Eles nas redes sociais

“A única coisa ruim do horário de verão é que custa de chegar a hora de ligar o pisca-pisca”

@fabeoandreud

***

“Qual o sexo do bebê: Enzo ou Valentina?”

Rogério RO, sobre a brincadeira nas redes a respeito da quantidade de meninos batizados de Enzo e meninas chamadas Valentina de uns anos para cá.

A FOTO que fala. Lorena Bragatto
(Cloves Louzada)

  


Hoje

Terminam as inscrições para o concurso de decoração de Natal dos imóveis, fachadas e jardins de Vitória. Os três melhores serão premiados com pacotes de viagens. O resultado sai dia 3 de janeiro de 2018.

***

Será lançado o livro “Reforma Trabalhista – Expectativas e (in)Aplicabilidades”, organizado por José Carlos Rizk Filho, com textos de 12 intelectuais do Direito sobre trabalho intermitente, ações judiciais e novos modelos de férias, no Horto Mercado, Enseada do Suá.

 

MÃES e filhas que dançam juntas hoje, no Sesc Glória, no espetáculo “Mirabolando”, da Duetto: Patrícia Regiani e Luiza, Morena Pretti Terra e Maria Clara
(Rafael Teixeira)

 

 

Cruzeiristas I

O Brasil terá um movimento 15% maior de cruzeiristas este ano frente à temporada anterior. Os sete navios que atracarão no País devem embarcar 439,7 mil pessoas, em 124 roteiros. Ainda assim, a situação está longe do ideal, tendo em vista o nosso potencial. “O período de liberação para a construção de um porto ou marina no Brasil é de 12 anos, enquanto nos Estados Unidos é de três meses”, exemplifica o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

 

Cruzeiristas II

Em novembro, Vitória recebeu o transatlântico Seabourn Quest, de bandeira das Bahamas, trazendo a bordo 428 passageiros. A mesma embarcação retornará em fevereiro de 2018, durante o Carnaval. O governo do Estado estuda alternativas para trazer mais embarcações e de maior porte para cá. Atualmente, a baía de Vitória não recebe grandes navios devido ao calado. O turismo é um mina de outro inesgotável. Mas precisa de exploradores, no bom sentido, claro!

 

Indulto de Natal

Cerca de 1,5 mil presos do sistema penitenciário do Espírito Santo devem deixar a prisão para passar o Natal com familiares. Os internos que cumprem pena em regime semiaberto terão o direito de ficar em casa por sete dias. Aqueles que não retornam às unidades passam a ser considerados foragidos da Justiça e, caso sejam recapturados, podem perder o direito à progressão de regime, voltando a cumprir pena em regime fechado. Muitos não voltam e ainda cometem crimes no período. Sai de baixo!

 

O GOVERNADOR Paulo Hartung recebeu, no Palácio Anchieta, a aluna do Ifes Mirian Hannah da Silva Dantas, que foi selecionada entre mais de 23 mil jovens do País para o programa Jovens Embaixadores, nos Estados Unidos
(Fred Loureiro)

Ocupação racional

À medida que a população urbana cresce, a ocupação territorial aumenta em proporção maior. “Se nossas cidades fossem ocupadas de forma mais racional, o transporte público seria mais bem direcionado. A extensão da cidade atendida diz respeito diretamente à quantidade de ônibus e funcionários para atender à demanda”, avalia o secretário-geral do Setpes, Jaime de Angeli.

 

Teletrabalho

Foi aprovado o Projeto de Lei Complementar, do Executivo, que implementa no Estado a modalidade do teletrabalho para os servidores públicos. O objetivo é aumentar a produtividade, otimizar tempo e reduzir custos. Segundo a proposta, por interesse da chefia, até 25% da lotação de órgão ou entidade poderão desenvolver suas funções e atividades direto de outros locais, como de casa.

 

De aço

O ano de 2017 foi positivo para o setor de aço, contrariando as projeções negativas. Houve progressão e as vendas cresceram cerca de 1%, puxadas pela indústria automotiva. A ArcelorMittal Tubarão deve fechar 2017 com 7,2 milhões de toneladas de aço produzidas, e a meta é passar para 7,7 milhões de toneladas em até quatro anos. Novos filtros já estão em fase de teste e começam a operar em janeiro para reduzir a emissão de poluentes.

EM COQUETEL em seu novo espaço na Praia do Canto, Anne Zorzanelli com o marido, Jonas Rodrigues
(Cloves Louzada)

 

Nova bariátrica

A primeira gastroplastia endoscópica do Estado foi feita segunda-feira última, num hospital em Cariacica. A técnica – mais um caminho contra a obesidade – é realizada por meio do Apollo Overstitch, aprovado em 2016 pela Anvisa. O médico Gustavo Peixoto diz que o aparelho permite que o endoscopista literalmente costure o estômago, criando um tubo gástrico. “Pode ser utilizado em pacientes que não respondem ao tratamento clínico ou que não possuem indicação para operação bariátrica”, disse-nos.

 

Pulmão da Ilha

O Parque da Fonte Grande, em Vitória, que recebeu mais de 14,3 mil visitantes este ano, acaba de concluir as obras de modernização e ampliação da sede administrativa, sanitários novos, espaço multiuso e reformas do estacionamento e nos mirantes. Além disso, uma área de 12 hectares receberá o plantio de 30 mil novas espécies de árvores, transformando o local em um verdadeiro pulmão da capital.

 

Tapa-buracos

As chuvas típicas do período vêm deixando estragos nas ruas em toda a Grande Vitória e a população tem usado e abusado da criatividade para avisar motoristas sobre buracos e crateras nas vias. Na Ilha, onde choveu o equivalente à média de todo o mês de dezembro em apenas sete dias, foram utilizadas 10 toneladas de asfalto somente para a recomposição da avenida Alexandre Buaiz, na Vila Rubim. Mensalmente são necessárias, em média, 300 toneladas de asfalto.

 

Educação a distância

O Senac-ES iniciou a graduação a distância. São 13 títulos, nas áreas de educação, gestão, comércio, informática e meio ambiente, com duração média de até quatro anos. As inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2018 seguem até o dia 2 de março, no site www.ead.senac.br/graduacao.

 

Artigo anteriorColuna 13 de dezembro
Próximo artigoMunicípio capixaba tem maior PIB per capita do País
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here