Com a crescente popularidade do site de microblogs Twitter, existe hoje uma busca por maneiras de se resumir tópicos quentes com a inclusão, na mensagem, da chamada "hashtag" perfeita.
No Reino Unido, algumas das hashtags mais populares dos últimos tempos foram #hackgate, uma referência ao escândalo das escutas telefônicas que resultou no fechamento do tabloide News of the World, e #oneyeartogo (em tradução livre, falta um ano), marcando a contagem regressiva de um ano até as Olimpíadas de 2012 em Londres.
 
 
O símbolo #, conhecido no Brasil como "jogo da velha" e cujo nome em inglês é hash, é usado como um marcador para palavras-chave ou tópicos dentro de uma mensagem (ou tuíte). Seu uso foi criado de forma espontânea pelos usuários do site para categorizar as mensagens.
 
Quando o usuário clica em uma hashtag em qualquer mensagem, obtém acesso imediato a todos os outros tuítes enviados sobre aquele assunto.Digitar a hashtag no mecanismo de buscas do Twitter também permite ao usuário localizar mensagens que a incluem, possibilitando um agrupamento de notícias sobre um mesmo tema.
 
Campeãs de popularidade
 
Entre as hashtags mais populares do Twitter está #thingswelearnedontwitter (coisas que aprendemos no Twitter). Essa hashtag tende a ser incluída em tuítes contendo micro-lições de sabedoria, como, por exemplo, "escrever de forma coerente usando 140 caracteres ou menos é uma forma de arte".
 
Outra favorita é #getsonmynerves (isso me irrita), incluída, por exemplo, no tuíte "people really like to take pictures of their food" (as pessoas realmente gostam de fotografar sua comida).
 
Entre os britânicos, a hashtag #stayonyourfeet está entre as favoritas do ano. A frase, que quer dizer "fique em pé" em tradução livre, foi usada por um comentarista de futebol inglês durante um jogo da Liga dos Campeões entre o time espanhol Real Madrid e o inglês Tottenham Hotspur.
 
O comentarista pedia aos jogadores que não se atirassem no chão para simular faltas. Mas repetiu a frase tantas vezes que a expressão acabou virando piada.Incorporada pelo jogador inglês Rio Ferdinand em um dos seus tuítes – Ferdinand tem mais de um milhão de seguidores no Twitter – a hashtag tornou-se um superhit.
 
O serviço de monitoramento de tuítes Topsy.com disse que, desde o jogo, em abril, a expressão foi incluída em 42 mil tweets e o número continua subindo.
 
 
Mais política e, possivelmente, mais ofensiva, foi a hashtag contendo um palavrão usada pelo blogueiro americano Jeff Jarvis para desabafar sua raiva contra os congressistas dos Estados Unidos durante as negociações para a elevação do teto da dívida americana.
 
– Hashtags são abertas e profundamente democráticas. As pessoas se agrupam em torno de uma hashtag. Hashtags permitem que nos reunamos em torno de tópicos, eventos e ações em várias plataformas. […] É singular que algumas pessoas tenham feito lobby para que eu mude a hashtag, como se eu pudesse controlá-la. O site Topsy.com disse que a hashtag já foi incluída em 120.000 tuítes.
 
Fonte: Reuters
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here