14/02/12

 

 
O segredo para o sucesso após a produção de um bom vinho se deve principalmente pela sua forma de armazenamento ou envelhecimento. Não só a temperatura da decantação, mas as barricas (ou barris) de carvalho também são extremamente importantes para o condicionamento na formação de um bom paladar.
 
"De acordo com o barril de carvalho utilizado no envelhecimento, conseguimos distinguir diferentes tipos de sabores e apurar melhor o tanino e o aroma de cada vinho", explica Cícero Moro, expert na bebida de Bacco. 
 
Alguns vinhos tintos precisam descansar por longos períodos (até 48 meses) e outros apenas por 12 meses. Isso vai depender do grau de maturação da uva em questão.
 
"Os vinhos denominados do novo mundo, muitas vezes não precisam utilizar-se de barricas, ou seja, são produzidos em grandes cilindros metálicos, fermentados (processo químico) e engarrafados diretamente para o consumo", diz Cícero. 
 
Na produção dos barris de carvalho, o fogo é quem amacia a madeira para possibilitar a inclusão de ambos anéis de aço. Além disso é o responsável em dar uma caramelização do açúcar contido na célula da madeira do barril após o método utilizado chamado de “ tostagem “.
 
Essa tostagem é responsável pelo toque de baunilha, regulação na quantidade de tanino e forma as lactonas (processo quimico), que dão as características típicas de um Bourbon.
 
 
 
Um barril de carvalho chega a custar em torno de U$ 750,00 no mercado internacional. É importante ressaltar  como é trabalhoso e oneroso completar o ciclo da produção de um vinho até a sua chegada ao consumidor final.
 
 
Existem três tipos de barricas de carvalho mais utilizadas por produtores de todo o mundo:
 
Carvalho Francês
Esse carvalho serve preferencialmente à produção de vinho, inclusive vinho do Porto. Tem menos aroma, menos tanino e baunilha e menos intensidade do que o carvalho americano.
 
Carvalho Americano 
Esse carvalho foi utilizado durante muito tempo para a fabricação de vinhos pesados, como Rioja, Shiraz e Bordeaux. A madeira desta barrica é aromática e contém mais tanino do que os carvalhos franceses.
 
Carvalho Húngaro 
É semelhante ao carvalho francês, mas contém menos tanino, o aroma é mais abafado, a estrutura macia e redonda, com uma pitada picante de canela e amêndoa.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here