Os registros das mãos, pés e autógrafos serão sempre no dia 19 de fevereiro de cada ano. No primeiro ano de vigência da norma, serão 10 homenageados; no segundo ano, 5; e a partir do terceiro ano, no máximo três. A regulamentação caberá ao governo do Estado.

 

Arte de receber

Reunir amigos e familiares em casa se tornou hábito frequente do capixaba. “Outros espaços além da sala têm ganhado status na hora de receber. As varandas e áreas externas estão em alta e cada vez mais convidativas. Madeira, linho e couro são boas opções para incrementar os ambientes, que ficam acolhedores e confortáveis”, diz a arquiteta Cristiane Locatelli.

 

Crianças no Uber

Muitos pais estão usando o Uber para transportar seus filhos quando não conseguem sair do trabalho ou de um compromisso, seja para ir à escola, a uma aula no meio da tarde ou mesmo para dar uma volta no shopping. No entanto, a prática está em desacordo com a política de uso do Uber: menores de 18 anos somente podem embarcar com um responsável. O motorista que descumprir a regra pode perder a conta.

 

Anarriê

Dá para faturar nos meses de junho e julho, marcados pelas famosas festas de São João, que vão além da gastronomia típica. No setor de vestuário são produzidos chapéus, camisas xadrez, vestidos, lenços etc. e tal. Uma costureira em Vila Velha, que trabalha com fantasias, diz que a procura é muito grande e nessa época as vendas costumam dobrar, junto com o lucro.

 

Cautela com consignado

Cada vez mais usado por aposentados, pensionistas e funcionários públicos, o empréstimo consignado pode descontrolar as finanças e só deve ser contratado em situações emergenciais. Há muitas falhas e falta de clareza nas informações ao consumidor, que acaba assinando o contrato sem saber ao certo o impacto em suas contas. As parcelas são descontadas diretamente do salário ou pensão do tomador do empréstimo.

 

Dados expostos

Seu nome e de algum amigo provavelmente estará lá, com respectivos endereços residenciais, telefones e e-mail a quem interessar. O site “Telefone.ninja”, que se diz ser “A maior base de dados telefônicos online”, é ilegal e fere os princípios do Marco Civil da Internet, que impede a divulgação de dados pessoais sem o consentimento do seu titular. Todos foram repassados por operadoras. Pelo menos existe a opção de pedir a remoção do nome…  Absurdo!

 

Cartas ao Papa

No próximo dia 29 é comemorado o Dia do Papa e, para felicitá-lo, o Vaticano orienta que o contato seja feito por meio postal. Como o papa Francisco não possui endereço de e-mail público, cartas e encomendas devem ser enviadas pelo correio. Todas as cartas recebem resposta na mesma língua. Anote o endereço: Sua Santità Francesco, 00120 Ci

Artigo anteriorColuna 17 de junho
Próximo artigoO FLORIDO RyeFarm
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here