Eles nas redes sociais

“Melhor coisa que você faz é começar a trabalhar cedo.”

@seppukusaga

***

“Uma curiosidade sobre São Paulo. ABSOLUTAMENTE NENHUM PAULISTA CHAMA SÃO PAULO DE SAMPA”

@EnricoMadrulha

 

HÉLVIA Abaurre na comemoração de seu aniversário, em Guarapari
(Camilla Baptistin)

 

 Lixo e alagamento

A chuva que destruiu o Rio de Janeiro foi forte além da conta e já seria devastadora por si só, mas os cariocas alertam que um fator pode ter contribuído para agravar os alagamentos: as lixeiras simplesmente sumiram das ruas! Há dois anos os moradores denunciam que têm que andar com o lixo na mão por quilômetros. Tem gente que guarda o papel da bala no bolso, mas imagina quanto lixo vai pra rua e entope as galerias? Fica o alerta – Vitória tem lixeiras por todo canto, mas elas de nada adiantam se não forem usadas. O período de chuva forte vem aí!

 

Pegar um bronze

Os espaços de bronzeamento se multiplicam Brasil afora e Vila Velha ganhou o seu, comandado pelas irmãs Isabela e Valéria Diogo. Na Prainha, o lugar tem até vista para o Convento da Penha. Durante a sessão de bronzeamento, que pode ser feita com o próprio biquíni ou com um de fita adesiva, a hidratação interna e externa é criteriosamente cuidada, entre outros itens de um protocolo técnico. Os homens também buscam marquinhas de sol. “A principal técnica é a aplicação da fita nas bordas da sunga”, disse Isabela. Aham!

 

Segunda chance

O deputado estadual Marcelo Santos promove na próxima semana uma reunião com membros do DER, Dnit e Crea-ES para que seja elaborado um cronograma de ações preventivas na Segunda Ponte, principal ligação entre Vitória, Vila Velha e Cariacica. “O estado de conservação da Segunda Ponte não é dos melhores e sabemos disso desde o final de 2017, quando o Crea vistoriou a estrutura”, alerta.

 

MÁRCIA Frauches e Letícia Pernambuco na festança de Hélvia
(Camilla Baptistin)

 

Cobrança de dívida

Uma forma simples e eficiente para cobrar dívidas pode ser feita nos cartórios de protesto: basta preencher um formulário online e apresentar os documentos que comprovam a existência do débito. O presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo (Sinoreg-ES), Marcio Valory, diz que o custo é mais baixo e o alcance é maior. “O sistema encontra pessoas físicas e jurídicas em qualquer lugar do País e agiliza a cobrança”, explicou.

 

Abuso infantil

O Brasil é o 11º no ranking dos países que combatem o abuso sexual e a exploração infantil, segundo relatório divulgado pela revista britânica The Economist. O estudo mostra que os 10 países que ocupam o topo da lista estão entre os mais ricos do mundo. No entanto, apenas três deles — Reino Unido, Suécia e Canadá — receberam uma pontuação acima de 75 (em uma escala de 100 pontos). Os piores colocados são Moçambique, Egito e Paquistão.

 

Gentileza no coletivo

Quando o assunto é transporte público, pequenas atitudes de gentileza podem fazer toda a diferença. O secretário-geral do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes), Jaime de Angeli, aponta dicas de como tornar o transporte coletivo um local mais agradável: dê prioridade a pessoas com bolsas pesadas; seja educado com o motorista e o cobrador; ceda lugar para pessoas com mobilidade reduzida. “Um sorriso também não custa nada, né?”, sugere. Difícil sorrir quando se fica igual um siri na lata…

 

KAFA Saadi Junger, Carlota Gottardi e Gracinha Nader na Praia das Virtudes
(Camilla Baptistin)

 


Dengue tipo 2

O vírus tipo 2 da dengue, identificado na Grande Vitória em agosto de 2018, é uma preocupação para os próximos meses. O vírus do mosquito ronda os estados de Goiás e São Paulo. O infectologista Lauro Ferreira diz que o DEN-2 pode ser ainda mais perigoso. “É o tipo de vírus que mais causa consequências da dengue no ser humano”, ressalta.

 

Treino da vez

Tendência fitness, o “Metcon” é a sigla para metabolic conditioning, que significa desenvolvimento metabólico. O educador físico Bruno Razera diz que se trata de uma espécie de circuito de exercícios. “A oscilação da frequência cardíaca dentro das zonas máximas e mínimas garante um treino de alta intensidade que tem como objetivo desenvolver determinadas capacidades físicas, entre elas a condição cardiorrespiratória”, explica. 

 

Regata Vix-Guarapari

Uma das competições mais tradicionais do calendário da vela capixaba, a Regata Vitória x Guarapari chega à sua 18ª edição será percorrida amanhã pelos velejadores. A previsão é que mais de 10 veleiros de oceano zarpem rumo a Guarapari, com largada prevista para as 10h, na Praia de Camburi. A beleza do trajeto tem aproximadamente 48 quilômetros. Quem já participou conta que é de tirar o fôlego!

CIRCUITO

 

O MEU Camarote, espaço badalado do Sambão do Povo, em parceria com a Rede Tribuna, levará para os desfiles das escolas capixabas o MA Atelier, com serviço de maquiagem para os foliões brilharem na avenida, nos próximos dias 22 e 23. Além disso, haverá customização de abadás e entrega de adereços de cabeça.

 

A FESTA do aniversário de Hélvia Abaurre, na última quarta-feira, foi animadíssima, como sempre, reunindo mais de 50 amigas em seu apartamento na Praia das Virtudes, em Guarapari. A música da DJ Larissa Tantan fez todo mundo se acabar de tanto dançar. E o menu com delícias assinadas pela anfitriã foi elogiadíssimo. Na saída, as convidadas receberam uma bolsa de praia como lembrança.

 

O PARQUE da Cidade, na Serra, será palco de evento multicultural hoje, das 17h às 21h, e amanhã, das 9h às 20h, em parceria com a ArcelorMittal Tubarão. Entre as atividades previstas estão apresentações de música, break dance, teatro e folclore, contação de histórias, oficinas de biscoito e agenda com temática ambiental e educativa.

 

OS PATINETES elétricos já estão disponíveis para aluguel em Vitória, bastando baixar o aplicativo Yellow para usar esse meio de transporte. Em um mapa é possível localizar o patinete mais próximo e conseguir a liberação a partir de um QR Code. Da mesma forma também funcionam as bicicletas.

 

O CAPIXABA Rivelino Amaral recebeu homenagem em Brasília das mãos do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, em reconhecimento a seu trabalho na Comissão Nacional de Prerrogativas.

 

A CERVEJA artesanal terá um evento dedicado a ela: o Pátio Beer Festival, de hoje a domingo, das 16h às 23h, no Shopping Mestre Álvaro, reúne seis cervejarias, foodtrucks, shows musicais e DJs.

 

COMEÇOU o Carnaval! Após estrear no último sábado, no Centro, a temporada de bloquinhos de rua de Vitória segue no próximo domingo com o “Boêmios do Jardim”, das 10h às 15h, na rua Comissário Otávio Queiroz, em Jardim da Penha.

 

O SESC/ES iniciou as atividades no Centro de Atividades do Parque Moscoso, em Vitória, que oferece atendimento ao cliente disponibilizando os serviços dos setores de Turismo, Eventos, Matrículas, Reservas, Clínicas Médica e Odontológica.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 07 de fevereiro
Próximo artigoColuna 09 de fevereiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here