09/03/12

A prática do naturismo cresce em todo o  mundo. Hoje há milhões de adeptos e publicações específicas para os seus praticantes. As praias de nudismo ganham cada vez mais novos frequentadores. 

A coluna de hoje mostra algumas das melhores praias desse setor aqui no Estado, no País e em todo o mundo. 

 

No Espírito Santo

Aqui no estado, a única praia naturista fica em Barra Seca, em Linhares, município a 142 quilômetros de Vitória. O acesso é razoavelmente fácil: começa pela BR 101 e, no Portal do Ipiranga, a viagem deve seguir de balsa até o outro lado do rio.  Apesar de quase deserta, a praia tem uma estrutura boa para os frequentadores, com banheiros, área para camping e até uma pousada.

 

No Brasil
 
Em Paraíba, a  30 quilômetros de João Pessoa, Tambaba  é a praia naturista mais famosa do Brasil.  Apesar da fama entre os naturistas, Tambaba é dividida em duas partes: uma aberta para o público em geral, pequena, com apenas 500 metros, e outra apenas para os praticantes do naturismo, onde há regras para serem cumpridas. Ou seja, é proibido circular de roupa.
 
A Bahia conta com a praia de Massarandupió, que  fica a 90 quilômetros de Salvador,  na região conhecida como Costa dos Coqueiros. A praia não é de fácil acesso.  A viagem começa na Linha Verde, sentido Aracaju (SE), mas segue por uma estrada de terra, por cerca de 10 quilômetros, logo depois de Porto de Sauípe. Ao final, ainda é preciso caminhar por cerca de 20 minutos. Uma placa logo na chegada avisa que é proibido circular por lá de roupa. Quem quiser pode ficar na área de adaptação, onde as normas são repassadas e, para as mulheres, é permitido o uso de topless.
A estrutura para frequentadores é boa: há bares servindo cerveja gelada e petiscos. Os garçons, aliás, são as únicas pessoas vestidas nos dois quilômetros de praia.
 
No litoral carioca, Abricó é a praia de naturismo oficial do Rio de Janeiro. Localizada em Grumari, logo após a Prainha na direção da Barra de Guaratiba, ela é pequena e cercada por uma linda paisagem, entre a montanha e o mar. Atualmente, uma associação regulamenta a prática naturista por lá, fiscalizando as regras, que devem ser seguidas por todos. Os associados participam de reuniões temáticas, jogos e passeios.
 
Ainda no Rio, há a praia Olho de Boi. Localizada em Búzios, seu nome tem origem nas sementes “olho de boi”, abundantes na região. O acesso não é fácil e para chegar a ela é preciso encarar uma pequena trilha, saindo da Praia Brava. Além do naturismo, a praia é muito procurada para caminhadas, mergulho, além, claro, dos banhos de mar, facilitados pela calmaria das águas. Como em várias outras praias naturistas, há uma área de adaptação.
 
Em Santa Catarina, sul do país,  a Praia da Galheta tem 950 metros de extensão e é semideserta. Chega-se ao reduto naturista, após uma trilha de aproximadamente 300 metros. Em toda extensão da praia não há bares, chuveiros ou banheiros. O mar tem água limpa e a areia é branca e fina. O naturismo começou em Galheta na década de 70, mas a prática não é obrigatória, diferente de outras praias naturistas brasileiras. Alguns surfistas também aparecem por lá para aproveitar as boas ondas.
 
Também no Sul, situada entre Florianópolis e Garopaba, a praia de Pedras Altas é formada por duas praias de cerca de 100 metros cada uma. Reconhecida como área naturista pelos vereadores e pela prefeitura de Palhoça, município onde fica localizada, Pedras Altas é frequentada por naturistas de todos os cantos, mas especialmente do sul do Brasil. O acesso não é fácil. Os frequentadores costumam fazer caminhadas até riachos e piscinas naturais que ficam lá perto. Há também passeios de barco para ilhas. Por estar dividida em duas partes, Pedras Altas tem um lado destinado aos casais e famílias e outro frequentado somente por solteiros. Não é permitida a entrada de pessoas com roupa no local. Na praia, há uma pousada com cinco suítes e chuveiro coletivo, além de espaço para camping.
 
Outra praia naturista no Sul é a Praia do Pinho, que  faz parte do Balneário Camboriú, a 80 quilômetros de Florianópolis. Considerada a primeira praia de naturismo do Brasil, ela tem 500 metros de extensão.
 
Em 1984, foi inaugurada uma pousada para acolher os naturistas que começaram a frequentar a praia. Também há uma área de camping com capacidade média para 200 barracas. Tanto na área da pousada quanto na de acampamento, a nudez é opcional.
 
 
No Mundo
 
Ao redor do mundo, as 10 melhores praia de nudismos, segundo a Naturist Society são:
 
 
Playa d’Es Cavallet (Espanha)
 
Swanbourne Beach (Austrália)
 
Mazo Beach (Estados Unidos)
 
Baker Beach (Estados Unidos)
 
Tulum Beach (México)
 
Orient Beach (Antilhas)
 
Morfa Dyffryn (Reino Unido)
 
Cap d’Agde (França)
 
Gunnison Beach (Estados Unidos)
 
Bellevue Beach (Dinamarca)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here