Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Bruna Sponfeldner Moulin, Silvana Robson e Regina Rodrigues, hoje; Carla Silveira Moraes, Karina Nemer, Maria Claides Maia e Liseta Fonseca, dia 26; Sandra Coser Guignone, Larissa Altoé, Mariana Cots e Lívia Monte Alto, 27; Delizete Moulin Saide, Gisela Fornazier Neffa e Andréa Pena, 28; Marion Prates, Luciana Canuto, Olírica Cunha e Ana Maria Mendes, 29; Fernanda Prates, 30 – beijos, amor! Zilhões de beijos! –; e Mário Herkenhoff e Dione Prates, 1º de outubro.

 
ELEGANTE Flávia Moulin
(Cloves Louzada)

 
PÉROLAS
 
“As pessoas agem de forma exacerbada por pouca coisa. Elas estão pouco tolerantes.”
Da psicóloga Ellen Novaes.
 
“A justificativa foi de que a Petrobras perderia. Mas e os estados produtores, podem ficar no prejuízo?”
Do senador Ricardo Ferraço, indagando a União, que não quis acolher a proposta de divisão dos royalties do petróleo.
 
“Tem que completá-lo na cama, ser paciente, carinhosa, compreensiva.”
Jhenny Andrade, modelo e escritora, que recebeu o título de namorada perfeita, falando sobre como deve ser a mulher ideal para os homens. Jhenny ficou devendo a receita deles para elas!
 
MODA e descontração no Club do Sapato
(Thuanny Louzada)
 
 
Eles nas redes sociais
“Dia desses, recebi o currículo de um cara que trabalhou comigo. Descobri, assim, que meu estagiário era, na verdade, o Donald Trump. Currículo aceita tudo.”
@rimaldosa
***
“A vida seria muito melhor e mais fácil se pudéssemos marcar as pessoas como SPAM!”
Marcelo Netto
***
“Assaltantes te obrigam a dar a carteira ou a vida, já as mulheres te exigem os dois.”
@entendaoshomens
***
“Num anúncio duma rede de eletro, tem um micro-system com fita cassete ‘com função auto stop’. Parece sacanagem. E deve ser.”
@joseilan

LU Lima e Lorena Dalla Bernardina
(Cloves Louzada)

 
Mal do século
A depressão é um problema de saúde pública e já é tida como o mal do século 21, afirma a psicóloga Sílvia Ivancko. “Estima-se que 30% da população mundial sofram da doença sem saber. O remédio ajuda muito, mas ele não é eterno. Se a principal causa não for tratada, a depressão voltará”, afirma.
***
Segundo a neurologista Vera Ferreira, o número de pessoas deprimidas está crescendo em todo o mundo, devido ao estresse diário e ao isolamento. “Quando a depressão é genética, é difícil evitar. Tem que tratar seriamente com medicação e terapia”, alerta.
***
Já a psicanalista Bartyra Ribeiro de Castro não acredita em causas genéticas. “A partir do momento em que se perde o sentido da vida, deve-se fazer uma análise e, em último caso, ser medicado. Todos nós somos passíveis de ficar deprimidos. A diferença está em aceitar as frustrações e tristezas, naturais do ser humano”, comenta.
 
EM recepção dos Michelini, em jantar na Ilha do Boi, o casal Regina-Hélio Dórea
(Syd Lucas)
 
 
E o parquímetro? I
Uma solução que nem começou por aqui já está obsoleta e sendo substituída em Nova Iorque: o parquímetro, que controla o pagamento de estacionamento nas ruas, com moedas, começou a ser retirado de Manhattan. Lá, entra em funcionamento o Meter of Tomorrow, uma caixa alimentada por energia solar, equipada com wi-fi, que pode dar conta de oito espaços de estacionamento de uma vez e se desliga automaticamente aos domingos.
 
E o parquímetro? I I
E mais: o aparelho aceita cartão de crédito, fala sete idiomas, exige menos manutenção e libera espaço nas calçadas. Aqui, quem anda liberando espaços nas calçadas são os rapazes que tomam conta do seu carro em troca de uma graninha…

BEM primavera. Mayara Ribeiro na Casa Cor
(Cloves Louzada)
 
Mais tributos
De volta ao assunto! “Se o governo quisesse proteger o emprego e incentivar a competitividade do mercado interno, diminuiria os impostos dos carros brasileiros, e não aumentaria o IPI para os importados. Há a dissimulação do real objetivo: aumentar a arrecadação para alcançar o superávit”, disse à coluna o advogado especialista em Direito Tributário Luiz Cláudio Allemand. Ele concorda quando concluímos que a medida segue a mesma linha do aumento do IOF para compras feitas no exterior, alegando incentivo ao turismo interno, em vez de baratear as viagens dentro do Brasil.
 
Ar engarrafado
Existe no mundo um lugar com moradores tão apaixonados pela sua cidade como os cachoeirenses? Há indícios de que sim! Em Cape Cod, nos Estados Unidos, as lojas de souvenir possuem um produto que faz sucesso: ar engarrafado, assim como na Capital Secreta. Quando estiver longe e sentir saudade, o princípio é o mesmo: abrir e respirar! É de Cachoeiro a invenção que foi copiada por Cape Cod, e o criador do lance foi o empresário campeão, o do café, José Guilherme Lima.
 
