PÉROLAS

“O tempo é de alegria e renovação da vida, já que ele, o criador do universo, quis se fazer um de nós”.

Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória, sobre o Natal.

“Nossas praias viraram ‘terra sem lei’ com várias irregularidades e insatisfação dos frequentadores e moradores”.

Gilvan Cabreira, presidente da Associação de Moradores da Enseada Azul, a Ameazul em Guarapari

Família Chieppe reunida em almoço de confraternização na Aleixo Neto

Eles nas redes sociais

“Toda uma vida de comprar coisas para, dois dias depois, surgir uma promoção com 50% de desconto naqueles produtos.”

@opinioso

***

“Gosto muito da expressão ‘e detalhe’ porque nunca só é um detalhe e sim A PARTE MAIS IMPORTANTE da história”

@matheusviniciu

NOSSA DICA

Desejos para transformar a vida

Amor, sorte, proteção. Esses são alguns dos desejos comuns das pessoas, principalmente para a entrada de um novo ciclo, como a virada de ano. Conhecida por criar joias cheias de significados, com a mistura de pedras coloridas, a designer de joias Carolina Neves apostou em uma nova coleção de pingentes da sorte, chamada Wishes, para quem deseja transformar sua vida. As peças em ouro 18k e pedras preciosas trazem temas como amor, proteção, viagem, sorte, entre outros símbolos e desejos, nos quais Carolina acredita que têm o poder de transformação quando usados com intenção. Para dar um toque de charme, há uma linha de lenços divertidos que pode ser combinada com os itens. “Os lenços fazem parte da minha vida. São a cara do verão, coloridos e vibrantes” afirma a designer.

Lenço estampado com os pingentes da sorte

Espírito de Natal

Lindo de ver a menina de 8 anos que percorreu a sala de aula de uma escola do Acre para doar o sapato que não dava mais no seu pé. Foi testando o calçado nas colegas até encontrar uma que pudesse ficar com ele. É o tipo de cena que mostra que o ser humano ainda tem salvação.

Queridinhos corporais

Com o verão se aproximando, quem curte praia intensifica os cuidados com o corpo. Segundo a farmacêutica Juliana Mattos, produtos que combatem celulite e estria e deixam o contorno corporal mais uniforme e firme são os queridinhos nessa reta final. “Muitas mulheres usam esses produtos como aliados a outros tipos de tratamentos, como massagens modeladoras e aparelhos de redução de medidas. Os cremes ajudam a manter o efeito por mais tempo”, explica.

Lazer na cobertura

Nova tendência no mercado imobiliário: áreas de convivência na cobertura dos imóveis, ou como está sendo chamado, no “rooftop”. Nesse espaço, construtoras e incorporadoras conseguem não só modernizar os projetos, como também otimizar o térreo. A vista é de tirar o fôlego em muitos locais, além de ajudar a manter a privacidade dos condôminos, tanto por restringir o acesso de visitantes em áreas diferentes da edificação quanto pelo uso da piscina, por exemplo. Na Grande Vitória existem inúmeros prédios com lazer na cobertura.

Cão de estimação?

Leitor questiona o abandono sofrido por muitos animais de estimação, mesmo quando aparentam estar bem tratados. “Como é um cão de estimação se ele fica preso dia e noite, sozinho, esperando por uma migalha de carinho e atenção? Se pudessem falar, com certeza diriam que trocam a ração cara que recebem por um passeio e um afago!”, desabafou. A maioria dos cães é tratada com o amor que merecem, mas há alguns casos que são de cortar o coração…

As advogadas Andrea e Angela Camargo com a mãe Wanda Alckmin, na comemoração de seus 3.9 em festa para família e amigas, na Praia do Canto
(Camilla Baptistin)

Fotolivro

Ao contrário do que muitos pensam, a indústria de impressão fotográfica continua a mil por hora. A popularização das câmeras e smartphones levou milhões de pessoas a registrarem seu dia a dia. O fotógrafo Syd Lucas diz que se trata de um fenômeno. “Hoje existem as fotos ao vivo nas festas e os sites de impressão, por exemplo. A qualidade do papel é muito superior. Os preços baixaram e a durabilidade aumentou. Não sou a favor de imprimir apenas para guardar. É preciso ter algum sentido. Uma forte tendência é o fotolivro”, disse Syd.

Grupos de imitação

Começou a viralizar no WhatsApp o fenômeno dos grupos de imitações. Em vez de discussões políticas ou “bom dia”, esses espaços reúnem pessoas que não se conhecem mandando áudios com as mais variadas personificações: barulho de moto, piloto de avião, feirante ou vozes de celebridades e personagens de desenho. O professor Fábio Malini diz que a proposta é deixar um pouco a realidade bruta e entrar em um universo de brincadeira. “Plataformas digitais estão contaminadas de forma tóxica com muito conteúdo parecido e temas políticos”, avalia.

Intransitável

Perto de 50% da população capixaba (1,9 milhões) vive nos municípios da Grande Vitória, totalizando cerca de 1 milhão de veículos. A maioria está apenas de passagem na capital para seguir para Serra, Vila Velha ou Cariacica. Isso é um complicador e não há como abrir outras vias, no máximo viadutos ou acessos fora de Vitória, mas são obras muito caras. Temos a Segunda Ponte, que precisa de reformas urgentes, e a Terceira Ponte, que por qualquer motivo trava geral o trânsito por horas, seja um carro quebrado ou tentativa de suicídio.

Ceia de Natal

Diante da variação nos preços dos produtos natalinos em estabelecimentos da capital, o Procon recomenda que as famílias tenham organização na hora da compra. Uma pesquisa comparativa identificou, por exemplo, uma diferença de até 91,54% no valor do quilo das nozes sem casca. “O consumidor deve preparar uma lista e ir às compras com foco no que realmente precisa e nos pontos de vendas com os melhores preços. O resultado será uma economia para toda a família”, diz a gerente do Procon, Herica Correa Souza.

Restauração do Massena

Considerado um dos maiores patrimônios históricos de Vila Velha, o Museu Atelier Homero Massena, na Prainha, será reformado e terá os afrescos das paredes restaurados. Fechado para visitações, atualmente a equipe técnica trabalha no restauro dos documentos e fotografias, na elaboração do plano museológico e na inscrição para o cadastro Museus do Brasil, pré-requisito para a filiação no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e no Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).

Esquecimento

Motorista de aplicativo que começou a atuar há poucos meses conta que quase todo dia um passageiro esquece algo dentro do veículo. “Esquecem de tudo. Já deixaram celular, maquiagem e documento, por exemplo. O mais comum é esquecerem a chave de casa”, relata o motorista.

Turismo aquecido

A isenção de vistos para países estratégicos vai trazer resultados ainda melhores para o Brasil. Um levantamento do grupo Amadeus aponta que os números de reservas confirmadas para o período de janeiro a setembro de 2020 por turistas do Canadá, Austrália, Japão e Estados Unidos seguem em alta em relação ao mesmo período de 2019. O maior crescimento está na quantidade de reservas efetuadas para o mês de junho de 2020 por esses quatro países juntos: 158% a mais em relação ao mesmo mês de 2019.

Artigo anteriorColuna 21 de dezembro
Próximo artigoColuna 23 de dezembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here