PÉROLAS

 

Estamos trabalhando para tornar nossas leis mais modernas, eficazes e, acima de tudo, mais próximas da população capixaba.”

Do deputado Marcelo Santos, coordenador do Revisa Ales, que tem o objetivo de levantar todas as normas no Estado, divulgar as leis que não estão sendo aplicadas e revogar as que estão em desuso.

 

“A reforma tributária hoje equivaleria em importância ao Plano Real e seu impacto positivo na economia brasileira na década de 1990.”

Da economista Ana Carla Abrão, em palestra em Vitória.

 

“Estamos vivendo um grande ‘big brother’ para ter uma sensação de segurança.”

Selma Migliori, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), dizendo que só de câmeras particulares na região metropolitana de Vitória há cerca de 80 mil (uma para cada 23 a 25 habitantes).

 

“Falta de retorno em saúde, educação e segurança, proporcional ao que se paga, é o grande incentivo à sonegação de impostos.”

Juarez Soares, auditor fiscal.

  

A ELEGÂNCIA de Lara Brottas
(Cloves Louzada)

 

 

Eles nas redes sociais

“Eu posso ter lá meus defeito mas sou um piloto de guarda-chuva muito empático e prudente”

@chinisalada

***

“O Brasil piorou bastante desde que trocaram ‘obrigado’ por ‘gratidão’.”

@renan_damasceno

 

NOSSA DICA

 Volcano Bay

Quer dar uma fugidinha com a família para Orlando e descansar a cabeça do zum-zum-zum político-econômico do Brasil? O verão já chegou no Hemisfério Norte e as férias de julho estão quase começando para muita gente aqui no Estado. Sugestão: o Volcano Bay, novo parque aquático do Universal Orlando Resort, principal inauguração do complexo para esta temporada.
Ele foi inspirado na cultura do Pacífico Sul, repleto de cadeiras ao redor da praia artificial, que reproduz as águas cristalinas da Polinésia. Há restaurantes e bares com drinques e, ao longo de toda a área, 18 brinquedos, entre toboáguas de diversas alturas, curvas e cores, além de uma impressionante montanha-russa aquática, quedas d’água e correntezas artificiais, entre outros frios na barriga.

 

VOLCANO. Em vez de lava incandescente, a queda d’água Ko’okiri
(Divulgação)

 

 

Epa!

Em São Paulo, o Procon fez uma operação em 23 restaurantes e encontrou irregularidades em sete badaladas cozinhas! Alguns dos locais notificados têm sempre frequência de capixabas: Fogo de Chão, Moema (feijão e peixe vencidos); Paris 6, Jardins (5kg de linguiça fora do prazo); La Pasta, dentro do Eataly (130kg de Nutella vencidos); e Terraço Itália (produtos já em uso sem informação da data de abertura da embalagem). Alô, Procon de Vitória! É preciso checar por aqui também!

 

Mulher motociclista

No maior estilo, elas sobem na moto rumo a estradas e aventuras. É o Movimento Mulher Motociclista, que tem a professora Rayana Schneider como participante. Ela saiu de Nova Venécia para prestar um concurso em Brasília em sua Yamaha MT 07 de 700 cilindradas, em mais de 5 mil quilômetros. “O desafio maior foram as tempestades”, disse ela, que prepara uma viagem maior para julho.

 

Bons ventos

Em cinco anos, são esperados investimentos de R$ 52,5 bilhões e 20 mil novas vagas de trabalho no Espírito Santo. O maior volume é na área da indústria, que totaliza 96,6% da carteira. O presidente da Findes, Marcos Guerra, diz que é hora de investir em bons cursos técnicos, pois mais da metade das vagas das indústrias é voltada para esses profissionais. Em Aracruz, por exemplo, uma estrutura no Senai atende ao estaleiro Jurong.

 

AS AMIGAS Sonia Lessa Schneider e Denise Gazzinelli Cruz no happy hour da Acaps
(Cloves Louzada)

Espalhem a notícia!

Já que liberaram o FGTS das contas inativas, contador de Vitória sugere liberar a grana do Fundo 157, que está retido nas mãos dos bancos. Além de ser de direito dos contribuintes que utilizaram parte do Imposto de Renda (IR) para aquisição dessas cotas, a liquidação do fundo seria mais um reforço para a economia. “É um dinheiro travado há anos, é nominal, tem pessoas que nem sabem da existência dele”, afirma. Cadê ?!

 

Proibida de votar

Uma moradora inadimplente foi impedida de participar e de votar na assembleia do condomínio. O administrador Marcio Rachkorsky diz que ela não pode ser impedida de participar ou de assinar a lista de presença, já que é proprietária de um imóvel e tem o direito de saber o que se passa no edifício. “No entanto, não pode votar na tomada de decisões”, alerta.

 

Relacionamento nutrido

As brasileiras investem mais no relacionamento amoroso do que os homens, aponta pesquisa do Instituto Casal. Mas a sexóloga Sirleide Stinguel alerta que essa tarefa deve ser de ambas as partes, pois se somente um parceiro busca nutrir o relacionamento, acaba se cansando. “Pequenos gestos do dia a dia fazem toda a diferença na história do casal. É fundamental que os dois tomem para si a responsabilidade de, mesmo na correria, fortalecer a relação, numa via de mão dupla”, disse. Receita fácil, numa viagem com curvas e freios! É ligar o desconfiômetro!

 

Fantasma camarada

José de Anchieta foi sepultado em 1597, na igreja do colégio jesuíta São Tiago, em Vitória, onde hoje funciona o Palácio Anchieta. Escavações localizaram o túmulo dele, dentro do prédio, e atualmente o local é aberto para visitação. Os ossos não estão mais lá, mas reza a lenda que o fantasma dele anda pelos corredores e bate as portas mesmo trancadas. Ex-funcionária diz que nunca conseguiu trancar a porta do quarto de hóspedes, que sempre abre sozinha. Hein?

 

Feira LGBT

A Casa do Cidadão, em Vitória, foi o local escolhido para a Feira Cultural LGBT, quarta-feira. Serão expostos trabalhos como livros, zines, desenhos, quadros, comidas, apresentações e artesanatos. Nara Borgo, secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, diz que o evento dará visibilidade ao Dia Internacional do Orgulho LGBT. “Fazer isso por meio da arte e cultura protagonizadas por essa parcela da população contribui muito no enfrentamento à LGBTfobia”, afirma.

 

Supermercado do futuro

A Amazon.com acaba de comprar uma das maiores redes de varejo alimentício dos Estados Unidos, a Whole Foods Market. Isso significa que, dentro de alguns meses, no máximo 1 ano, a experiência de consumir comida fresca vai ser um divisor de águas. Consumidores podem esperar o fim dos caixas nos supermercados ou pedir para entregar em casa via Instacart. É o mundo hoje.

 

Estresse generalizado

E bota generalizado nisso! A pressão e a correria no dia a dia geram vários distúrbios, como o estresse. De acordo com o psicólogo Enéas Lara, o problema passou a pertencer ao domínio popular, como se estar estressado fosse algo comum. “Na verdade, é uma patologia que provoca descargas adrenérgicas inadequadas, provenientes das tensões no trabalho, das dificuldades na fluidez das tarefas e da frustração pelo não alcance dos objetivos. Às vezes, eles até são alcançados, mas a um alto custo de desgaste das relações”, ressaltou.

Artigo anteriorVolcano Bay
Próximo artigoColuna 26 de junho
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here