Sonhar não custa

“Convidamos vocês a adentrarem nosso sonho”. A chamada é dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo – Osgemeos –, que acabam de abrir a fantástica exposição “Fermata”, no Galpão do Museu Vale. As obras, inéditas, permeiam romantismo, aventura e política de forma lúdica. Até a polêmica dos royalties entrou nas criações!
***
A escultura que dá nome à exposição é uma fusão de vagão, casa e instrumentos musicais, tendo à frente o rosto de uma mulher. Há ainda a instalação “O que o mar devolve é seu”, com objetos retirados da Baía de Vitória pela dupla, e uma parede onde é possível interagir com os famosos seres amarelos e cabeçudos, sempre presentes nas obras dos irmãos.
***
“Ficamos 24h em processo criativo, inclusive nos sonhos. Criamos juntos e ao mesmo tempo, com harmonia e improviso. Nossa trilha sonora é o som da cidade. Arte é para se sentir, não para ser explicada”, diz Gustavo. Sobre as críticas sociais, afirma: “Questionar o sistema é papel não só do artista, mas também do ser humano. Como viver em um país desse e ficar quieto?”. É!
***
O diretor do museu, Ronaldo Barbosa, lembrou que a exposição de Osgemeos, encomendada há dois anos, entrou logo após a dos Irmãos Campana. “Este é o ano dos irmãos que fazem arte com as mãos. Nossa proposta é transformar a nova geração com consciência e cidadania”, comemora.
***
As obras dos talentosos irmãos permanecem em Vila Velha até o dia 12 de fevereiro, quando eles partem para abrir outra exposição em Los Angeles. E já tem lista de colecionadores, inclusive de fora do País, interessados no acervo…
Fotos: Cloves Louzada
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here