Pela primeira vez em 14 anos de edição, um grupo do Espírito Santo vai circular pelo Brasil, com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio do projeto Sonora Brasil. A banda de congo Panela de Barro foi selecionada por uma curadoria do Sesc Nacional para representar o Estado em uma turnê pelo Brasil, mostrando um trabalho que resgata a tradição popular.
 
O projeto, que é o maior de circulação musical do país, tem o objetivo de possibilitar o contato do público com a diversidade musical brasileira. E, para as bandas selecionadas, proporcionar a difusão de seus trabalhos e estimular suas carreiras.
 
A Banda de Congo Panela de Barro embarca para a turnê do projeto Sonora Brasil Sesc nesta sexta-feira (02), quando se apresenta em Brasília, e vai até 11 novembro. A última apresentação está agendada para Maceió. Ao longo desses meses, serão 48 cidades visitadas, tanto no interior como capitais.
 
A banda de congo Panela de Barro foi fundada, em 1938, com o nome de Banda de Congo de Goiabeiras. Na década de 1980, passou a ser coordenada por Arnaldo Gomes Ribeiro, proprietário da fábrica de panelas de barro em Goiabeiras. Daí veio o nome banda de congo, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
 
Em 2001, a banda foi revitalizada pela historiadora Jamilda Alves Rodrigues Bento, nascida em Goiabeiras e filha de paneleiras. A tradição popular da banda refere-se às festas para São Benedito, e em alguns locais também a São Sebastião, São Pedro e Nossa Senhora da Penha.
 
As manifestações religiosas variam de acordo com a região. A celebração tem características próprias em cada local, mas está sempre associada a um naufrágio ocorrido no litoral capixaba, quando um grupo de escravos se salvou agarrado a um mastro que tinha uma imagem de São Benedito.
 
A partir daí, as comunidades de negros do litoral do Estado passaram a erguer um mastro todos os anos em agradecimento ao milagre. As festas são sempre acompanhadas de dezenas de músicas tradicionais das bandas de congo.
 
A banda de congo Panela de Barro foi fundada, em 1938, com o nome de Banda de Congo de Goiabeiras. O grupo que parte em turnê é formado por seis devotos: as cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira e Maria Conceição, que se apresentam com o mestre Valdemiro Sales e o percussionista Marcos Pereira.
 
Sonora Brasil
 
O Sonora Brasil deste ano terá dois grupos, com temas distintos, “Sotaques do Fole” e“Sagrados Mistérios – vozes do Brasil”. A banda capixaba fará parte do segundo grupo, e dividirá os palcos da turnê com as bandas, Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA), Caixeiras do Divino (MA) e o Quarteto Colonial (RJ).
 
O grupo de congo fará 54 apresentações, entre setembro e novembro de 2011, pelas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2012, para completar o circuito nacional, a banda deverá passar pelas Regiões Sul e Sudeste.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here