A Palavra

Para começar bem a semana: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. Filipenses, 4:6-7.

ELES NAS REDES SOCIAIS

“Não é preciso embarcar em uma grande viagem para encarar a vida com o encantamento de um turista.”

@thesummerhunter

“Quando a primavera chega a gente já se enche de esperança para dias mais coloridos. É o esquenta para o verão!”

@luarabenot

Klércia Ferraz em curso de especialização no Algarve, em Portugal

Que perigo!

A pesquisa As Drogas e os Motoristas Profissionais, divulgada pela Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox), revelou que 57,68% dos condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria D, necessária para dirigir ônibus e vans, apresentaram uso regular de substâncias psicoativas. Um perigo isso!

Desânimo

Woody Allen, diretor de cinema, anunciou que vai se aposentar. O principal motivo para a decisão seria o desânimo com o avanço do streaming e o pouco tempo de exibição dos longas-metragens nos cinemas. “Agora você faz um filme e passa algumas semanas em algum cinema. E então vai direto para streaming. Não é a mesma coisa, não é mais tão agradável para mim”, desabafou.

Influência positiva

Um novo estudo indica que videogames podem ter uma influência positiva na capacidade e velocidade de tomar decisões e também na integração de algumas atividades cerebrais, como as sensoriais e motoras. Para avaliar as diferenças entre cérebros de entusiastas dos jogos e de não-jogadores, os cientistas utilizaram imagens de ressonância magnética funcional (fMRI) enquanto tarefas eram realizadas.

Na Bazzar, Angelina Côrtes e Maria Augusta Bitencourt no lançamento da “Noir et Doré” (Cloves Louzada)

Reflexos

Em meio à pandemia, com escolas fechadas e ensino remoto, o Brasil registrou piora no aprendizado de estudantes em todos os níveis avaliados. A etapa que sofreu o maior impacto foi a da alfabetização, medida no 2º ano do ensino fundamental. Os resultados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021.

Crédito para elas

O programa Caixa pra Elas, da Caixa Econômica Federal, registrou 21 milhões de acessos nos primeiros 30 dias. Nesse período, o banco registrou crescimento de 60% em vendas de cartão de crédito para mulheres, além de contabilizar seis vezes mais microcrédito para o público feminino em agosto quando comparado ao mês de julho.

Clássico na moda

Sai estação, entra estação, e a pérola continua sendo uma das gemas mais clássicas, por conta da exuberância e beleza. Segundo a designer de joias Emar Batalha, elas dão equilíbrio entre o elegante e o moderno. Elas sempre estão na moda e dão um toque fashion às peças contemporâneas, pois são elegantes e atemporais. Vale a aposta!

Os arquitetos Kassio Fontoura, Letícia Finamore, Rômulo Pegoretti, Roberta Drummond e Otávio de Castro durante o Top Club Décor 2022, no Tivoli Ecoresort Praia do Forte, na Bahia

Alerta

Atenção, pais e responsáveis! A campanha contra a poliomielite, para crianças de 1 a 4 anos, segue em todo o País. A vacinação é fundamental para manter a doença erradicada. Quanto menos pessoas se vacinam, mais aumenta o risco de a doença voltar a se desenvolver no país. A Sociedade Brasileira de Imunização alerta que sem o cumprimento das metas, aumentam as chances de o Brasil voltar a apresentar casos da pólio.

Maratona aquática

A 2ª Maratona Aquática 24 horas Só para Mulheres será realizada em Piúma nos dias 15 e 16 de outubro. Além de reunir mulheres maratonistas, a competição também vai entrar na campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama e alertar sobre a violência contra a mulher.  

Preocupante

Cerca de 14,9 milhões de mulheres estão em casamentos forçados pelo mundo, o que corresponde a 62% do total de 22 milhões de pessoas nesta situação, segundo um relatório divulgado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). O levantamento, realizado em 2021, faz parte das “Estimativas Globais de Escravidão Moderna”, categoria na qual se enquadra a condição do casamento forçado.

Renan Bastos, Marcos Martins, Dirceu Paigel, Júlia Huguinim, Sibele Barros Carneiro e Luiz Carlos nos preparativos do ensaio fotográfico “Você é Única”, que faz parte da campanha do Outubro Rosa, em parceria com a Associação Feminina de Combate ao Câncer (Afecc) e a Associação de Apoio no Combate Ao Câncer (Tatina Pezzin)
Artigo anteriorAniversário de Luiz Bedran – Fotos: Arthur Louzada
Próximo artigoColuna 27 de setembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here