Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Sérgio Tristão, Nádia Cruz, Zezé Mansur, Beth Rodrigues – que receberá convidados às 20h no Itamaraty, na Praia do Canto – e Andrea Avidos Zanello, hoje; Flávia Saade, Francis Junger e Bruna Mazzocco, dia 19; Lícia Santos, 20; Antonieta Cangini, Adriana Abaurre e Valeska Tibério, 21; Paulo Bonino e Luciano Rezende, 22; Markos Rezende, José Carlos Lyrio Rocha e Denise Magevski Lube, 23; Roberta Pedroza, Lurdinha Paraiso e Ronald Carvalho, 24.

BELEZA capixaba. Renata Quintaes
(Cloves Louzada)
 
 
PÉROLAS
 
“Estamos tentando impedir o tsunami asiático.”
Helena Altoé, coordenadora do movimento “Diga Não à Invasão Asiática”, tentando inibir a entrada de roupas chinesas no mercado capixaba. Briga difícil…
 
“As redes sociais pesam cada vez mais. A exposição pode ser tanto benéfica quanto um tiro no pé.”
Do consultor de carreiras Elias Gomes. E é!
 
“Somos honestos e pagamos impostos para não ter o direito sequer de andar na rua.”
Selma Trancoso, mãe de uma empresária baleada durante assalto.
 
ELEGÂNCIA Rita Bumachar e Fernanda, um dos meus dengos
(Cloves Louzada)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.”
Fabricio Quintanilha
***
“É muita falta de respeito um paciente ficar esperando mais de 50 minutos para ser atendido…”
Thiago Có Brazil
***
“A felicidade pode demorar a chegar… Mas o importante é que ela venha para ficar e não que esteja só de passagem”
@delyraoficial
 

EM FESTA de seu aniversário, Helder Salomão ladeado por Anny Kathariny e Thiago Souza

 

Política de Turismo
 
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) desenvolve uma ação para inserir a gastronomia brasileira em feiras internacionais. À frente do projeto está a diretora da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, Mônica Rangel. “A culinária brasileira está se tornando mais conhecida mundialmente, por conta de seus sabores marcantes”, disse.
***
E tem capixaba no circuito: o chef Juarez Campos, mas como membro da associação da Boa Lembrança, e não como expert na culinária capixaba tipo exportação! O Espírito Santo está de fora!
***
A Assessoria de Comunicação da Embratur informou que não se trata de um programa do governo, mas da iniciativa privada. A seleção dos chefs é feita por agências de relações públicas do órgão e a próxima ação será em Berlim, novamente sem o Espírito Santo!
***
A Secretaria de Estado do Turismo desconhece o projeto e afirma apoiar ações que divulgam a gastronomia capixaba, considerada pelo órgão o segundo maior atrativo para turistas, atrás apenas das belezas naturais. Difícil o Estado entrar numa ação importante em se tratando de governo federal ou mesmo iniciativa privada no item gastronomia, entre outros, claro! Está faltando ação!
SANDRA Tanure com as filhas Fernanda e Roberta
(Heron)
 
 
Estado laico
Notícias de Brasília mostram a deputada federal Lauriete cantando um hino de louvor no plenário da Câmara dos deputados. Ainda bem que ela pediu o playback da melodia, pois imagine se leva a banda para tocar ao vivo? O vídeo, claro, virou hit na internet. Nada contra a fé de cada um, mas se o estado brasileiro é laico, ou seja, desprovido de qualquer ligação oficial com religiões, uma sessão plenária não pode ser transformada em culto ou missa. E ainda tem gente implicando com crucifixos em paredes de salas de aulas e prédios governamentais…
 
Romantismo
Para fechar o verão e já marcar a chegada do outono, que começa oficialmente na próxima terça-feira, o programa “As Músicas que Gostamos de Ouvir” de hoje, às 20h, que produzimos na Tribuna FM, terá uma seleção para lá de romântica. E a gente merece ser feliz, como diria Ivan Lins em sua música com este título.
 
Bispo auxiliar
Atendendo ao pedido do arcebispo dom Luiz Mancilha Vilela, a Arquidiocese de Vitória ordenará dois bispos auxiliares hoje, às 9h, na Catedral: frei Rubens Sevilha, provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços, e dom Wladimir Lopes Dias, da diocese de Jundiaí.
DÉBORA Veronez e Eliane Bianchi
(Cloves Louzada)
 
Roupa de cama
As classes C e D estão cada vez mais exigentes quando o assunto é roupa de cama. É o que afirma Gil Bittencourt, representante de uma marca no Estado. Segundo ela, há tecidos de até 1.500 fios, que podem ser lavados na máquina, e tamanhos que vão do solteiro comum a solteiro 15, casal, queen, king e superking. “O brasileiro se baseia muito em novelas para escolher a roupa de cama, predominando cores claras, principalmente o branco. Como nosso clima é quente, os cobre-leitos substituíram os edredons”, comentou.
 
