O programa  da série “Quarta Clássica”, da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), será composto exclusivamente por obras do compositor russo Tchaikovsky. A apresentação será nesta  quarta-feira, 21 de  setembro, às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, em Vitória. Os ingressos, a preços populares, custam R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia), podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do teatro.
 
Os músicos se apresentam sob a regência do Maestro Helder Trefzger, e o concerto contará com a participação especial do solista italiano Emmanuele Baldini. O violinista é o atual “spalla” da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
 
Na abertura do espetáculo será apresentada a obra “Concerto para violino e orquestra em ré maior, Op. 35”, um dos mais famosos concertos da literatura violinística. Foi escrito em 1878, e considerado intocável por Leopold Auer, na época um dos mais famosos violinistas. Entretanto, poucos anos depois, a peça foi estreada em Viena com grande sucesso. Recentemente a obra foi tema do filme “O Concerto”, do diretor Radu Mihaileanu.
 
Outra obra que está na programação é a “Sinfonia nº 4, Op. 36”, escrita entre 1877 e 1878, e estreada em 1878, em Moscou.  Trata-se de uma obra de grandes dimensões, preferida das principais orquestras mundiais. Tchaikovsky, em uma carta a uma amiga, referiu-se ao primeiro movimento da peça como um “ininterrupto revezamento da dura realidade com sonhos fugazes e visões de felicidade…”.
 
 
 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here