11/11/11

 

Que tal conhecer um pouco mais o Espírito Santo no próximo feriado? Há lugares incríveis, históricos e tombados como patrimônio cultural. Deixando um pouco o litoral e as montanhas,  a dica hoje da coluna de Turismo é a Gruta do Limoeiro, localizada no município de Castelo.  Passeio ideal para os aventureiros que adoram conhecer sítios arqueológicos. Ela é considerada  a gruta mais importante do Estado, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível.

 

       

Até 10 pessoas podem entrar por vez e a caminhada é leve.  Dois condutores são responsáveis por acompanhar os aventureiros pelo interior da gruta. Os cinco salões escuros da gruta exigem reforço de lanternas para abrir espaço nas trevas e exibir a beleza das paredes esculpidas pela água ao longo de milhares de anos. Para fazer o percurso, é preciso pagar uma taxa apenas para ajudar na manutenção do local.

 

O local em torno da gruta  ganhará um centro de visitantes em breve. A obra já está em andamento e a previsão é  que seja concluída ainda este ano.   O projeto, orçado em aproximadamente R$ 630 mil, tem o objetivo de melhorar a infraestrutura para, além de proteger a gruta,  oferecer mais conforto aos turistas.

 

          

Será criada uma loja de agroturismo que vai abrigar o Paiol da Gruta; um auditório com capacidade para 50 pessoas voltado para educação patrimonial; uma cozinha industrial destinada aos produtores locais; e um museu que vai abrigar os fósseis encontrados na gruta.

 

  

História

Tombada em 1984, a Gruta do Limoeiro foi alvo de vários estudos. Uma das equipes, formada por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo(Ufes) e coordenada pelo antropólogo Celso Perota, encontrou 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se que desde o ano de 1.200 a Gruta do Limoeiro foi habitada por índios.

 

 

Gruta do Limoeiro

Local: Às margens da ES-166, a 15km de Castelo, no distrito de Limoeiro.

Horário: De terça a sexta, das 9h às 17h

Sábados e Domingos, das 8h às 17h

Informações: (28) 3542 – 8532

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here