PÉROLAS

 

“Se me condenaram, me deem pelo menos o apartamento.”

Do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

“A candidatura de Lula é uma ficção.”

Do senador Ricardo Ferraço.

 

“Quem comete crime tem que pagar. O TRF-4 lavou a alma do Brasil.”

Do senador Magno Malta.

BELEZA. Hemanuely Nascimento
(Mega Model/ Vinny Pozzatti)

 

 


Eles nas redes sociais

“O ano é 2027. Só existem três empresas no mundo: Facebook, Google e Disney. As 3 passam os dias todo tentando comprar umas as outras”

@allonsygui

***

“‘Vamos embora que a bateria do celular tá acabando’.”

@crisdias

 

 

NOSSA DICA

 Ela vem com tudo

“Aquela história de pretinho básico ficou para trás”, diz Carmen Prates, lembrando da maior tendência do mundo fashion até pouco tempo. “Hoje, as cores estão com mais espaço no guarda-roupa delas, basta ver o que está na temporada de moda internacional. E as botas vermelhas terão muita força na elegância da mulher neste 2018!”, diz.

A cor quente já apareceu nas passarelas de Nova Iorque recentemente. No desfile da Fendi, em Milão, ela reinou entre as modelos, todas com botas vermelhas acima do joelho. O modelo da Fendi foi o mais marcante. Calvin Klein, Emporio Armani, Marc Jacobs, Delpozo e Versus Versace também apareceram, inclusive nos modelos com cano franzido, flats, plataformas, tecidos metalizados, saltos tratorados e camurça, entre outras versões. Chegou chegando!

 

BOTA Fendi para o outono-inverno
(Divulgação)

 

 

Golpe

Ninguém está a salvo. Um engenheiro de Vitória teve todo o dinheiro retirado da conta, inclusive o limite do cheque especial. Ele percebeu algo estranho quando passou a receber mensagens do banco pelo celular informando sobre as transferências para uma outra conta. Resultado: ficou uma semana tentando resolver o problema e precisou provar para o banco que não era ele o responsável pelas transações. Uma dor de cabeça daquelas!

 

Assédio no transporte público

No Rio, foi sancionada a lei que cria o programa de prevenção ao assédio no transporte coletivo, incentivando a denúncia por parte das mulheres. Por aqui, o volume de denúncias ainda é pequeno, segundo o empresário e integrante do Conselho de Administração do GVBus Adi Gama. “As câmeras instaladas nos ônibus podem ajudar a identificar o abusador, mas, para isso, as mulheres precisam denunciar a situação. Só assim haverá punição”, diz.

 

Atividade com os filhos

O trabalho não é desculpa para fugir do tempo de qualidade com as crianças. Uma saída encontrada por alguns pais é descobrir uma atividade que agrade ambos os lados para que eles pratiquem juntos. Foi o que fez um leitor da coluna, ao se matricular num curso para aprender skate com os dois filhos. “É um momento só nosso, onde fortalecemos o vínculo”, garante.

FLÁVIA Pacheco, Larissa Puppim e Rafaela Ziviani na Folia entre Amigos, no Cerimonial Oásis
(Márcio Guimarães/All Live)

 

Radar

Quem segue em direção a Castelo e também quem vai sentido BR-262 deve prestar atenção à velocidade permitida da via, de 40 quilômetros. Os detectores de velocidade instalados nos dois sentidos da rodovia ES-166, na altura do Km 31,6, deixaram de ser educativos e agora estão multando. Já são 102 pontos monitorados nas rodovias estaduais.

 

Quaresma

Algumas pessoas que se abstêm de ingerir certos alimentos ou bebidas, ou fazer determinadas coisas no período da Quaresma, prometem mais rigor este ano: ficar 40 dias sem comprar nada, sem usar redes sociais e sem olhar o WhatsApp estão entre as penitências nestes dias entre o Carnaval e a Páscoa. Os dois últimos itens certamente são os mais complicados para cumprir. Hein?

 

Bicicleta recuperada

Os agentes de trânsito de Vitória estão usando um aplicativo nas ruas e na central de monitoramento voltado para bicicletas roubadas ou furtadas. O índice de recuperação é de 30%. O “Bike Registrada” é gratuito e possui mais de 4 mil bicicletas de todo o Estado cadastradas na plataforma, que começou a funcionar há um ano. A Secretaria de Estado da Segurança Pública não possui dados da quantidade de bicicletas que já foram roubadas e furtadas por aqui. Porque não se quer saber!

 

Detonando armas

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) encaminhou para destruição 6.804 armas vinculadas a processos encerrados em 2017. Também foram destinados 35.772 munições, além de chumbos, facas, pólvora e equipamentos de caça em geral. Todo esse material foi entregue ao Exército Brasileiro, em Vila Velha, para a devida destruição.

 

Dinheiro para creches

Uma operação de crédito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai permitir a construção de 200 creches no Espírito Santo. Uma parte do dinheiro virá de recursos próprios do governo do Estado. A educação agradece!

 

Estilo folia

Vitrines purpurinadas no comércio. A rainha do samba Lorena Bragatto diz que o grande barato do Carnaval é poder brincar de ser quem você quiser por alguns dias (epa!). “A única regra aceita é soltar a alma e a criatividade. Para os charmosos bloquinhos de rua, que estão com tudo, aposto nas makes temáticas e nas glitterizadas. E para dar mais charme ainda, os arquinhos de cabeça estilizados e customizados”, sugere.

 

Memória

Essa é para quem anda esquecendo a senha do banco ou compromissos importantes (estou nessa e copiei): a memória está diretamente ligada à qualidade das noites de sono. “É à noite que os hormônios importantes para a memorização são muito produzidos. Enquanto dorme, a gente fixa a memória do que passou. Além disso, uma noite bem dormida significa acordar disposto, com energia e descansado, para receber uma nova leva de informações”, explica o psiquiatra especialista em saúde mental Valber Dias Pinto.

 

Regulamentação

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Espírito Santo defende a regulamentação da oferta de imóveis alugados para temporada. Segundo o presidente da entidade, Gustavo Guimarães, a discussão é importante para permitir a concorrência justa e igualitária entre hotéis e donos de imóveis. Tudo a ver!

 

Reduza o lixo

Nossa responsabilidade em reduzir o lixo produzido diariamente já começa nas opções de consumo. Em restaurantes, bares e lanchonetes, os garçons já deixam os canudinhos na mesa logo que trazem as bebidas. Se não for utilizar, avise na hora e devolva, para que o canudo não vá para o lixo sem nem ter sido aberto. E quem está no comércio, como supermercados e farmácias, pergunte sempre se o cliente quer a sacola plástica – como ocorre nos Estados Unidos. Na maioria das vezes, é algo pequeno que dá para colocar direto na bolsa.

 

Lesão medular

Acidentes registrados durante o mergulho em praias, piscinas e cachoeiras são a segunda maior causa de lesões medulares no Brasil no verão. O ortopedista Bernardo Terra orienta que é preciso conhecer o local e avaliar bem os riscos antes de fazer qualquer tipo de mergulho. “Alguns traumas na coluna, em função do mergulho de cabeça, podem deixar a pessoa paraplégica ou tetraplégica”, ressalta.

Artigo anteriorBOTA Fendi para o outono-inverno
Próximo artigoColuna 29 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here