Eles nas redes sociais

“É bom separar o sujeito do verbo com vírgula pra ele não se sentir tão pressionado”

@juliana_cunha

***

“Nunca antes na história da humanidade parecer foi tão mais importante que ser. É o triunfo da ilusão na era da imagem”

@rosana

 

BEM bonita. Rafaela Casati
(Cloves Louzada)

 

Desordem

Tudo que não pode está podendo, mesmo que seja na marra! Leis e pessoas desrespeitadas. Este é o dia a dia latente de cabo a rabo no Brasil. Para observar isso de perto, veja o seu entorno, o medo de sair de casa e ser assaltado, um olhar considerado atravessado, e por aí vai. A folia de domingo em Itaparica, Vila Velha, foi um Deus nos acuda. Falhas de todos as lados. Quem saiu vivo de lá certamente orou por Nossa Senhora da Penha. Alguma autoridade aí para organizar a zona?

 

Validação

Para passar pela terceira batimetria – medição da nova profundidade – e, assim, validar os resultados da dragagem, o Porto de Vitória aguarda a homologação da Marinha, o que deve acontecer em fevereiro. Com a possibilidade de atracação de navios maiores, a expectativa é que o custo do transporte de cargas fique mais barato, tornando o porto mais competitivo. Também voltam a atracar cruzeiros de turismo. Dois já confirmaram. E o turismo é a nossa maior indústria, ainda dormindo em berço esplêndido.

 

Desabafos de pai

Autor do livro “Papai Comédia”, Fernando Strombeck diz que a maioria das bonecas reforça que os cuidados com o bebê só devem ser feitos pela mãe. “Além disso, as marcas sempre direcionam a fala a meninas, excluindo a participação dos meninos na brincadeira”, disse ele, que é procurado por muitos homens para desabafar sobre os perrengues do dia a dia com os filhos. “Ainda não é muito comum levar esse assunto para a mesa de bar, numa roda de amigos”, observa.

 

JULIANA Ortega, Carmen Prates, a aniversariante Lula Poubel e Fernanda Prates em Marataízes, no último final de semana

 

Carga pesada

A Guarda de Vitória resolveu fazer recentemente uma operação para fiscalizar caminhões e carretas na Avenida Beira-Mar, para coibir o tráfego de veículos pesados, de acordo com decreto municipal. Em menos de cinco horas, seis veículos de carga foram abordados por trafegarem em incompatibilidade com a via, que permite apenas a circulação de veículos com carga inferior a 16 toneladas. Essa é uma infração média, que rende multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.

 

Academia estúdio

Treinar com um professor só para você e sem esperar para usar um aparelho vem se tornando a nova tendência entre os que não gostam de ambientes lotados. As miniacademias, chamadas de estúdios, prometem resultados mais rápidos e maior motivação. O educador Lucas Marsiglia acaba de abrir em Vitória a Studio da Ilha, com sua mulher, Bethânia. “São 60 minutos de exercícios personalizados em uma sala com, no máximo, seis alunos”, disse.

 

Serviço voluntário

Muitos moradores querem ajudar a administrar sua cidade, disponibilizar o seu tempo ou mesmo fazer alguma doação, mas não sabem como. Em Vitória, o caminho é a lei nº 9.228, sancionada este mês, que será regulamentada até abril e prevê o treinamento de pessoas para o trabalho voluntário na cidade. O serviço não gera vínculo empregatício, mas poderá ressarcir despesas de transporte e alimentação.

 

O CASAL do Banzai Pub, em Marataízes, Daise e Baico Geaquinto
(Lula Poubel)

 

Desafios urbanos

Pela primeira vez, no século XXI, a maioria das pessoas vai viver nas cidades. Em 2050, serão 6,3 bilhões de moradores nos centros urbanos espalhados pelo mundo todo. São Paulo, por exemplo, tem hoje 12 milhões de habitantes, considerada a sexta maior metrópole do planeta. Atualmente, 84% dos brasileiros moram nas cidades, e o Brasil tem que se preparar para os desafios urbanos que surgem dessa migração.

 

Trabalho x pijama

Dica para quem aderiu ao sistema de teletrabalho: não tirar o pijama sinaliza ao cérebro que ainda não é hora de trabalhar. Um estudo indica que vestir roupas que você associa ao sucesso pode impulsionar a performance no trabalho feito em casa. Por outro lado, estar desconfortável pode atrapalhar a concentração e comprometer a produtividade.

 

Árbitro e conflito

Ainda é pouco utilizado na Grande Vitória o serviço arbitral, que tem como objetivo resolver conflitos nas áreas cível ou comercial de forma extrajudicial, alcançando soluções mais rápidas e sem a necessidade de dar entrada em processos que, na Justiça, podem demorar anos. Além da agilidade, com prazo máximo de seis meses para a sentença, ainda desafoga a Justiça. Entre os problemas que podem ser resolvidos no sistema arbitral estão dissolução societária, inadimplência, casos imobiliários, descumprimento de contratos etc.

CIRCUITO

 

O CASAL Daise-Baíco Geaquinto tem, em Marataízes, o Banzai Pub, com bar, restaurante e afinado cardápio. Aos sábados, a partir das 17h, uma roda de samba incendeia tudo por lá, até as 22h. Uma grande festa musical. E quem toca? Amigos e frequentadores da casa. Mas tocam bem demais! A “banda” no último fim de semana teve Leandro Andrade, Ademir “Demi”, Eder e Edmar Gois, Dudu, Edgar Pinheiro, Giovanne, Deil, Gustavo Moulin e Fábio do Carmo. Samba puro.

 

ELISÂNGELA Fabris Franco recebeu amigas ontem na Praia do Canto, para comemorar seu aniversário.

 

ANTÔNIO Scárdua e a família estão de volta a Vitória, após viagem pela Europa.

 

SÓ PARA ficar ligado! O dia 24 de Lula, data de seu julgamento em Curitiba, cheira a constar nas agendas de reunião da cúpula militar. “Membros do alto comando do Exército, Força Aérea e Marinha teriam marcado um almoço para o dia 25, dia seguinte à decisão do TRF-4, em Porto Alegre, de olho nas consequências políticas”, jura fonte do Globo.

NO ÚLTIMO final de semana, fomos hóspedes de Juliana e Luciano Muceline, em sua bela casa em Marataízes, com direito a um churrasco com familiares do casal.

 

CHIPS para ativar a memória já foram testados em humanos. A tecnologia que estimula a atividade cerebral terá alto impacto no mercado de trabalho.

 

A ESTILISTA CHRIS Trajano acaba de integrar a equipe de Paula Boulanger no segmento de moda festa. Para o novo projeto, ela lança 12 peças, que destacam a modelagem e os tecidos.

 

A SECRETARIA de Estado de Esportes e Lazer vai contratar a Cesan, por inexigibilidade de licitação, para fornecimento anual de água e esgoto para atender o Complexo Esportivo Kleber Andrade, em Cariacica.

 

A GALERIA Homero Massena e o artista Renato Ren lançaram o catálogo da exposição “Táticas de Graffiti e Não Graffiti”. A publicação de 92 páginas registra, em fotografias, as intervenções urbanas realizadas pelo artista nas ruas da Grande Vitória. A mostra, aberta essa semana, permanece até 3 de fevereiro.

 

O DIA de São Sebastião (20 de janeiro) e o centenário da Comunidade São Sebastião do Aracê, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Pedra Azul, serão comemorados no dia 21, às 10h, com uma missa do arcebispo metropolitano, dom Luiz Mancilha Vilela.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 15 de janeiro
Próximo artigoColuna 17 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here