Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Beatriz Prates, hoje; Leyla Pretti, Patrícia Gama, Dalila Murad, Ângela Nemer e Gerusa Coser, dia 30; Aurelice Aguiar, Ronald Gomes, Dazinha Bourguignon, Ana da Glória Caiado e Dalva Carone, 1º de maio; Railda Vale e Najla Áurea El Aouar, 2; Márcia Laperriére, Mônica Saldanha, Rodrigo Guimarães, Celeste Franceschi, Thicyana Motta, Gisele Passos e um dos meus anjos, Clara Prates Paraiso, 3; Dóris Ferreira, Lúcia Medina, Ângela Barcelos Tommasi e Sérgio Dalla Bernardina, 4; Heglay Fonseca, Júlio Salazar e Neide Machado, 5.

 
 
VELHO amigo. O ator Fábio Assunção começa o vídeo assim, envelhecido, e vai rejuvenescendo para mostrar a beleza da experiência e da sabedoria. A campanha é do Projeto Velho Amigo, associação sem fins lucrativos que tem o objetivo de proporcionar condições mais dignas de vida e moradia para o idoso carente em casas de longa permanência. Um show!
 
 
 
PÉROLAS
 
“O que conta não é o número, é a qualidade. Eu sou de um tempo em que se contavam as hóstias da Páscoa com uma maquininha. Eram só números. As pessoas hoje estão mais conscientes.”
Padre Antônio Maria, durante passagem pelo Estado.
 
“Ele é muito limpinho, toma banho todos os dias. Lavo com xampu, desodorante e até perfume com cheirinho de bebê.”
Jucelita de Jesus, dona do Branquinho, seu bezerro de estimação que pesa 90 quilos e faz sucesso em Cariacica.
 
“O vinho é indispensável à vida.”
Bernard Hudelot, enólogo francês em passagem por Vitória, que diz que todos deveriam tomar pelo menos um cálice por dia.
 
“Automedicação deve ser evitada porque todo remédio tem efeito colateral.”
Oswaldo Pavan, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, sobre a venda de remédios em supermercados.
 

LUCAS Izoton na largada da Patagônia Run, na Argentina
 
 
Eles nas redes sociais
 
“A maior lição que se pode tirar da oportunidade de morar, um dia, de frente para o mar: as marés vão e voltam… sempre… ciclicamente.”
@VarellaADV
***
“Somos nós mesmos somente quando estamos sós. Tendo um observador que seja, já somos personagens.”
@alexnero
***
“Tenho notado que as pessoas que se sentem ridículas são admiráveis. Já as que se sentem admiráveis…”
@Srta_Iozzi
 

O GOVERNADOR de Minas Gerais, Antonio Anastasia, ao lado do casal Giane e Marcos Guerra, ele presidente da Findes, condecorado com a Medalha da Inconfidência
 
 
Em Brasília
 
Um empresário brasileiro bem-sucedido elegeu-se deputado federal e desabafou a um amigo capixaba a sua decepção com o Congresso, devido a uma série de razões: excesso de deputados; ausência de debates importantes; não existe foco em resultados; os discursos são feitos muito mais para aparecer na TV do que para defender uma ideia; base aliada muito forte com consequente ausência de oposição; interesses pessoais; não existe senso de urgência verdadeiro para se aprovar um projeto de lei.
***
E segue: boa parte dos empreendedores que se elegem, também possuem essa percepção e sentem-se impotentes para mudar esse quadro, que apresenta um Parlamento caro e com poucos resultados para a sociedade brasileira.
***
Disse ainda que se o Congresso fosse uma empresa, já era para ter fechado há muito tempo, pois os seus produtos e serviços são caríssimos, de péssima qualidade e não atendem aos desejos dos clientes, que são os brasileiros que pagam as suas contas. Triste relato de um deputado federal!
 

EM LUA-DE-MEL em Cape Town, na África do Sul, Kellen Ludovico e Vinícius Bravim
 
 
Arte e público
 
Vitória está madura para receber projetos diferenciados de cultura, prova disso é o sucesso nas salas do Cine Jardins, sempre com ótimas opções de filmes mais que especiais, fora do circuito comercial. “Ainda existe um público que se deixa afetar pelo cinema”, contou-nos o programador, Talmon Júnior, que fez parte da primeira equipe do Cine Metrópolis, na Ufes, há 20 anos.
***
“O processo de escolha é um conjunto de experiência, sensibilidade e pesquisa, com um pouco de ousadia. Conheço o cinema de muitos países, os diretores… Pesquiso as opiniões de críticos sérios, sites confiáveis, mostras, premiações”, explicou.
***
“Temos sempre filmes que levam um público bastante expressivo e dão boa arrecadação. Eles nos dão a liberdade de apostar em produções menores, que atraem gente que arrisca novidades. Por isso sempre falo antes das sessões sobre os demais filmes em cartaz”, disse.
***
Esta semana, entre as estreias estão “Climas”, da Turquia, ganhador da Palma de Ouro de Cannes, e “Beleza Adormecida”, da Austrália. “Se não fosse aqui, muitos filmes não teriam sido exibidos no cinema em Vitória, inclusive ganhadores de Oscar”, comentou.
 

