A Palavra

Para começar bem a semana: “Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer-vos o seu povo. E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito. Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez”. (1 Samuel 12:22-24)

 

Eles nas redes sociais

“20 reais é o novo 5.”

@bqeg, sobre a implacável inflação brasileira.

***

“Tem pessoas que criam suas próprias tempestades e depois ficam triste quando chove.”

@JhPorchat

 

SIMPLES assim. O modelo Dênnis Velozo num Armani azul Klein
(Wanderson Lopes/Maison Libanesa)

 

 

Tristeza…

A semana que passou foi de mais graves acidentes com mortes nas BRs 101 e 262, envolvendo carretas, carros de passeio e muitas famílias destroçadas pelas tragédias – na Serra, em Rio Novo do Sul e na divisa entre Viana e Domingos Martins. E assim tem sido. Qual será o de hoje? Nenhuma autoridade se mexe para uma saída em nome da vida e continuamos arriscando nossa segurança cada vez que pegamos a estrada.

 

Hora extra

Incompatibilidade de agendas. Lei municipal que entrou em vigor este mês determina que, em Vitória, estabelecimentos com público, como restaurantes e supermercados, só poderão ser fiscalizados fora do horário de funcionamento. Mas às 18h se encerra o expediente da maioria dos quase 100 agentes, inviabilizando, por exemplo, a fiscalização em supermercados que abrem ao público das 8h às 23h. “E quem é que vai nos receber com as portas fechadas?”, questiona fiscal, alegando que a medida engessou totalmente as ações.

 

Fábrica de sonhos

O mercado de festas já registra neste segundo semestre um aumento de 40% frente ao primeiro. André Rosa, do grupo Le Buffet, diz que, independente da situação, temos que continuar sonhando e comemorando. “Muitas empresas que cancelaram no ano passado voltaram a remarcar. A agenda 2017 está praticamente fechada nos finais de semana”, disse ele, que acaba de lançar o Le Buffet Garden, na ES-010, Serra, com a proposta de cerimônia de casamento e recepção no mesmo lugar, em ambiente aberto e ao pôr-do-sol. “É tendência mundial”, disse-nos.

OS AMIGOS Marlon Vianna e Janine Manhães na festa de Júnior Vieira
(Milton Martins)

 

Nem um poço a mais

Este é o nome da campanha da Federação dos Órgãos para Assistência Social e Educacional, que lançou o edital “Mais vida, menos petróleo”, focado em mulheres que possuem projetos de resistência contra a cultura petroleira. As inscrições são feitas por meio de preenchimento de formulário disponibilizado no site da Fase, que deve ser enviado por e-mail até 28 de agosto. Que o petróleo é parte significativa da nossa economia é fato, mas é fundamental atentar para o que o mundo anda fazendo em busca de energias e combustíveis alternativos.

 

Ampliação do Sesi

Durante solenidade de inauguração das obras de reforma e ampliação do Sesi-ES de Linhares, o governador Paulo Hartung disse que o maior desafio é avançar na educação e instrução dos jovens. “Em plena crise que castiga o País, estamos inaugurando uma obra de R$ 20 milhões em uma área que é prioritária. Esses recursos estão aplicados na capacitação e instrução dos nossos jovens capixabas”, avalia.

 

Preferida deles

A blefaroplastia, procedimento que elimina o excesso de pele e gordura das pálpebras, é a cirurgia plástica preferida do público masculino. Segundo o cirurgião plástico Fabio Zamprogno, os homens têm buscado cada vez mais uma aparência jovial, especialmente após os 40 anos. “Outra cirurgia bastante demandada, principalmente a partir dos 25 anos, é o transplante capilar”, complementa.

AS ELEGANTES Karla Leal e Anandréia Zerbone
(Vitor Martins)

 

Solução para o nó

O engenheiro civil Luiz Carlos Menezes propõe a implantação de mais uma faixa em cada sentido da Terceira Ponte e o pedágio cobrado somente no trecho de Vila Velha a Vitória. “Não vai gastar muito dinheiro, é uma solução operacional. Mediante o estudo do problema, cheguei à conclusão de que a Terceira Ponte comporta seis faixas de tráfego, sem a necessidade de obras”, disse. Alô, autoridades!

 

Merece um filme!

Um dos maiores brasileiros de todos os tempos, Santos Dumont morreu há 85 anos, em julho de 1932, e ainda não ganhou um filme ou série digno de sua fascinante vida. O inventor mineiro criou o avião, o dirigível, o primeiro hangar do mundo, o chuveiro de água quente e o relógio de pulso, que pediu para seu amigo Louis Cartier desenvolver. Se não valorizarmos nossos personagens, ninguém ao redor do mundo irá!

CIRCUITO

 

AGOSTO será azul para os moradores de Vitória, que terão ações focadas na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, fortalecendo a prevenção de doenças e agravos. Estou nessa! Se é azul, não discuto.

 

MANUELA Fonseca está na Nova Zelândia, num intercâmbio estudantil, com retorno a Vitória programado para dezembro. Para amenizar a saudade, que é muita, a mãe Sandra e a avó Liseta estão ligadas no Skype e WhatsApp.

 

A NOITE “Matador” será na próxima sexta-feira, às 23h, no Toro Black, em Santa Lúcia, com os DJs Guga Prates, Victor Kill, Bruno Matias, b2b e Daniel Neto.

 

A ORQUESTRA Petrobras Sinfônica, sob regência do maestro Carlos Prazeres, fará concerto no próximo dia 12, às 17h, na Praia de Camburi, em Vitória, para celebrar os 60 anos de atuação no Espírito Santo.

 

A ASSOCIAÇÃO Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) busca voluntários para atuar no McDia Feliz, 26 de agosto, campanha que dá suporte à cura do câncer infanto-juvenil. A entidade precisa do apoio para mobilizar e arrecadar recursos que serão destinados à reforma do setor de Oncologia do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória. Quem quiser participar, os contatos são monitoramento@acacci.org.br ou 2125-2972.

 

EM CARTAZ no Cine Jardins, duas estreias diretamente do Festival Varilux de Cinema Francês 2017: o drama “O Reencontro”, com Catherine Deneuve, e a comédia “Tal Mãe, Tal Filha”, com Juliette Binoche.

 

ÉTICO e libertário. Muitas mulheres acima dos 40 anos, que por motivos profissionais ou afetivos optaram por não ter filhos ainda, estão decidindo congelar os óvulos. O procedimento é uma segurança para se, no futuro, quiserem fazer uma inseminação. Isso se a situação financeira permitir. Realmente o mundo anda muito doido! Motivos profissionais se sobressaem à família!

 

VANDA Klabin, historiadora e curadora de arte, iniciou a montagem da exposição “RB, 40 Anos de Arte e Design”, com obras de Ronaldo Barbosa, que será aberta no dia 17 de agosto, no Palácio Anchieta.

 

O PROJETO Educação Patrimonial Santa Teresa vai oferecer, nos próximos dias 4 e 5, as oficinas “Descrição Arquivística e Organização de Acervos” e “Elaboração de Projetos Culturais”, com o professor André Malverdes. As atividades na Casa da Cultura de Santa Teresa são voltadas para estudantes, educadores e comunidade, com inscrições gratuitas.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorO GATINHO da vez
Próximo artigoAniversário de Cris Rocha – 31/07/2017
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here