Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Lourdinha Bayerl, Adriana Durand, Eliedna Valentim e Wagner Paiva Machado, hoje; Sandra Machado e Maria do Carmo Aguirre, dia 31; Rafael Abreu, Consuelo Gonçalves, Denise Nogueira da Gama e Aparecida Francis da Cunha (que durante anos gerenciou com competência o INSS capixaba e que na terça-feira festejará ao lado dos pais seu aniversário), 1º de novembro; Marília Ferraço e Ângela Abiguenem, 2; Alessandro Cavalcante Potiguara, Suely Martinelli, Alessandro Alcântara e Maria Inês Veltri Costa, 3; Fernando Pires, Tati Gatto, Zilda Rizk e Carla Coser, 4; Andressa Rezende e Isabela Pantaleão Dias, 5.

OS GÊMEOS Otávio e Gustavo Pandolfo em frente à obra “Fermata”, que dá nome à exposição na Vale
(Cloves Louzada
 
PÉROLAS
 
“Vemos a falta de respeito com a dignidade humana no SUS. Só rico tem direito a higiene e qualidade?”
Aloizio Faria de Souza, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-ES).
 
“Não respeitar contratos anteriores arranha a imagem institucional do País.”
Do presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo, João Carlos de Luca, sobre a discussão sobre a política dos royalties no Brasil.
 
“A crise ambiental se agrava porque queremos lucro por décadas, comprometendo a riqueza de séculos.”
Marina Silva, durante o Seminário Tribuna de Planejamento e Gestão Sustentável.
 
“Hoje há dois tipos de mulher: a que está colocando e a que ainda vai colocar.”
Sebastião Guerra, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, sobre a popularização dos implantes de silicone nos seios.
 
“Virei freguês de Vitória agora que tenho uma noiva aí.”
Do gênio da música Wagner Tiso.
A PROPOSTA de divisão dos royalties do petróleo na visão de Osgemeos
(Cloves Louzada)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Quem chega aos quarenta anos sem ser estimado, não o será nunca mais”
Donatella Piras Coser
***
“Existem três frases que mexem com o ser humano: ‘Eu te amo!’, ‘Cortaram sua internet!’ e ‘Vai ser open bar!’ #Amem.”
@FilhoDoOCriador
***
“É assustador e ao mesmo tempo engraçado ver o prazer e a cara de satisfação de uma mulher ao comer um chocolate.”
@rafaelmourasa
A ELEGANTE Elida Rosa
(Octavio Bastos)
 
 
Sonhar não custa
 
“Convidamos vocês a adentrarem nosso sonho”. A chamada é dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo – Osgemeos –, que acabam de abrir a fantástica exposição “Fermata”, no Galpão do Museu Vale. As obras, inéditas, permeiam romantismo, aventura e política de forma lúdica. Até a polêmica dos royalties entrou nas criações!
***
A escultura que dá nome à exposição é uma fusão de vagão, casa e instrumentos musicais, tendo à frente o rosto de uma mulher. Há ainda a instalação “O que o mar devolve é seu”, com objetos retirados da Baía de Vitória pela dupla, e uma parede onde é possível interagir com os famosos seres amarelos e cabeçudos, sempre presentes nas obras dos irmãos.
***
“Ficamos 24h em processo criativo, inclusive nos sonhos. Criamos juntos e ao mesmo tempo, com harmonia e improviso. Nossa trilha sonora é o som da cidade. Arte é para se sentir, não para ser explicada”, diz Gustavo. Sobre as críticas sociais, afirma: “Questionar o sistema é papel não só do artista, mas também do ser humano. Como viver em um país desse e ficar quieto?”. É!
***
O diretor do museu, Ronaldo Barbosa, lembrou que a exposição de Osgemeos, encomendada há dois anos, entrou logo após a dos Irmãos Campana. “Este é o ano dos irmãos que fazem arte com as mãos. Nossa proposta é transformar a nova geração com consciência e cidadania”, comemora.
***
As obras dos talentosos irmãos permanecem em Vila Velha até o dia 12 de fevereiro, quando eles partem para abrir outra exposição em Los Angeles. E já tem lista de colecionadores, inclusive de fora do País, interessados no acervo…
 
ELIUD Vieira e Douglas Augusto Sartório, casal sempre animado nas pistas de dança
(Cloves Louzada)
 
 
Gastronomia sustentável
A chef Cleusa Costa veio do interior de Minas Gerais e por isso sabe muito bem a importância de se utilizar ingredientes naturais na cozinha tradicional. Com vários cursos feitos na escola do chef Laurent Saudeaux, defende a saúde nos pratos. “Poucos optam pelo uso de produtos orgânicos, até mesmo pelo preço. Mas sua qualidade de sabor e seus benefícios à saúde são incomparáveis. Procuro sugar de cada ingrediente seu sabor máximo”, disse. Outra característica dela é conversar com os clientes: “É importante saber a opinião deles, pois só assim meu trabalho pode ser melhorado”.
 
