Eles nas redes sociais

“Eu não consigo mais acompanhar o que acontece no mundo. As mudanças poderiam acontecer à medida que se conseguisse ler o evento anterior.”

@vera

***

“Tentando entender em que momento da vida eu me tornei uma pessoa que acha que acordar tarde é acordar depois das 9 e não depois do meio-dia”

@luanlovato

 

AS ARQUITETAS Lara e Luiza Guimarães
(Cloves Louzada)

 

 Pare no vermelho

Quantas pessoas serão acidentadas ou até mortas pelo contínuo avanço de sinais em Vitória? E não estamos falando nem daqueles casos na madrugada, em que o condutor, por medo de assaltos, não fica parado no semáforo. Eles são frequentes em plena luz do dia, com carros em alta velocidade que ignoram a luz vermelha e cruzam ruas e avenidas movimentadas de veículos e pedestres. Quem está atravessando a rua pode, numa dessas, ser atingido por um irresponsável, que seguirá impune para repetir a atrocidade! Há que se frear esse crime! E há também casos de pedestres que atravessam com o sinal fechado para eles.

 

Plano x particular

É a dura realidade, com raras exceções. Consultas médicas têm sido feitas em tempo curto quando são via planos de saúde, e não pagas como particulares. O número de gritos tem aumentado muito, e com leitores bem zangados. Ainda há tempo de reparo!

 

Fundo eleitoral

Aprovado pelo Congresso para custear campanhas com dinheiro público, o fundo eleitoral bilionário vai reduzir a aplicação de verbas na saúde, diferentemente do que os parlamentares prometeram quando propuseram o novo gasto. No Espírito Santo, duas emendas impositivas foram divididas entre saúde (R$ 52,4 milhões para compra de ambulâncias) e educação (R$ 110 milhões para a Ufes), justamente as áreas que não seriam mexidas.

 

O CASAL Alexandre Carvalho de Mendonça-Patricia em recente coquetel na capital.
(Cloves Louzada)


Em forma

Com 14 atletas, o técnico Aleksandar Petrovic anunciou o retorno do pivô Anderson Varejão, sem clube no momento, em sua lista final da seleção brasileira para as duas primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo de basquete. Varejão foi dispensado em fevereiro pelo Golden State Warriors e segue à espera de uma oferta da NBA que lhe agrade. Os relatos passados à comissão técnica da seleção são de que o capixaba está em ótima forma física.

 

Mutirão

Microempreendedores individuais (MEI) de Vitória que tiveram CNPJ suspenso pela Receita Federal devido à inadimplência ou à ausência de declaração anual, terão um mutirão de atendimento nos próximos dias 20 e 21, na Casa do Cidadão, em Itararé, em parceria com o Sebrae-ES. Caso a pendência não seja resolvida, poderá ter o cadastro cancelado em até 30 dias após a data de 23 de novembro, quando haverá uma revisão da lista pela Receita Federal.

 

Da terrinha

A história do célebre arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, 89 anos, é contata pelo ponto de vista de sua filha Joana, no documentário “Tudo é Projeto”. Visita a Marquise do Patriarca, a Casa do Butantã, a Casa Geraque, a Casa Masetti, o Museu dos Coches, em Portugal, e as obras do Cais das Artes, em Vitória, e do Sesc 24 de Maio, inaugurado recentemente. Na TV, o documentário estreia no “Curta!”, dia 14, às 22h.

 

NA AUDIÇÃO anual do Curso Livre de Piano e Teclado, as professoras Silvânia e Sônia Saadi Barros, filha e mãe
(Cloves Louzada)

 

Meio ambiente

A Assembleia Legislativa decretou e o governador Paulo Hartung sancionou duas datas importantes para o meio ambiente do Estado: Dia Estadual da Biodiversidade, 27 de abril, a ser comemorado no município de Afonso Claudio, Capital Estadual da Biodiversidade; e Semana Estadual de Conscientização à Proteção de Nascentes e Mananciais, a ser realizada, anualmente, na terceira semana de março.

 

CIRCUITO

 

O VERÃO começa no Brasil dia 21 de dezembro, mas o clima político para a população está explosivo. Até porque a conta para o trabalhador sério está muito alta.

 

NILSON Mesquita e sua Regina estão em Las Vegas. Sábado último, aplaudiram o show de Tony Bennett, no hotel-cassino Paris.

 

ROSANA e Sérgio Magalhães curtem Abu Dhabi e Dubai. Também por lá, Cristina Coser.

 

NO RIO, será inaugurado no início de dezembro o Chez Claude, novo restaurante de Claude Troisgros, no Leblon. O diferencial é uma cozinha no meio do salão, com a comida servida em panelas direto à mesa. Sobre aquele cheiro nas roupas dos clientes pelo fogão próximo etc e tal, nada se fala. Conto depois.

 

KIKA Guzzo e o marido Francisco estão na Europa.

 

FAUSTO Longo, brasileiro naturalizado italiano que é senador no País da Bota, soltou essas na Findes, sexta-feira, sobre o Senado de lá: quem atrasar cinco minutos para a sessão paga 100 euros, e a ausência na votação eletrônica custa 500 euros. São 315 senadores e 630 deputados, que usam carro próprio e pagam seus funcionários. Ele confirmou a instalação de uma agência consular da Itália no Espírito Santo, que tem 490 mil ítalo-descendentes – no Brasil, são 30 milhões.

 

A ASSOCIAÇÃO de Moradores do Setor África do bairro Cidade Continental, na Serra, arrecada brinquedos novos para a sua festa de Natal, que terá 300 crianças esperando os presentes do Papai Noel. Quem puder doar, deve levar os brinquedos até hoje na Fabíola Acessórios, Aleixo Neto, Praia do Canto.

 

GIULIANO Castro Filho comemora seus 14 anos amanhã, no Nook Beach Club, em Vila Velha, com uma turma de amigos.

 

A ORQUESTRA Camerata Sesi irá reproduzir seis peças de Antonio Vivaldi no espetáculo “O Barroco Italiano”, com participação do Coro Sinfônico da Fames e de Rogério Wolf, um dos maiores flautistas em atividade no Brasil. Será sexta-feira, às 20h, no teatro do Sesi de Jardim da Penha, com regência do excepcional maestro Leonardo David. Não dá para não ir!

 

O ESTADO de São Paulo autorizou o uso de celulares dentro das salas de aula. Muitos alunos usam os aparelhos para fazer anotações, por exemplo. Por isso, estratégias são necessárias para evitar a distração. Está mais do que provado que os smartphones possuem diversas alternativas que podem ser incorporadas ao ensino.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorPaula Raia para Riachuelo
Próximo artigo2018 terá 12 feriadões para capixabas
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here