PÉROLAS

 

“Às vezes a pessoa quer passear, quer aprender a mandar uma mensagem pelo smartphone ou quer se modernizar entrando no mundo das redes sociais, mas não tem quem a ajude.”

Do engenheiro desempregado Aloísio Melo, que lançou o serviço de “neto de aluguel” na Grande Vitória, focado na ajuda de jovens a idosos. A maior procura é de senhorinhas. Neto de aluguel? Gênio!

 

“Pais que dão excesso de presentes geram mendigos emocionais.”

Do psiquiatra Augusto Cury.

 

“Temos uma ‘casta política’ apática em relação à sua população.”

Do professor de filosofia da USP Vladimir Safatle.


A BONITA Juliana Morgado pelas lentes de Cloves Louzada

 

 

Eles nas redes sociais

“Eu tenho uma regra muito séria na vida que é: você nunca diz pra alguém que você acha feio – o filho / – o animal de estimação / – a tatuagem dela”

@RainhaDosGato

***

“Faltam letras de música sobre a verdadeira paixão do ser humano, que é dormir sem ter hora pra acordar.”

@danilo_sanches

 

 

NOSSA DICA

 Ombros estruturados

Um dos grandes negócios no planeta gira em torno de para onde aponta a moda feminina. Revistas, sites e jornais internacionais seguem apostando nas tendências mostradas em maio último, nas passarelas primavera-verão 2018. E um dos focos, entre as dezenas de peças desfiladas, é nos ombros mais estruturados, uma silhueta marcada por mangas bufantes ou ombreiras, discretamente relembrando os anos 1980. O visual surge tanto em peças de alfaiataria como em produções de festas. O que se ouviu muito recentemente sobre isso é que quem tem ombros largos deve se ligar para não ser vista como alguém de outro tempo.

 

LOOKS dos desfiles da Balenciaga, DKNY e Gucci
(Divulgação)

 

 

Hoje

Formado por meninas de 13 a 20 anos, o Coral Mädchenkantorei, da Arquidiocese de Paderbon, Alemanha, se apresenta na missa das 11h na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa, em Vila Velha, e, às 18h, na Catedral Metropolitana de Vitória.

***

Marília Mendonça, um dos principais nomes do sertanejo universitário, faz show em Castelo, com portões abertos a partir das 15h e expectativa de receber mais de 8 mil pessoas, segundo o produtor Léo Paiva. Toda a renda da praça de alimentação será destinada à Santa Casa de Castelo.

***

Vai começar a temporada das eliminatórias de samba-enredo das escolas para o Carnaval capixaba 2018. A Unidos de Jucutuquara fará a sua primeira no clube Álvares Cabral, no bar Mangueirão, a partir das 17h. E a escola avisa que este ano tem uma bela safra!

 

AS AMIGAS Valquíria Cheim, Rosane Loureiro e Penha Coser em festa na Ilha
(Márcio Guimarães)

 

 

Música nas comunidades

A Faculdade de Música do Espírito Santo tem atuado como ferramenta de transformação social. Ex-aluno da Fames, Eduardo Lucas, que veio de comunidade carente da Grande São Pedro, em Vitória, é hoje maestro e cursa mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “As possibilidades de seguir por um mau caminho são inúmeras, mas encontrei na música uma oportunidade de algo bom para a minha vida”, disse.

 

Filme antigo

Vila Velha está tomada por buracos, grande parte devido às chuvas. Em toda a orla, principalmente de Itapuã, passando por bairros como Gaivotas e Novo México, as ruas estão esburacadas. Já que a prefeitura não tapa, os moradores estão se virando para colocar objetos que identifiquem as crateras, evitando acidentes. Isso há pelo menos duas décadas! A coluna tem isso registrado. Mas sem cansar! Ligado aí, prefeito?

 

Ladrilhos

Igrejas como Catedral de Vitória, São Gonçalo e Nossa Senhora da Conceição de Viana têm em comum os pisos com ladrilhos hidráulicos, em que cada peça é produzida individualmente, à mão, numa riqueza de detalhes e com mosaicos mais diversos. E essa tradição está bem preservada. Em Cachoeiro de Itapemirim existe a fábrica mais antiga ainda em atividade no Estado, a Ladrilhos Grafanassi, desde 1927.

 

Escola Ritalina

Repercutindo nota sobre escolas particulares que andam recomendando aos pais darem Ritalina aos alunos mais agitados, o neurologista Lourenço Freitas é completamente contra a indicação. “É uma medicação perigosíssima, que pode trazer dependência e alterações psicológicas graves, como a psicose. É a última coisa que se pode fazer, mas, infelizmente, está na moda. É caso de polícia!”, avisa.

 

Capital invisível

Inspirados em iniciativas que deram certo em outras cidades, alunos da Ufes criaram o projeto “Vix Invisível”, com a proposta de divulgar história de moradores em situação de rua em Vitória, por meio de site, redes sociais, livros, vídeos e pesquisa. Davi Alvarenga, um dos idealizadores do projeto, diz que muitos ficam felizes de falar com eles. “A maioria quer emprego e uma casa. Futuramente queremos levá-los até a prefeitura”, disse.

 

Etiqueta profissional

No recém-lançado “Chic Profissional: Circulando e Trabalhando num Mundo Conectado” (R$ 49,90), Gloria Kalil diz que a regra de ouro é reparar nos hábitos da empresa e da hierarquia. Evitar intimidades com chefe e colegas, não expor problemas pessoais, usar roupas discretas em ambientes tradicionais, participar dos eventos sociais e ter bom senso nas redes sociais são outras dicas da consultora.

 

Cadastro obrigatório?

O Procon Estadual diz que o consumidor não deve se sentir pressionado a preencher ficha cadastral ou ser impedido de realizar uma compra diante da negativa em fornecer os seus dados pessoais. Quando fornece seus dados, poderá receber promoções daquela loja, ou descontos em programas de fidelidade. É aceitar ou negar ceder seus dados.

 

Ai, meus sais!

A quantidade de sal indicada para pessoas saudáveis é uma colher de chá rasa por dia. Mas o endocrinologista e nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia Antônio Elias diz que o tipo da dieta também depende do quadro de saúde de cada paciente. “Os diversos tipos de sal, como o rosa, não apresentam diferença em relação à quantidade de sódio, mas alguns são mais saudáveis por terem outros tipos de componente”, avisa.

 

Energia do sol

Somos a bola da vez no setor de energia solar. A área exposta ao sol no nosso território é enorme e os números falam por si: este ano, serão investidos R$ 4,5 bilhões no País. Apesar disso, o governo Temer suspendeu o leilão de energia solar em cima da hora. Enquanto o mundo trabalha em função de fontes renováveis, o Brasil engatinha vergonhosamente – mesmo com grande parcela da população isolada das redes de fornecimento, ou sem ter como pagar caro pela energia hidrelétrica. Um crime não haver uma política de incentivo à energia solar.

 

Peruca de Sinatra

Antes da queda de cabelo ser notada pelo público, Frank Sinatra reuniu seu cabeleireiro e empresários para elaborar uma peruca. Houve um grande processo para que o cantor começasse a usá-las, em três tamanhos, para fingir que o cabelo era natural.  Usar peruca é para craque. É quase impossível disfarçá-la. O apetrecho é risco fácil de ridi

Artigo anteriorLOOKS dos desfiles da Balenciaga, DKNY e Gucci
Próximo artigoColuna 17 de julho
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here