Bikes e máscaras
O passeio de bicicleta hoje vai ser diferente: ciclistas vão usar máscaras cirúrgicas para protestar na praia de Camburi contra a poluição – hoje o grosso dela vem dos escapamentos dos carros! – e pela construção de ciclovias. A largada está marcada para as 9h, do píer de Iemanjá.

ANDREA Pelissari e Aliete Dias Lopes no aniversário de Diva Michelini
(Cloves Louzada)
 
Unidades médias
O boom do Salão do Imóvel, que termina hoje, foram as unidades de padrão médio, segundo disse à coluna o presidente reeleito da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-ES), Juarez Gustavo Soares. “O segmento econômico continua forte, mas a tendência é a aquisição de imóveis de padrão médio, com variedade e condições especiais oferecidas pelas empresas nos últimos 30 dias”, afirmou.
 
Deguste
Não consta no cardápio do Aleixo, mas uma conversa olho no olho com a chef Cleuza pode resultar na degustação do seguinte menu: vieiras salteadas com purê de salsa; raviole de abobrinha com siri e molho de tomate; camarões flambados com talharim de pupunha ao molho de açafrão; peixe fresco com crosta de castanha-do-pará e brócolis na manteiga. De sobremesa, manga grelhada com sorvete trufado. Regime, tchau!
 
Cultura alemã
Com a proposta de trabalhar as referências e a identidade da Alemanha, será lançado hoje o projeto “Baustelle”, às 10 horas, na Praça Arthur Gerhardt, em Domingos Martins. Serão produzidas mostras de artes itinerantes nos municípios que preservam a cultura alemã, como Pancas, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Vila Pavão.

POSANDO para MP: Adriana Leal e Gracinha Sarkis
(Cloves Louzada)
 
Última chamada
Após denúncias e fotos registradas pela coluna, veículos abandonados nas ruas e avenidas de Vitória estão com os dias contados. Por meio de decreto, a prefeitura fará a esperada remoção no final deste mês e os carros serão levados para o pátio do Detran em Carapina, na Serra. Após 90 dias no pátio, caso o dono não apareça, o veículo será leiloado.
 
Coração em dia
Em comemoração ao Dia Mundial do Coração, celebrado hoje, o Hospital Estadual Central (HEC) realiza amanhã uma ação para conscientizar os capixabas em relação à importância da atividade física, alimentação e hábitos saudáveis, como forma de manter o coração em bom funcionamento. O corpo fala…

MARIA Luiza Vellozo curtindo o livro de Lenny Niemeyer
(Cloves Louzada)

 
Infidelidade
Para juntar a um processo as gravações de ligações telefônicas comprometedoras, é necessário que elas sejam autorizadas pela Justiça. Só aí o processo vai em frente. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo, Homero Junger Mafra, afirmou que o sigilo telefônico é garantido pela Constituição. “A quebra é o último passo de uma investigação. Para solicitá-la, são necessários elementos que a justifiquem”, explicou. Para comprovar infidelidade, o melhor caminho é o das fotos. Olho vivo!
 
Novela sem fim
A cobrança da taxa de terreno de Marinha – que, aqui para nós, é mais um imposto para não pagar mesmo e brigar na Justiça até o último suspiro do STF – tem sido mais conversa de tribuna de vereadores, deputados e outras autoridades do que mesmo uma ação para acabar com a novela, que está no ar desde quando Cabral descobriu o Brasil, em 1500, passando por 1984, quando aportei em Vitória, e chegando aos dias de hoje no mesmo estágio. O assunto reascende em época de eleições etc e depois fica em banho-maria. No mar!
 
Leilão de joias
Já está na rede o leilão de joias da Caixa Econômica Federal. Acessando o link “Vitrine de Joias”, é possível visualizar os lotes disponíveis para venda e acompanhar o cronograma dos editais em todo o País. Para participar do leilão, é preciso solicitar uma senha em qualquer agência da Caixa que trabalhe com penhor.

LUCIANA Júdice e Lauro Coelho em noite de autógrafos
(Cloves Louzada)
 
 
Olho na crise
A alta no dólar pegou de surpresa o setor de supermercados, segundo o superintendente da Acaps, Hélio Schneider. “A instabilidade da moeda atinge diretamente o segmento. Grande parte dos produtos consumidos é importada. O valor ideal do dólar para a economia seria de R$ 1,70 (sexta-feira girava em torno de R$ 1,90)”, disse.
 
Temporada de pesca
A temporada de pesca 2011/2012 do Iate Clube começa no próximo dia 29, quando será realizado o coquetel a partir das 19 horas. O Torneio de Abertura e a 1ª Etapa do Torneio Costa Brasil dão início ao calendário no dia 8 de outubro.
 
Previsões climáticas
Com o início da Primavera, os institutos meteorológicos preveem um aumento na média de chuva, apontando um período com risco acentuado de cheias em córregos e rios. Há possibilidade de chuvas fortes ao longo da estação, e a umidade relativa do ar deve se elevar e normalizar a partir de meados de outubro.

PEDRO Keller e Lucas Mendes em evento beneficente na Casa Cor
(Cloves Louzada)
 
 
 
Artigo anterior24 de setembro
Próximo artigoColuna 26 de setembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here