A partir  desta segunda (25) – Dia Nacional do Motorista – até a sexta-feira (29), acontece a campanha "Segurança no Trânsito é a Melhor Direção – Respeite a Faixa de Pedestre"  em Vitória.
 
A ação, primeira deste ano e que ocorrerá das 15h às 17 horas, será realizada na faixa de pedestre em frente à rodoviária de Vitória, nesta segunda-feira. Já nesta terça (26), a campanha acontecerá na praça Costa Pereira, proóximo ao Cine Teatro Glória.
 
O trabalho prosseguirá na quarta-feira (27), na pracinha de Goiabeiras, e, na quinta-feira (28), na altura da Emescam, na Reta da Penha. O trabalho de educação para o trânsito será encerrado na sexta-feira (29), na faixa em frente à Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá.
 
A campanha vai orientar aos pedestres a fazerem a travessia sempre na faixa. Porém, onde não houver semáforo o cuidado deverá ser redobrado. Na campanha, os motoristas também serão orientados a darem preferência aos pedestres onde houver faixa de pedestre sem semáforos.
 
Atenção
 
A campanha esclarece, ainda, os condutores a reduzirem a velocidade e a pararem o veículo e aguardarem até que o pedestre conclua a travessia em segurança. Na ocasião, serão entregues panfletos com orientações a pedestres e aos motoristas. Os técnicos da secretaria farão a abordagem com apoio de agentes de trânsito da Guarda Municipal.
 
Carlos Antolini
 
Na quinta-feira (28), a campanha chegará à Reta da Penha, com ações nas proximidades da Emescam
A previsão é que cerca de duas mil pessoas sejam abordadas, diariamente, entre motoristas e pedestres. Segundo o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Domingos Sávio Gava, a conduta adequada de motoristas e pedestres demonstram civilidade e respeito às leis.
 
Civilidade
 
"Não basta apenas utilizar as faixas, mas é preciso ter cuidado ao atravessar, principalmente, onde não há semáforos. Neste caso, a preferência é do pedestre, que só deve fazer a travessia quando o carro já estiver parado", reforçou o secretário, ao destacar também que motoristas são pedestres em muitos momentos e ambos desejam ter seus direitos respeitados.
 
Gava contou, ainda, que ações semelhantes serão realizadas ao longo do segundo semestre e em outros pontos da cidade que também precisam de atenção especial. De acordo com o secretário, trabalhos como este reúnem ações conjuntas de engenharia, educação e fiscalização e devem ser valorizadas por toda a população.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here