Eles nas redes sociais

“As músicas tristes entram pelos ouvidos e saem pelos olhos…”

@ZorGabor

***

“Ninguém evolui realmente sem ter oposição neste planeta.”

Hélio Couto

 

NANDA Portella clicada no centro de Vitória para a empresária de moda Roberta Mello
(Breno Rodriguez)

 

  

Mercado aberto

A Deloitte, multinacional de auditoria e consultoria, fez pesquisa com 750 empresas brasileiras: 41% delas disseram que pretendem aumentar o número de funcionários em 2018 e 61% informaram que pretendem abrir novas unidades ou escritórios.

***

Com a recuperação da economia, ainda que tímida, o presidente do Bandes, Aroldo Natal Filho, diz que as empresas já estão atentas a esse movimento. “A conclusão do aeroporto será um chamariz, assim como as novas rodadas de leilão de petróleo e gás. Se as chuvas se mantiverem, poderemos ter boas safras no interior, criando um ambiente propício aos bons negócios”, avalia.

***
O presidente do Banestes, Michel Sarkis, diz que é necessário o avanço das reformas para acelerar a retomada. “Para médio e longo prazos, acredito que haverá menor proporção do emprego tradicional e maior do empreendimento. A cadeia produtiva será cada vez mais integrada, feita por múltiplos parceiros, em uma teia colaborativa e em rede”, prevê.

 

KAFA e Francisco Junger em espetáculo de boa música
(Cloves Louzada)

 

Revisão

Vai começar a temporada de férias e, antes de botar o pé na estrada, é preciso checar o funcionamento dos automóveis. Mecânico diz que a revisão preventiva inclui a verificação dos níveis de óleo, aditivo do radiador e fluído de freios, além da checagem de cabos, correias e mangueiras. Itens como velas e componentes da suspensão também devem ser verificados por profissionais. E nada de pneu careca, viu?!

 

Ídolo do basquete

Após ajudar o Brasil a vencer a Venezuela por 72 a 60, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete 2019, Anderson Varejão vai passar duas semanas com a família, em Vitória. O ala-pivô, que atuou 13 temporadas na NBA e está sem clube desde fevereiro, foi muito aplaudido. Hoje, a partir das 8h, ele estará com os jovens do seu projeto “Ídolo Social”, no Tancredão.

 

Diversão na chuva

Morar em uma cidade de praia tem suas vantagens, com a maioria das atividades voltadas para a vivência ao ar livre, muitos parques, calçadões e praças para a criançada se divertir. Mas quando chove, o desafio de entreter os pequenos fora de casa é grande em Vitória, com opções restritas basicamente aos shoppings. Com as férias se aproximando e o tempo instável, os pais terão de se desdobrar para manter a garotada longe do tédio.

 

DENISE e Fabiane Giestas em tarde de moda na Praia do Canto
(Cloves Louzada)

 

 

Cultura descentralizada

Neste ano, os editais da Secretaria de Estado da Cultura contemplaram 56 oficinas de capacitação e 380 projetos, oriundos de 49 municípios, totalizando R$ 8 milhões – valor que promete ser ainda maior em 2018. Uma das novidades para o próximo ano é o projeto Orquestra na Estrada, que levará apresentações para o interior, e o concerto Ticumbi, marcado para março.

 

Urna da discórdia

A briga judicial pela presidência do Vasco da Gama mobiliza importantes nomes da advocacia brasileira. Do lado do candidato Julio Brant, estão José Roberto Castro Neves, Reginaldo de Castro (ex-presidente da OAB) e outros. Já na defesa de Eurico Miranda, entrou o escritório do advogado cachoeirense Sérgio Bermudes. A eleição foi realizada em 7 de novembro, mas acabou indo parar na Justiça por suspeita de fraude e ainda não teve uma definição.

 

 

Imagem x memória

O fotógrafo Sebastião Salgado entrou esta semana para a Academia de Belas Artes da França, em Paris, onde vive desde os anos 1960. “Hoje não se faz fotografia, se faz imagem. As pessoas fazem selfies para postar e depois nada é guardado. A fotografia tem um caráter de memória”, disse ele, aos 73 anos.

 

CIRCUITO

 

A ESTÁTUA de Messi foi, pela segunda vez, vandalizada na Argentina. Teria Messi muitos críticos ou seria uma personagem que divide o país? “Não. Lionel Messi é famoso, rico, talentoso e tem uma estátua. Bastam tais coisas para fazer germinar o ódio nascido do ressentimento. Vivemos a era dos ressentidos”, comenta o sociólogo Leandro Karnal.

 

O CARTUNISTA Zappa pintou um afresco ao vivo, durante a premiação Real Café/UCC, retratando em um painel a trajetória da família Tristão. Momento de emoção, com a presença de Jônice Tristão e do governador Paulo Hartung, entre outras autoridades.

 

HOJE é feriado na Serra, Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município, e a data será celebrada durante todo o dia na Serra-Sede, com alvorada, oficio à Imaculada Conceição, missa com as crianças, procissão e missa solene. No encerramento, show com Flávia Dornellas, a partir das 21h.

 

A FINDES divulga hoje, às 15h, em coletiva de imprensa, o “Indústria em Números”, produzido pelo Ideies com os principais indicadores da indústria e economia capixabas. Também estará presente o CFO da ArcelorMittal, Paulo Wanick, que vai falar sobre as ações da empresa para aumento de produtividade, investimentos e geração de emprego para 2018.

 

O NATAL Encantado será apresentado no próximo dia 17, às 17h e às 20h, no Centro Cultural Sesc Glória, com o balé “Quebra-Nozes” (Cia de Dança Sesi Minas), os tenores italianos Paulo Mandarino, Fernando Portari e Anibal Mancini, e concerto de Natal com a Orquestra Camerata Sesi.

 

A TENDA de Abraão, única loja judaica do Estado, localizada no centro de Vitória, disponibiliza gratuitamente em seu site o Calendário Bíblico ano 5778.

 

ESTIMA-SE que 53% das garotas com 13 anos estejam insatisfeitas com seus corpos, e que esse número suba para 78% aos 17 anos. Também que 65% das mulheres tenham transtornos alimentares. Muitas meninas ainda perderão suas vidas, como ocorreu com a irlandesa Milly Tuomey, de apenas 11 anos, se a sociedade não parar de criticar características físicas.

 

O ESPAÇO de Arte Lastênio Scopel foi aberto na Praia da Itaparica, em Vila Velha. Além de exposições temporárias, o lugar será palco para eventos culturais. Até o final de dezembro, os visitantes poderão conhecer a coletiva “Ponto G”, de quarta a sexta, das 13h30 às 18h.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorAlerta de ciclone na costa do ES
Próximo artigoColuna 09 de dezembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here