JULIANA Caliman Dadalto, Ticyana Chieppe e Kristianne Junqueira na pista do Iate Clube
 
 
Royalties…
Repercutindo nota sobre o destino dos royalties do petróleo, o Tribunal de Contas (TC-ES) esclarece que não há uma lei específica que determine onde e como aplicar recursos provenientes de royalties. Informa que a verba não pode ser usada para pagar folha de pessoal ou dívidas do município.
 
… e transparência
Diz ainda que a transparência é exigida na lei nº 131, de 2009, que determina que os órgãos públicos disponibilizem, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira. Ou seja, os poderes em geral são obrigados a manter em sites todas as suas informações. Ok. Vamos pesquisar!
 
Gerente x líder
“Ser gerente é uma posição, ser líder é uma atitude. A palavra gerente pode constar no currículo, mas a liderança aparece na mente dos liderados quando decidem seguir o líder. O gerente atua das 9 às 17 horas, o líder durante as 24 horas. Os gerentes dirigem no trabalho, os líderes fazem isso na vida. Só há um caminho para liderar, que é através do exemplo. Sempre existe alguém nos observando”. Mike George.

SANDRA Sarmento e Fernanda Serrão Coser em evento de moda na Aleixo Neto

 

Tipo 4
Alerta geral! A epidemia do vírus tipo 4 da dengue foi decretada no Rio, com mais de 50 mil casos e 12 mortes desde janeiro. Em São Paulo, foram quase 3 mil, sendo 17% de dengue tipo 4. Por aqui, a preocupação é grande. “Oficialmente houve um registro do tipo 4 em Guarapari, mas a epidemia vai chegar, é questão de tempo. O controle está sendo o mesmo e apenas minimiza os índices. A solução está na vacina, que já está em fase de teste”, disse o infectologista Reynaldo Dietze.
 
Boom de veículos
Dados preocupantes e exclusivos da coluna: somente no mês de março deste ano, foram emplacados 4.898 veículos na Grande Vitória! A capital lidera com 1.838, sendo 1.037 carros e 204 motos. Em segundo lugar, Vila Velha emplacou 1.331, sendo 757 automóveis e 268 motos, seguida por Serra (953, sendo 430 carros e 234 motos) e Cariacica (776, sendo 306 carros e 242 motos). Também chamou atenção da coluna a quantidade de caminhões e afins na Grande Vitória: 942. Isso em um mês!
 
Bolsa de valor
Tinha que ser da Chanel! Uma das bolsas mais caras do mundo é a The Chanel Diamond Forever Classic Bag e custa a bagatela de R$ 551.232,00! Feita de couro branco e com 334 diamantes, existem somente 13 no mundo. Em seguida vem uma Louis Vuitton, ao custo de R$ 316.780,00 e apenas duas dúzias fabricadas. Para quem valoriza história, moda, design e, claro, exclusividade, uma peça dessas não tem valor…
 
Dos milagres
Não é permitido mais fixar placas de agradecimento nas paredes do Convento da Penha. Agora, elas são deixadas na Sala dos Milagres, que possui uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Penha. Segundo o frei Atamil, o atual espaço tem capacidade para receber as placas. “Se encher, passamos para outro local já reservado”, disse ele, que não soube precisar a quantidade de placas existentes.
 
Controle de gastos
O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest) desenvolveu o Sistema de Gestão de Despesas (Siged), para ajudar os órgãos estaduais a controlar os gastos e estabelecer metas para redução de custos em setores como água, energia, serviços de limpeza e vigilância. A implantação está prevista para o final deste mês.
 
Diagnóstico do autismo
Entrevistas e observações comportamentais para identificar o autismo ganharão um importante aliado no diagnóstico: a ressonância magnética. “Pela ressonância, é possível identificar áreas onde os hemisférios esquerdo e direito do cérebro de pessoas com autismo não se comunicam adequadamente. É um grande avanço, já que o diagnóstico convencional pode ser demorado e emocionalmente desgastante”, explicou o radiologista Amphilóphio de Oliveira Júnior.
 
Plano de educação
O Plano Nacional de Educação de 2010 (!) segue sem definição no Congresso. Foi apresentada uma proposta de substitutivo, mantendo a meta de 8% do PIB em até 10 anos (hoje são aplicados apenas 5% do PIB na área). Já entidades da sociedade civil pedem pelo menos 10%. O debate sobre o relatório começa no dia 8 de maio. Vamos acompanhar. 
 
Veneno à mesa
Engana-se quem pensa que apenas higienizar frutas e verduras com cloro ou vinagre as tornará livres de agrotóxico. Segundo a médica neurotoxicologista Heloisa Pacheco, os ativos que foram colocados no início da plantação passam para a essência do alimento. “Conseguimos apenas diminuir a concentração do inseticida que foi colocado no final do processo de produção. Agrotóxico é veneno e mata”, alerta.
 
 
 
Artigo anterior28 de abril
Próximo artigoColuna 30 de abril
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here