DÁ LICENÇA! O clique é de Eulália Chieppe em Carmen Prates, em festa recente em São Paulo
 
 
Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana. E olha que está repleta. Graúda. Parabéns a todos! Eis os nomes: Osvaldo “Bado” Potch, Márcio Gonçalves, Danielle Rezende, Christine Fassarella, Louise Lacourt, Joseane Alves, Dalila Peixoto e Brunella Pim, hoje; Raquel Avanza, Marcos Dessaune e Marcos Moraes Costa, dia 18; Marcos Hygino, Roberta Epichin, Emar Batalha e Beatriz Lobo Gomes, 19; Otacílio Coser, Mariella Gottardi, Vanir Machado Bayerl, Arízio Varejão e Gustavo Lougon Misse, 20; Rimaldo de Sá, Fabíola Cavalini Pinto e Regina Mesquita, 21; Zenaldo Rosa, Neila Nara Neiva, José Carlos Rizk Filho, Homero Mafra, Priscilla Carvalho Silva e Vânia Lúcia Meirelles, 22; e Antônia Moura Ferraço, 23, filha de Cláudia e Ricardo, o nosso senador.
 
EM FESTA Flávia Cola e Noêmia Quitiba
(Octávio Bastos)
 
 
PÉROLAS
 
“O riso é profilático. O riso limpa. Quando você começa a se levar a sério demais, está perdido.”
Do escritor Antonio Cândido, mais do que correto.
 
As orientações são para evitar o ridículo. Tem gente que quer entrar a cavalo na igreja.”
Padre Edemar Endringer, da Paróquia Bom Pastor, em Cariacica, falando sobre cerimônias de casamentos.
 
“A vida é dura para quem é mole. Tem que trabalhar e sempre sonhar.”
Do “rei” dos camelôs, o capixaba David Portes.
 
“Fez besteira, coloco de castigo mesmo, mas sempre com muita conversa. Eles já são uma mafiazinha. Se der mole, tomam conta.”
Fernanda Lima, apresentadora, contando do dobrado (literalmente!) que corta com os filhos gêmeos João e Francisco, de 3 anos.
 
RELEITURA 70’s Lucy Horn e Renata Klem mostrando como pantalonas e camisas com jabô podem ficar modernas
(Karine Basílio/W)
 
 
Ordem na desordem
Motociclistas invadindo calçadas para desviar de engarrafamentos, velocidade altíssima em ruas de bairros residenciais, pedestres atropelados na faixa, fechadas na mudança de faixas, avanço de sinal vermelho, caminhões estacionados em rotatórias… O cenário é ainda pior do que isso na Ilha!
***
A falta de educação no trânsito é explícita. Tanto por parte de motoristas como dos pedestres, que abusam – da sorte ao atravessar em locais inadequados e dos próprios condutores, ao desfilar vagarosamente pelas faixas de pedestres quando os carros param para dar passagem. Desdenhando dos motoristas! 
***
Não há campanhas de conscientização, tampouco presença de autoridades que façam valer a lei de forma igualitária. Direitos e deveres se confundem nessa desordem geral, onde todos (todos!) saem perdendo.
***
De que vale o desenvolvimento econômico se a impunidade e a ausência de políticas públicas eficazes no trânsito perduram?! Há raríssimas exceções. Choque de ordem já!
 
BOM DIA! Justino Mameri Filho e Cláudia
(Cloves Louzada)
 
 
Empréstimo monitorado
A medida do Banco Central para monitorar empréstimos de valor igual ou superior a mil reais é positiva, na opinião do presidente do Banestes, Bruno Negris. “Vai permitir o acesso a um perfil mais completo dos tomadores de crédito, contribuindo para evitar o endividamento descontrolado e o risco dos bancos nas operações de crédito”, disse.
 
