13/06/12

 

 
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio começa neste sábado, com a realização do “Dia D” em todos os 78 municípios capixabas. Nesta data, pais e responsáveis devem levar os menores de cinco anos de idade aos cerca de 2.400 postos de imunização para receber a dose. Até o dia 06 de julho, quando a Campanha termina, a expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que pelo menos 237.470 crianças sejam contempladas.
 
A imunização deve ser evitada em crianças com infecções agudas, febre acima de 38º C, diarreia, vômito e hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, como estreptomicina ou eritromicina. Quem é imunologicamente deficiente ou já apresentou alguma reação anormal também deve evitá-la.
 
A vacina contra a poliomielite não deve ser administrada em crianças submetidas a tratamento com corticosteroide, antimetabólicos, radiação ou a qualquer terapia imunossupressora.
 
A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus I, II e III, e sua eficácia é em torno de 90% a 95% com a administração de uma dose. Para uma imunidade longa, no entanto, é necessária uma série completa do esquema básico com no mínimo três doses.
 
A doença
 
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa, causada por um vírus. Ele acomete em geral os membros inferiores e tem como principais características a flacidez muscular e pode levar à morte ou a sequelas paralíticas irreversíveis.
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here