08/01/12

 

 
 Hariton Nathanailidis é um dos violinistas de maior destaque no Espírito Santo. Professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e mestre em Violino pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  hoje dirige a Violinos de Vitória, empresa que conta com profissionais renomados no mercado para prestar serviços que passam por seleção de repertório, organização de grupos instrumentais e apresentação musical em cerimônias variadas, como casamentos, formaturas e aniversários. Nesta entrevista ele conta sobre a profissão e fala um pouco do seu dia a dia. 
 
Quando começou o interesse por música e violinos?
Meu interesse pela música, e pelo violino em especial, começou aos 7 anos de idade, quando meus pais me levaram para assistir a uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira pelo projeto Aquarius, sob a regência o maestro Isaac Karabchewsky. A partir dali começou o meu fascínio pelo violino.
 
Hoje você é referência de músico para casamentos. Conte-nos um pouco sobre como entrou nesse mercado.
Percebi que havia condições de  estabelecer um mercado mais profissional neste ramo de atividade musical em Vitória. Por isso ingressei neste mercado criando os Violinos de Vitória.
 
Além de casamentos, quais os eventos em que se apresenta com mais frequência?
As apresentações dos Violinos de Vitória são em todo o tipo de evento que necessite música de alta qualidade, desde casamentos até coquetéis e jantares empresariais, inaugurações, solenidades etc.
 
Qual a maior diferença em tocar em um cerimônia de casamento e em outra festa?
Tocar em uma cerimônia de casamento demanda muito mais preocupação e responsabilidade. Não há espaço para qualquer tipo de falha, por menor que ela seja. Atenção, dedicação e amor ao que se faz é o que nos diferencia.
 
Quando os noivos escolhem as músicas, você opina e sugere ou apenas aceita a escolha deles?
Nossa função vai além de tocar. Somos os produtores musicais da cerimônia religiosa. Auxiliamos na escolha de repertório, opinamos, sugerimos, escrevemos arranjos musicais especialmente para a cerimônia, sempre com o desejo de tornar o momento da cerimônia religiosa inesquecível não somente para os noivos, mas para todos os presentes. 
 
Na Violinos de Vitória há aulas para quem deseja aprender a tocar?
Todos os profissionais pertencentes ao nosso quadro são habilitados a dar aulas. Entretanto, realizamos apenas apresentações musicais. Nosso contato é  3227-8515.
 
O que é preciso para alguém que quer tocar violino? Dá algum conselho ou existe uma característica que essa pessoa deva ter?
Muita seriedade, dedicação no aprendizado de seu instrumento. Talento é importante, mas seriedade e dedicação são fundamentais.
 
Conte um pouco sobre  seus gostos e preferências. Uma música?
Dança Húngara N.04 de Johannes Brahms.
 
 Uma viagem inesquecível?
Grécia, país de origem de meus pais e pelo qual tenho um carinho enorme.
 
Um lugar que ainda quer conhecer?
Austrália.
 
Um refúgio?
Iriri.
 
Um livro?
"Breve História do Tempo", de Stephen Hawking.
 
Um filme?
"Casablanca".
 
Um restaurante?
Qualquer boa churrascaria, com uma boa carne de carneiro.
 
Comida preferida?
Musaka (um tipo de lasanha grega de beringela e carne moída).
 
Deus?
O Grande Arquiteto do Universo, criador de tudo e de todos.
 
Família?
Meu amor e minha dedicação.
 
Um desejo para este ano que se inicia?
Um Ano Novo repleto de muita saúde, muita paz e muita prosperidade para todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here