Como comprovar?
O seu lava-a-jato anota nome, telefone e placa do carro em duas vias, com assinatura do proprietário e do lavador que recebeu as chaves? Sim? Então considere-se uma pessoa de sorte! A maioria dos estabelecimentos não anota nem o nome do dono do carro! Prato cheio para larápios que podem esperar uma folga do lavador que recebeu as chaves e se passar pelo proprietário do veículo para outro funcionário! E quem vai provar o contrário? Exija uma garantia de que o carro será entregue somente para você!
 
Cor de blush
As invencionices da moda parecem não ter fim. Primeiro, descobrimos poucos anos atrás o que é a cor nude – que na verdade não é uma cor, e sim várias tonalidades que passam do bege ao rosa bem clarinhos. Agora que nos acostumamos ao nome, tem grife nacional divulgando suas peças de tom nude rebatizado de blush (camisa blush, saia blush…). Menos, não é?

EM RECEPÇÃO do Grupo Planeta, em Carapina, Leonardo Peixeiro, João Batista Felix e José Alves

Mais McCartney

Paul McCartney negocia nova turnê pelo Brasil, para delírio de muita gente que não conseguiu ir às apresentações anteriores. O secretário de Turismo do Recife, André Campos, anunciou no seu Twitter que está tudo certo para 21 e 22 de abril, no estádio do Santa Cruz. Mas a organização só confirma que haverá shows, sem datas e locais definidos. Paul manifestou vontade de tocar no Nordeste e no Sul, e especula-se que a outra cidade seja Florianópolis. Os mais mal-humorados dizem que o ex-beatle está virando figurinha fácil, mas os fãs querem mais é que ele venha todo ano mesmo!
 
Dirigindo e postando
Tão perigoso quanto dirigir sob efeito de bebida alcoólica, postar mensagens em redes sociais ao volante vem se tornando comum no trânsito. Pior: não existe uma lei específica nesse sentido, com suas devidas punições. Já que a legislação ainda não se adaptou ao “novo mundo”, pelo menos alguma campanha de conscientização deveria ser feita pelos órgãos responsáveis. Que tal?!
 
Revitalização
O antigo Colégio do Carmo, no centro de Vitória, onde funciona hoje a Escola São Vicente de Paulo, terá a fachada reformada, numa parceria com empresas capixabas, a Arquidiocese de Vitória e a prefeitura. O local faz parte de um dos principais conjuntos arquitetônicos coloniais da capital, datado do século XVII.
CÍNTHIA Chieppe e Daniela Pimenta
(Heron
 
Lei da Palmada
Aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, a Lei da Palmada, que visa a proibir castigos físicos em crianças e adolescentes, continua polêmica. Segundo a psicopedagoga Maria Aparecida Epichin, bater na criança não funciona. “Existem outras formas para impor limites. Palmada dói e fica sinalizado para a criança que ela pode apelar para a violência quando precisar resolver alguma questão, já que é essa a linguagem que a família utiliza com ela”, opina.
 
Imposto de Renda
Alguém aí da bancada federal para dar uma mãozinha nas despesas das famílias capixabas e montar um projeto para que em 2013 livros didáticos e material escolar possam ter seus custos deduzidos na declaração do Imposto de Renda?
 
O NOVO presidente do Sincafé, Sérgio Brambilla, entre Egídio Malanquini e Ricardo Ferraço
(Thiago Lourenço)
 

 

Copa do Mundo
Se der na final no Rio o Brasil contra uma das chamadas cinco seleções de ponta, a cidade não terá como receber no dia D perto de mil aviões particulares, porque não há hangares! Se fosse hoje, haveria apenas 200 vagas nos atuais hangares!
 
Papai Google
Depois do “Dr. Google”, campeão de consultas quando o assunto era sintoma de doenças, agora vem o “Papai Google”: pesquisa britânica revelou que 54% dos jovens preferem consultar o buscador quando têm dúvidas, em vez de pais ou professores. E mais: 45% das crianças nunca usaram uma enciclopédia e 19% não sabem o que é um dicionário impresso. Hein?
 
Serra vai parar
Novos centros comerciais, indústrias, condomínios e a recente notícia de um aeroporto internacional na Serra acendem um sinal de alerta no trânsito do município. Os constantes engarrafamentos na Norte-Sul já demonstram que a cidade serrana precisa com urgência de um plano de mobilidade urbana para evitar dor de cabeça na nova população que está sendo formada.
 
Cafezinho vem antes
Quem gosta de tomar um cafezinho depois do almoço pode pensar em inverter a ordem. Uma pesquisa publicada na americana Metabolism apontou que tomar o café antes das refeições, e sem açúcar, atua no processo metabólico do corpo, auxilia na digestão e força o organismo a queimar calorias mais rapidamente.
RAQUEL Brandão, Teresa Bedran e Mary Helal de Paula
(Cloves Louzada)
 
Artigo anterior17 de março
Próximo artigoColuna 19 de março
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here