Durante a programação da  35ª Exposição Estadual Agropecuária (GranExpoES) vai acontecer o concurso para eleger os melhores queijos do estado.  Ontem, 11de agosto,  foi realizado o julgamento técnico do 1º Concurso Estadual de Queijos do Espírito Santo. Na ocasião, nove juízes avaliaram características físicas e sensoriais dos queijos concorrentes, provenientes de vários laticínios capixabas, e os três primeiros produtos classificados em cada categoria passarão por testes de aceitação e preferência do consumidor.
 
A degustação do público acontece a partir desta sexta (12), às 13h, quando serão conhecidas as empresas e respectivos produtos classificados. A participação será  aberta ao público e os participantes responderão a perguntas, como “Gosta ou não?”, “Qual dos três você prefere?”, entre outras, com o auxílio dos estudantes de nutrição da Faculdade Salesiana, coordenados pelos professores da instituição.
 
Categorias
 
O concurso será composto por duas categorias: queijo tipo minas padrão (em que serão julgados atributos, como apresentação, cor, textura, consistência e paladar) e queijo inovação (avaliação quanto à apresentação, criatividade e sabor).
 
O resultado final do concurso será conhecido a partir das 19h desta sexta-feira (12).
 
Organização
 
O evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) .
 
Segundo o coordenador do concurso, Pedro Cani, da Gerência Estadual de Pecuária da Seag, a iniciativa é fundamental para conscientizar as pequenas indústrias de produtos lácteos para a importância de imprimir qualidade aos seus produtos, além de promover o avanço do número de produtos cadastrados. A ação visa, ainda, despertar o senso crítico dos consumidores para que exijam, cada vez mais, produtos de qualidade.
 
Para realizar o concurso, a Seag contou com o apoio de pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que promoveram curso de análise sensorial para os juízes e coordenaram a banca julgadora.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here