Forçando a barra
Há um erro inaceitável de garçons em restaurantes de Vitória e Vila Velha: a pressa de esvaziar a garrafa de vinho! Tão logo começa a ser servida a bebida, é nítida a ansiedade deles para que a garrafa acabe rapidinho. Pode ser para que o cliente pague logo a conta ou então no sentido de uma segunda garrafa ser lançada na mesa. Mas o vinho é para ser degustado com prazer, boa conversa e sem pressa. Exatamente ao contrário do que ocorre na maioria absoluta dos restaurantes mal intencionados. Há exceções.
 
VANESSA Cardoso Zamborlini, Elder Rocha e Vivi Araya em recente inauguração
 
Uma vaga, dois carros
Ter dois carros em uma só vaga de garagem é válido, desde que sejam respeitadas as normas do condomínio. Quem afirma é o administrador Luiz Castelar. “O condômino paga pela fração ideal do espaço. Por outro lado, se o veículo for grande e não couber, deve ser feito o remanejamento das vagas. Vigas e colunas podem impossibilitar a abertura das portas também”, orienta.
 
Problemas e soluções
Cientistas da Universidade de Michigan constataram que um simples passeio num parque pode aumentar a capacidade de solucionar problemas. A neurologista Vera Ferreira concorda, em partes. “Não é um parque que vai ajudar, mas sim a situação de equilíbrio em que a pessoa se encontra. Para tomar decisões é preciso estar relaxado, tranquilo e fora do ambiente de pressão”, disse.
 
VALÉRIA Schuller com o filho Lucas
 
Memories
Três lendas da música mundial estarão juntas pela primeira vez, no palco do Vivo Rio, dia 12 de agosto: The Supremes, The Platters e The Temptations. Para se ter uma ideia da força desse trio, em uma hora foram vendidos 70% dos 3 mil ingressos!
 
 
EM FESTA, Luana Passos e Ivana Fioroti
(Cloves Louzada)
 
Mordidas
Não é raro ouvir queixas de pais cujos filhos pequenos receberam uma mordida de coleguinhas na escola, mas a fase tem uma explicação: “As crianças ainda estão aprendendo a verbalizar suas angústias, medos, frustrações, anseios e descobertas. Os pequenos começam a usar as mãos e os dentes para se comunicar, mas quando eles aprendem a falar sobre seus desejos, as mordidas desaparecem”, explica a pedagoga Maria Aparecida Epichin.
 
Casório no hospital
Imagina agendar o casamento e, sempre na data marcada, o noivo, com problemas de saúde frequentes, precisar ser internado? Pois uma noiva não abriu mão da união e os dois disseram o “sim” no Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias)! Nesse mesmo local, há semanalmente a celebração de uma missa pelo bispo emérito da Arquidiocese de Vitória dom Silvestre Scandian, que leva fé e consolo a pacientes e familiares.
 
 
ROSSANA Pego e Mário Lacourt. Pura descontração na recepção dos Gomes em São Paulo
 
 
Aceitamos reais
A forte presença de turistas brasileiros na Argentina transformou o real em moeda corrente nos principais pontos turísticos do país e especialmente na capital, Buenos Aires. Rede de produtos de beleza pôs até uma placa na porta: “Aceitamos reais”.
 
LUIZ Gustavo e Carolina Brocco
(Camila Varella)
 
 
Vitrine de verão
Em meio a muitas lojas em liquidação das peças de inverno, já tem vitrines exibindo a coleção para a primavera-verão, com muitas flores em estilo Liberty e tons claros, como verde e rosa. A ala feminina já está com o bolso e o coração divididos entre os descontos e as novidades.
 
Ano da Itália
Começaram as movimentações do ano da Itália no Brasil. O governo do Estado elaborou um projeto para que a abertura oficial das comemorações aqui no Espírito Santo aconteça em Venda Nova do Imigrante, com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano.
 
LEANDRO Baptista e Ticyana Moura Motta
(Heron)
 
Artigo anterior16 de julho
Próximo artigoColuna 18 de julho
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here