Enxoval no exterior
Para as futuras mamães que já avaliaram as vantagens e decidiram fazer o enxoval do bebê nos Estados Unidos, devido aos preços muito mais baratos – muito mesmo! –, Juliana Magalhães dá uma dica: optar por fazer as compras em Orlando, e não em Nova Iorque. Isso porque o clima de lá é mais parecido com o nosso e, por isso, as roupas são mais apropriadas. “Em Nova Iorque, os tecidos são mais grossos, devido ao clima mais frio”, explicou.

O NOIVO Thiago Calhau com os pais, Eduardo e Therezinha, e os padrinhos do casamento dele com Nicole Lorenção, Cristina e Paulo Hartung
 
Fim às dívidas
Para quem não sabe usar cartão de crédito, atenção: a partir de dezembro, o pagamento mínimo sobe de 15% para 20%! A hora é de aproveitar o 13º para quitar dívidas. “Comece a quitar as prestações que cobram juros mais elevados. Procure o credor, exponha sua situação financeira e tente fazer um acordo para o pagamento”, orienta o economista Luis Carlos Ewald.
 
Projeto parado
O projeto para criação de recife artificial marinho na praia de Camburi está parado há mais de um ano na Prefeitura de Vitória. “Já fizemos várias apresentações para a Secretaria de Meio Ambiente e nada”, reclama o autor da ideia, Paulo Pedrosa.
MARIELLA Gottardi Schettini e Érika Finamore no Portomare, na praia de Camburi
(Thuanny Louzada)
 
Bomba armada
A explosão em um restaurante do Rio acendeu o alerta por aqui. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram cadastrados entre julho e outubro 3.979 estabelecimentos que usam gás, sendo 2.382 com alvará e os demais em fase de regularização. Hein? Nos prédios residenciais, é permitida uma botija por apartamento, num total de 16. Acima disso, é necessária uma central de gás – mas não é o que se vê no Centro, por exemplo, com edifícios de até 184 apartamentos, cada um com uma botija dentro.
 
Almamúsca
Francis e Olívia Hime, juntos há 46 anos, lançaram sua primeira parceria musical, o CD “Almamúsica”, representando tudo o que eles mais gostam no universo dos sons. Sobre a receita de manter um casamento duradouro, Olívia revela: “Amor, admiração, generosidade e humor. Saber rir de si próprio e do outro. Outro segredo é surpreender sempre”, disse.
EM EVENTO da Tribuna, Neivaldo Bragatto, Bruno Néri, Luiz Robério Silva Ramos e José Luiz Kfuri
(Cloves Louzada)
 
Tudo incluído
O verão vem chegando e muita gente prepara seus roteiros, alguns em busca de um sistema novo por aqui: o all-inclusive, que gera dúvidas. Quem se hospeda em um hotel desse tipo não vai ter conta para pagar na saída, mas vai ter que se contentar com o que é servido. Por isso, cheque antes qual é o cardápio e quais as opções de bebidas. Se o gosto do viajante é muito exigente e a ideia é ter mordomia de garçons servindo na praia, a melhor opção é se hospedar em hotéis de meia pensão e pagar a conta dos almoços, jantares e frigobares ao final do passeio.
 
E-mail não é prova
O e-mail, que vem sendo substituído aos poucos pelas redes sociais, ainda não pode ser utilizado como instrumento de prova em tribunais. “O e-mail é um recurso de fácil falsificação. Veja, por exemplo, as mensagens que recebemos diariamente de bancos em nossa caixa postal que, de tão perfeitos, enganam muitos correntistas”, alerta o executivo de softwares Eduardo Couto.
 
A ANFITRIÃ Juliana Braz em recente coquetel da Audi, com o marido Christiano Canêdo
(Camila Baptistin)
 
 
Guincho no condomínio
Após chegar de viagem, morador de um condomínio em Vila Velha encontrou outro carro em sua vaga de garagem. Não pensou duas vezes: chamou o serviço de guincho e o motorista-vizinho foi multado. É lei!
 
Cartuchos
Empresas e pessoas que dependem de impressoras e trabalham com cartuchos remanufaturados devem prestar atenção, principalmente, no tamanho dos reservatórios de tinta: o preço para remanufaturar um de 1,5ml pode ser o mesmo cobrado por um de 10ml! A alegação é que a tecnologia é diferente para cada tipo, por isso a diferença nos valores. Mas cobrar o mesmo preço por 15% de um produto é um disparate, não?
 
LAURA Barros, Renata Cola e Bernadeth Depes em noite de inauguração na Joaquim Lyrio
(Thuanny Louzada)
 
Artigo anterior29 de outubro
Próximo artigoColuna 31 de outubro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here