BIANCA Cangini embeleza o domingo!
(Bruno de Menezes)
 
Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Márcia Moulin, hoje; Sueli Chieppe, Márcia Abreu, Patrícia Dantas e Luciana Velloso, dia 1º; Sandra Fonseca, 2; Humberto Malenza e Renata Malenza, 3; Flávia Cola, 4; Maruchinha Varejão, Cláudia Baião e Maria José Dettino, 5; e Marielle Vasconcellos, Milena Raváglia, Regina Martins e Laíse Teixeira, 6.
 
 
ISABEL Lage com o jeito de ser do verão 2012
(Cloves Louzada/Maria Helena Pacheco)
 
 
PÉROLAS
 
“Se você gosta do que faz, tem paixão, se dedica, vai ser bom e se destacar, em qualquer profissão.”
Do educador Márcio Gomes, durante almoço-palestra do projeto “Em Pratos Limpos”.
 
“Costumo dizer que sou um homem abandonado em Deus.”
Do médico José Eduardo Scaramussa, que venceu um câncer e atribuiu sua cura a Deus, sob a intercessão do papa João Paulo II.
 
“O mundo ficou perigoso porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de dominar a si mesmos.”
Albert Schweitzer, teólogo, filósofo e músico alemão. E não é que é?
 
“Para sustentar o vício, o dependente vende o que tem, rouba, larga família, trabalho. O crack não é uma droga barata. Ele consome seu usuário até o fim.”
Da psicóloga Maria Thereza de Aquino. E ponto final!
 
POSSE Lucas Izoton passou o comando da Findes para Marcos Guerra
(Heron)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Conselho: Use a razão e procure se afastar da rotina para poder enxergar as coisas de uma forma mais completa.”
@marcelohorta028
***
“Odeio homem caneta Bic. Não tem dono e de uma hora pra outra some.”
@tati_bernardi
***
“Ainda bem que quem morreu foi a Amy Winehouse e não cantor de axé, senão o Rock in Rio ia ficar desfalcado.”
@DaniloGentili
***
“Quando chove, os motoristas de Vitória sofrem de confusão mental. #sóasneiranotrânsito.”
@crossbyaure
***
“Viagra gratuito agora na Serra. Pra quê escola? Saúde? Alimento?”
Bruno Ferraço
 
NA FESTA da Findes, Geane Guerra e Celinha Izoton
(Heron)

 

Panela é capixaba I
A partir de agora, panela de barro é só a capixaba, produzida em Goiabeiras com a argila do Vale do Mulembá! O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) concedeu a Indicação de Procedência para a panela de barro de Goiabeiras, publicada no último dia 26.

 
Panela é capixaba II
No Brasil, são 11 os produtos com procedência certificada pela Indicação Geográfica, que os protege de eventuais falsificações e aumenta sua competitividade. Se esse certificado souber ser explorado pelos setores competentes (?) do turismo capixaba, será um grande atrativo! Boa! E as paneleiras merecem!
 
PRESIDENTES Nilton Chieppe, da Águia Branca, e Jürgen Ziegler, da Mercedes-Benz, em recente visita ao grupo capixaba
 
 
Sem vagas
O problema da falta de vagas no centro de Vitória tende a se agravar. As 800 vagas do rotativo não estão atendendo à crescente demanda. A Secretaria Municipal de Transportes (Setran) não possui projetos na área e diz que não há previsão de implantar o parquímetro. Segundo o órgão, a solução está nas mãos da iniciativa privada e na utilização do transporte público. Um dia a coisa muda. Hoje, donos de lojas e empregados deixam seus carros em vagas durante 12 horas por dia. No centro da cidade e na Praia do Canto. Atraso do atraso.
 
Traje
Na festa de posse dos novos diretores da Findes, quinta-feira, com exigência de traje passeio completo, dois senhores chamavam a atenção dos quase mil convidados da noitada. Trajavam calças jeans bem surrada, camisa de manga curta e sapato… Nem precisou olhar. Estavam em petição de miséria. Agora, como entraram, não se sabe. Convites tinham. Mas desrespeitaram os anfitriões.
 
GUILHERME Gazzinelli Cruz e Denise com os filhos Eduardo e Gabriela
(Renata Pacheco)
 
 
Vai estourar
Mais uma bolha na economia norte-americana está prestes a estourar. Segundo o tributarista capixaba Alexandre Lamberti, pode ser um grande passo para um recomeço. “Fizeram da economia mundial uma verdadeira ficção numérica, com tendência do dólar virar moeda podre. É hora de implantar uma nova conta corrente entre países, para controlar saldos de operações de exportação, importação e capital, ou seja, um novo FMI”, afirmou.
 
Luxo só
Uma das maiores crises do governo Dilma está centrada na pasta dos transportes. E o novo ministro, Paulo Sérgio Passos, consegue conviver com isso de uma forma única: ele ouve onde e quando quiser a voz doce e afinadíssima da melhor cantora de MPB da atualidade, nome de ponta de espetáculos internacionais, sua mulher, Rosa Passos. Ela é uma versão feminina de João Gilberto e está finalizando o CD “É Luxo Só”.
 
