A Palavra
Para começar bem a semana: “Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o espírito, não desprezeis as profecias, mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom, abstende-vos de toda espécie de mal. E o próprio Deus de paz vos santifique completamente, e o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. (1 Tessalonicenses 5; 17-23)

 
 
Eles nas redes sociais
 
“A revolução feminina começa pelos cabelos…”
Michelle Sales
***
“A pessoa que conseguir engarrafar ‘noção’ vai ficar rica, porque taí uma coisa que falta no mundo.”
@luhtestoni
***
“A minha mãe, toda preocupadinha com a minha vida, vive dizendo que quando dirijo, corro muito. Nossa, para correr muito nesse trânsito caótico, só se eu estivesse com uma esteira dentro do carro.”
Amanda Mesquita
 
CINTYA e Agnaldo Jonas com os filhos Gabriel e Ramana
(Jove Fagundes)
 
 
De conceitos
Numa boa, sem agressão nenhuma, mas gostaria de ter uma chance de perguntar à ministra Iriny Lopes o que ela acha da depilação feminina. Seria também uma forma machista de submissão aos conceitos de beleza da mulher? Iriny é contrária a uma  campanha de lingerie – bem humorada, com  Gisele Bündchen, que está lindíssima! O ministério da ministra tacha a peça publicitária de preconceituosa, como se a mulher fosse um objeto sexual! Mulher não é objeto. A mulher é que manda em tudo. O homem obedece. Isso desde Adão e Eva!
 
Iluminação de Natal
Já começou a montagem da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, cuja inauguração será no dia 26 de novembro. Por aqui, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória diz que não há nada decidido. O capixaba merece um projeto à altura, de preferência com profissionais da terrinha. Sugestão da coluna: iluminar Camburi mar adentro, copiando o Rio com o projeto da Lagoa!


FÉRIAS Conrado Vieira com a neta Clara, o genro Bob e as filhas Vivian e Fernanda entre a mãe Maria do Carmo, no sul da França

 

No ponto
É comum ver veículos de outros municípios transportando passageiros em Vitória, mas os pontos costumavam ser mais respeitados. Costumavam. A coluna viu um táxi de Cariacica parado em um movimentado ponto na zona Norte da Ilha. Pegamos o táxi regulamentado de Vitória e questionamos o motorista sobre a situação. “O que a gente pode fazer? Expulsá-lo? Denunciar não adianta”, respondeu o motorista, completando que há até táxi que não é táxi – as “geladeiras” – fazendo ponto em Vitória. E aí é que está o perigo!
 
Liderança sustentável
O mundo pode acabar mais cedo se o modelo de vida sobre ele não mudar. Por isso a importância da sustentabilidade em todas as áreas do dia a dia. Na próxima quarta-feira, será realizado em Vitória o evento Plataforma de Liderança Sustentável, na Findes, com lideranças locais e nacionais, para discutir redução de custos e aumento de eficiência, engajamento de públicos e valores como prática de gestão.
 
Epidemia no Sul
Em apenas três dias, a Santa Casa de Cachoeiro, que recebe pacientes de toda a região Sul capixaba, atendeu 41 pessoas acidentadas no trânsito. Do total, 36 envolvendo motocicletas, três feridos em carros e dois atropelamentos. Até quando?!


A CRAQUE Flávia Carvalhinho ladeada por Luiza Larica e Isac Pena em evento na Ilha
 
Nova trilha
Conhecer as riquezas naturais de Vitória em cinco quilômetros de percurso, ligando os parques naturais de Mulembá e Tabuazeiro ao da Fonte Grande. Essa é a ideia da Trilha do Divisor, inaugurada este mês. No trajeto, mangue, mar, rios e cavernas. Os grupos interessados devem agendar o passeio com a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, pelo telefone 3382-5366.
 
Analfabetos na rede
A inclusão digital está expondo uma ferida vergonhosa: o analfabetismo entre os jovens, encoberto por parte do sistema educacional que tapa os olhos para a dificuldade de aprendizado e passa de ano alunos que não aprenderam sequer o básico para um dia a dia digno. E a questão não é apenas escrever palavras de forma errada. O que mais assusta é o fato de muita gente – mesmo! – não conseguir entender o sentido do que os outros escrevem. Se o autor usa ironia, então, é caso perdido de compreensão. Interpretação e senso crítico beiram o zero.
 
Artigo anteriorColuna 02 de outubro
Próximo artigo03 de outubro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here