PÉROLAS

 

“A gente brinca comentando que hoje se exige que todo mundo saiba ler e escrever. No futuro, todos terão que saber programar pelo menos um pouquinho, para entender o computador como um elemento do cotidiano. Aí o cidadão conseguirá participar de maneira competente do futuro de sua cidade.”

Do arquiteto e urbanista Caio Vassão.

 

“O crescimento de 2,5% até agora é importante para a indústria capixaba, que tem concentração em alguns setores. Nosso olhar é otimista e acreditamos em um 2018 melhor ainda.”

Leonardo de Castro, presidente do Sistema Findes.

 

“Nunca saberei o que é estar em trabalho de parto, mas sinto no meu coração que não pode ser muito diferente do que é comer muito fast food.”

Do norte-americano Nick Roberts, que resolveu aproveitar a sessão de fotos da namorada, que está grávida, para fazer seu próprio ensaio de “gestante”. A diferença é que a barriga dele é resultado de muito fast food.

 

“Estamos com uma média de ocupação de quase 50% na rede hoteleira do município. A expectativa é que essa ocupação chegue a 95% em todo o verão. Estamos positivos de que a estação será muito boa para o turismo.”

Renato Cezar, presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Guarapari (AHTG).

 

NUM BRINDE ao verão, as amigas Naíta Borges, Adriana Bahiense, Daiane Silva e Yara Gomes, no Mokai
(Cloves Louzada)

 

 

Eles nas redes sociais

“Acordar cedo no domingo é o primeiro sinal de velhice, o segundo é começar a lavar a calçada às 5/6 da manhã.”

@OlhaKiridinha. Por isso não tenho hora para acordar aos domingos, feriados e após um grande espetáculo.

***

“Terapia funciona porque antes de fazer besteira você para e pensa nossa como eu vou explicar isso pra minha psicóloga depois.”

@skettchead

 

 

NOSSA DICA

 Louboutin e Star Wars

Ele já havia participado dos lançamentos dos filmes “Cinderela” (2012) e “Malévola” (2014), e agora Christian Louboutin coloca de novo sua marca no Walt Disney Studios comemorando a estreia do novo longa da saga Star Wars – “Os Últimos Jedi”, que entrou em cartaz na última quinta-feira. A coleção mostra quatro modelos com saltos personalizados, simbolizando as quatro heroínas do filme: Rey (Daisy Ridley), a vice-almirante Amilyn Holdo (Laura Dern), a capitã Phasma (Gwendoline Christie) e Rose Tico (Kelly Marie Tran), além de um modelo conceito com salto de 15cm. Cada peça é arrematada com um detalhe em metal inspirado nas naves Tie Fighter.

Quem irá usá-los de primeira serão as estrelas do filme. Os pares, autografados pelo designer e pelas respectivas atrizes, serão leiloados no site chari-tybuzz.com/StarWars até 20 de dezembro. Parte dos lucros será revertida para a instituição Starlight Children’s Foundation, em nome do projeto Star Wars: Force for Change.

 

LOUBOUTINS inspirados nas heroínas de “Star Wars – Os Últimos Jedi”
(Divulgação)

 

  

Hoje

É o último dia da 24ª Festa das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória. A programação gratuita inclui banda de congo, samba de raiz e pagode, além de food trucks.

***

Sesi e Sesc apresentam o Natal Encantado, às 17h e às 20h, no Centro Cultural Sesc Glória, com o balé “Quebra-Nozes” (Cia de Dança Sesi Minas), os tenores italianos Paulo Mandarino, Fernando Portari e Anibal Mancini, e concerto de Natal com a Orquestra Camerata Sesi.

 

O CASAL Eliane Bianchi-Edward Muhs na Ilha do Boi
(Márcio Guimarães/AllLive)

 

 

 Liquida Natal

Essa semana será de corrida às lojas para a compra dos presentes de Natal, prometendo movimento intenso no comércio capixaba. Empresa de roupas e calçados em shopping de Vila Velha já está liquidando as peças antes mesmo de acabar dezembro, sendo janeiro o mês em que começam as grandes promoções para desovar os estoques. Inexplicável! Para não dizer duvidoso!

 

Medo do volante

Uma autoescola de Cachoeiro de Itapemirim se especializou em ajudar o aluno a perder o pavor de encarar o volante, desde as aulas teóricas até a prova prática, com a ajuda do simulador de trânsito. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Trânsito, 2 milhões de brasileiros não dirigem por medo, sendo 80% mulheres, entre 30 e 45 anos. E a cada 10 pessoas que têm medo de dirigir, pelo menos oito já têm CNH.

 

Verão?

O verão terá início no próximo dia 21, às 13h28, mas por enquanto o clima tem passado longe do típico para a estação mais quente do ano, especialmente na região serrana. As chuvas que chegaram com o mês de dezembro amenizaram as temperaturas – e também reduziram os riscos de racionamento de água, pelo menos por enquanto! Na área de montanhas, moradores brincam que finalmente terão neve no Natal! Por lá, as temperaturas andam abaixo dos 20° durante o dia, e beiram os 15° de madrugada.

 

Pela janela

Em pleno século 21, ainda tem gente que joga lixo pela janela do apartamento, de bituca de cigarro a preservativo. O especialista em condomínio Marcio Rachkorsky diz que há casos de moradores incomodados que entraram na Justiça e ganharam a causa. “Aos síndicos, cabe distribuir circulares, relembrando a proibição de jogar lixo e objetos pela janela, sob pena de advertência e multa”, sugere. Missão difícil é identificar o infrator. Descaso e falta de educação.

 

Trilha dos planetas

O Polo de Astronomia que será implementado no Parque Estadual Forno Grande, em Castelo, terá também uma “Trilha Astronômica”. A atração será uma representação em escala do sistema solar, contando com os oito planetas, em placas que manterão uma distância do sol – localizado na sede do parque – proporcional à do sistema solar. O percurso será de aproximadamente 2 km.

 

Questão de foco! 

Sem trabalho, a bióloga Lucilaine Lima trocou a sala de aula pelo fogão e, em pouco tempo, viu o seu Instituto Gourmet, na Serra, crescer. Criada há sete anos, espera fechar 2017 com R$ 5 milhões de faturamento, um crescimento de 600% em relação a 2016. Hoje já são 23 unidades, sendo 20 franqueadas. Todas no Sudeste, entre Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

Arte da pizza

A “arte dos pizzaiolos napolitanos” é o novo Patrimônio Imaterial da Humanidade, eleito pela Unesco, após campanha de oito anos. É a primeira vez que a arte de fazer um alimento vira um patrimônio mundial, reconhecendo uma das mais importantes expressões culturais da Itália – a alimentação. O comitê justifica que a prática consiste em quatro fases, desde a preparação da massa até o forno, e o conhecimento e as habilidades são transmitidos pelos pizzaiolos aos jovens aprendizes. Pois é! E a gente chega numa pizzaria, come e sai sem saber que a pizza é isso tudo e muito mais!

 

Poda e asfalto

Os serviços de manutenção da cidade são primordiais e não podem parar, mas a Prefeitura de Vitória precisa repensar os horários para a poda de canteiros e reparos de asfalto. A tarde da última quarta-feira foi de muito transtorno para quem passou pela Reta da Penha ou a avenida Saturnino de Brito, Praia do Canto. Perto das 14h, o trânsito deu um nó com faixas interditadas nas duas importantes vias para a realização desses serviços. Por que não à noite?

 

Artigo anteriorLOUBOUTINS inspirados nas heroínas de “Star Wars – Os Últimos Jedi”
Próximo artigoColuna 18 de dezembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here