 
Vida curta
Até os 55 anos, um em cada cinco homens já enfartou, índice que cai para um enfarte a cada 17 mulheres. Elas vivem, em média, seis a oito anos a mais que eles. A cardiologista Sandra Mathias afirmou que essa estatística pode ser explicada porque muitos homens, com medo, adiam as consultas médicas. “Outro fator é a vergonha de buscar ajuda profissional, porque admitir a doença pode parecer fraqueza e inferioridade. Nestes casos, a família tem que ajudar e o médico tem que agir como amigo”, disse.
 
Massa
Padaria na avenida Rio Branco, filial Santa Lúcia, em Vitória. Quinta-feira, às 20h45, quinze minutos antes do horário para fechar. Atendente um: “Não dá para cortar mais nada de frios. Já lavei as máquinas”, diz para o cliente. A outra que pesa pães olha como se ele fosse um fantasma e faz o serviço, já com muita má vontade. A do caixa foi a pior: “O senhor tem 67 centavos trocados? Já mandei lá para dentro quase todo o dinheiro que tinha aqui”. Quem tem 67 centavos no bolso para troco a não ser o caixa? A padaria fecha às 21 horas. E o dono do negócio achando que está tudo bem.
 
 
DÉCOR e arquitetura é com elas: Márcia Flores e Josiane Dalvi Alves
(Cloves Louzada)
 
 
Sem controle
Não confirma nem nega. O preço da gasolina deve aumentar nos próximos dias, por conta do crescimento da demanda e da redução da produção do etanol. Mas o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, não sabe dizer aos brasileiros quando isso ocorrerá, pois “não pode controlar os preços internacionais do barril do petróleo”. Resumo: vai aumentar!
 
Direito em pauta
“Desafios da Advocacia: Direito e Justiça em tempos de reformas” é o tema do ciclo de palestras que a Escola de Advocacia Superior da OAB-ES realizará de 8 a 10 de agosto, no Centro de Convenções de Vitória. Presenças do presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante, e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF), Sebastião Alves dos Reis Junior.
 
Cruzeiro esgotado
Quem pensava em viajar com Roberto Carlos em seu cruzeiro de 2012, de 4 a 8 de fevereiro, pode tirar o cavalinho da chuva. Todas as cabines para o Projeto Emoções já estão esgotadas, mais de seis meses antes da saída!
 
Vitrine ecológica
Linhares, município do Norte do Estado, será destaque na 4ª Conferência Mundial sobre Restauração Ecológica, que acontece mês que vem, no México. Um estudo desenvolvido por pesquisadores na Reserva Natural Vale foi um dos selecionados, por ser aplicável a outros ecossistemas existentes ao redor do mundo, visando à conservação da biodiversidade. Boa!
 
O ELEGANTE casal Celso Siqueira Júnior-Ciléa
(Heron)
 
 
Pet grifado
Tem muita gente que trata os bichinhos de estimação como filhos, até com bastante exagero por parte de algumas pessoas, então é comum querer deixá-los sempre bem apresentáveis. Para quem tem bala na carteira, Marc Jacobs lançou uma linha Marc by Marc Jacobs para cachorros. A coleção tem coleiras com pingentes de patas e roupinhas assinadas por um dos estilistas mais badalados dos últimos tempos.
 
Legumes do bem
É natural de praticamente todas as crianças torcerem o nariz para os legumes no prato, mas é possível que esses alimentos coloridos e saudáveis façam sucesso nos pratos infantis. Na escola Tereza de Avelar Pícoli, em Cachoeiro, a equipe de servidores da Alimentação Escolar fez um trabalho especial com teatro e brincadeiras. Tanto deu certo que antes, apenas 25% das crianças comiam beterraba, e hoje a aceitação é de 96%.
 
Solução lerda
Consumidores que adquirem produtos com defeito ou apresentam problemas na validade conseguem solução, mas só depois de muita aporrinhação. E não é só nos casos de eletroeletrônicos. Coisas simples, como camisas e bijuterias, também são motivo de enrolação. Uma blusa – de marca cara! – furou após a primeira lavagem, e a fábrica demorou três meses para dar o crédito de uma nova compra. Já a leitora que comprou um anel que soltou uma peça terá uma posição da loja só dentro de 40 dias, isso porque ameaçou ir ao Procon. Não pode!
 
 
CARLOS Holtz e Gabriela Greppe em noite de decoração na Praia do Suá
(Cloves Louzada)
 
 
Eureca!
Como todas as grandes invenções da humanidade, a coluna soltou a tradicional pergunta “como não pensaram nisso antes?” ao ver um abridor de saches de catchups, maioneses e afins. É um sistema simples, com uma lâmina dentro de um suporte de plástico, pelo qual o cliente deve passar o sache como em uma máquina de cartão de crédito. Fica colado ao lado do porta-guardanapo. Muito bom!
 
 
KLER Ferraz e Luciana Couri
(Cloves Louzada)
 

 

Artigo anterior30 de julho
Próximo artigoColuna 01 de agosto
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here