27/11/11
 
Roberto Gomes, 64 anos, nasceu em Petrópolis, Rio de Janeiro, e é radicado em Vitória desde 1966. Capixaba de coração, Gomes já recebeu os títulos de Cidadão Capixaba (Câmara Municipal de Vitória) e de Cidadão Espírito-santense (Assembleia Legislativa do E. Santo). Ele é casado há 40 anos com Nildete , médica patologista, tem quatro filhos (Leonardo, Roberta, Heloísa e Helena), quatro netos (Leandro, Letícia, Henrique e Maria Luisa), três genros (Magnos, Alexandre e Vitor) e uma nora (Paola). "Família feliz, graças a Deus", define Roberto.  
 
    
Roberto e a mulher Nildete em Veneza
 
 
Médico cancerologista e mastologista há 40 anos, formado pela UFES (6ª. Turma), fez Residência Médica no Hospital A.C.Camargo em São Paulo e possui cursos de atualização nos Estados Unidos, França, Itália e Rússia. Ele ainda é  presidente da Federação Sul-Americana de Cancerologia. Nesta entrevista, ele fala sobre como prevenir e lidar com o câncer e comenta um pouco do seu dia a dia e de suas preferências. Confira: 
 
Hoje parece que a incidência de câncer é maior. Isso se confirma? Ou é apenas devido ao fato dos exames, tecnologia e mais estudos médicos garantirem um melhor diagnóstico?
Isto é confirmado. Vários são os motivos, dentre os quais, os principais são em decorrência do aumento da população mundial, do fato de as pessoas estarem vivendo mais (e quanto mais se vive, maior é a possibilidade de se ter câncer), do aumento dos fatores cancerígenos (cigarro, artificialização da alimentação, gorduras) e da vida estressante da atualidade (que leva à queda da imunidade do organismo)
 
 
Quais os tipos de câncer mais comuns?
Na mulher, o câncer de mama, de pele, do colo do útero e de pulmão (este, aumentando muito entre as mulheres, porque elas estão fumando cada vez mais). No homem, câncer de próstata, de pele, de pulmão e de estômago.
 
 
Há prevenção?
Com certeza. Os tumores mais frequentes apresentam mais facilidade para a prevenção.
 
 
 Quais apresentam maior chance de cura?
Desde que diagnosticados em fases não muito avançadas, os índices de cura são muito grandes nos casos de câncer de pele, de mama, do colo do útero, do intestino e próstata, entre outros.
 
 
O ES conta com estrutura e profissionais para lidar com todos os tipos de câncer? Pode citar algum hospital de referência por aqui? E no Brasil, qual hospital é o mais capacitado?  
Com certeza. O Hospital Santa Rita de Cássia é especializado no tratamento do câncer, oferecendo todas as formas de tratamento (cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia biológica), além do fantástico trabalho que a AFECC (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer) realiza em prol do paciente com câncer. O Hospital Infantil é especializado no tratamento do câncer infantil, também com um belo trabalho em prol da criança com câncer, realizado pela ACACCI.
 
No Brasil, no Rio de Janeiro, o INCA (Instituto Nacional do Câncer); em São Paulo, os Hospitais A.C.Camargo,  Sírio Libanês, Albert Einstein e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
 
 
 
O lado emocional e espiritual do paciente contribui para que o tratamento seja eficaz?
Sem dúvida. O otimismo, a fé e o apoio dos familiares e amigos são fundamentais no tratamento do câncer.
 
 
O que falaria para alguém que acabou de descobrir um câncer e vai iniciar a quimioterapia?
Que o câncer pode ser curado, e que todos nós temos adversidades na vida, cuja superação nos fortalece e engrandece.
 
E para a família desse paciente, algum recado?
A importância de um apoio integral ao paciente, sempre com um enfoque otimista.
 
 
Agora, vamos falar um pouco sobre  você e  seu dia  a dia…
 
Quando não está  no consultório ou  hospital, o que faz  para relaxar?
Muitas coisas: jogo tênis, vou à academia duas vezes por semana, ouço musica (meu gosto musical vai desde o heavy metal até uma bela musica sertaneja, passando pelo jazz, pelo blues, etc.); gosto de cinema, mas tenho visto poucos filmes ultimamente (prefiro rever os filmes mais antigos; a maioria dos filmes novos apenas repete o que já foi mostrado nos filmes antigos). Meus fins de semana com a família, quando não estou viajando, são sagrados.
 
 
 Uma música?
 Stella by starlight, com Ray Charles
 
 
Uma viagem inesquecível e um lugar que ainda deseja conhecer?
Viagens inesquecíveis: um cruzeiro pelo Rio Nilo, no Egito, Ilhas Gregas (principalmente Mykonos), Fjordes noruegueses (com direito ao sol da meia noite), o Taj Mahal, na Índia (o monumento feito pelo homem mais bonito do mundo) e muitas outras.Lugar que desejo conhecer: Tahiti e Kenia (minha mulher não quer ir ao Kenia – estou tentando convencê-la)
 
 
Mar ou Montanha?
Os dois. Tenho casas em Manguinhos (para o verão) e na Pedra Azul (para o inverno)
 
 
Um refúgio?
Manguinhos no verão e Pedra Azul no inverno. É uma felicidade muito grande passar sexta, sábado e domingo, curtindo minha família, os amigos e a natureza.
 
 
Um livro?
Sidarta, de Hermann Hesse
 
 
 Uma qualidade?
Sinceridade
 
 
Um defeito?
Perfeccionismo
 
 
Um filme?
A Noite – de Michelangelo Antonioni, com Jeanne Moureau e Marcelo Mastroianni
 
 
Um restaurante?
Valsugana, na Pedra Azul
 
Comida preferida?
Lagosta ao Thermidor. No dia a dia, legumes, verduras e frutas.
 
Deus?
É Tudo. É a Razão da nossa Existência.
 
Família?
Fundamental. Agradeço a Deus todos os dias pela família que tenho.
 
Uma frase que é seu lema de vida?
Nunca desista de seus sonhos.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here