22/07/12

Em busca da felicidade, Lilia Mello procurou um terreno em Pedra Azul e idealizou um projeto de uma pousada. E em 2009, surgiu a pousada Rabo do Lagarto, um local com uma linda vista e romântico, que agora faz parte dos Roteiros de Charme, associação com as 55 pousadas mais charmosas do Brasil.  Nesta entrevista ela fala sobre o turismo na região e o que gosta no dia a dia. Confira. 

Como surgiu a pousada Rabo do Lagarto? Conte-nos um pouco da história.
Comecei a procurar um lugar para voltar a ser feliz e ao mesmo tempo aprender a ser só. Encontrei um terreno em Pedra Azul com uma vista lindíssima, fiz uma casinha vermelha e iniciei o projeto de uma pousada para quando me aposentasse. Os hóspedes seriam meus companheiros, pensei, e  compartilharia com eles toda essa beleza. Em 2005 iniciei a obra da pousada e conheci o Enéas. Em 2008 me aposentei do BNDES e vim morar em Pedra Azul, definitivamente. Em junho de 2009  inauguramos a pousada com o objetivo de priorizar o casal, criando um espaço muito romântico e ao mesmo tempo requintado e exclusivo. Muito exclusivo.
 
 
Nesse período de inverno a procura aumenta?
O frio é nosso grande produto. É no inverno que o capixaba mais se lembra da Pedra Azul, enquanto, em minha opinião, o ano inteiro é maravilhoso aqui, quando só conseguimos dormir apenas com lençol por cinco noites, neste ano.
 
 
Como conquistar o turista para que ele retorne?
Especialmente oferecendo bom atendimento. Bons serviços. Esse é o item que mais provoca reclamações sobre estabelecimentos comerciais no Espírito Santo, infelizmente. Todos dizem que o baiano é lento, que demora-se a ser atendido por lá. No entanto, todo mundo vai à Bahia com prazer. Quem não gosta de ser tratado por “meu rei”? O capixaba precisa aprender a cativar o cliente, mimá-lo.
 
 Os capixabas procuram muito a pousada ou o maior movimento é de pessoas de fora do EStado?
Estimamos que 80% dos nossos hóspedes são da Grande Vitória. Mas estamos observando um grande aumento da procura por pessoas de fora do Estado desde que entramos para a Associação Roteiros de Charme, que é nacional, e da qual fazemos parte desde outubro de 2011.
 
O turismo é o ponto forte da região serrana do ES. Acha que está bom assim ou acredita que ainda precisa melhorar? E qual seria essa mudança?
O turismo é o ponto forte da região. No entanto, temo pelas edificações irregulares que estão sendo erguidas na vila de Pedra Azul, o que pode vir a danificar a belíssima vista que a natureza nos presenteia.
 
 
 
Há novidades na pousada?
A primeira grande novidade dessa estação foi nossa entrada para a Associação Roteiros de Charme, o que deu  grande visibilidade nacional para a pousada e para a própria Pedra Azul. Fazem parte dessa Associação as 55 pousadas mais charmosas do país. No Espírito Santo só nós fazemos parte do Roteiros. Não basta ter charme para entrar para essa Associação. No ano passado 76 hotéis e pousadas do Brasil inteiro se candidataram mas apenas 5 entraram. É preciso ser ambientalmente corretíssimo. Nosso parceiro maior é a UNEP-United Nations Environment Programm, o que significa que estamos dentro dos critérios ambientais da ONU. A segunda grande novidade foi o prêmio que ganhamos do Prazer & Cia, de melhor restaurante de hotel do Estado do Espírito Santo!! Foi um grande presente para nosso minúsculo bistrô, que é um espaço só dos hóspedes. Nosso cardápio é sustentável, feito 85% com produtos só da região. Não atendemos o público externo
 
 
 
Qual o diferencial da pousada? Com quanto tempo de antecedência é preciso fazer a reserva?.
Nós temos inúmeros diferenciais e dizemos que adoramos mimar nossos hóspedes, que são recebidos com chá de boas vindas e cardápio de sabonetes para levar para o quarto. Nossos quartos têm lençóis de algodão egípcio, edredon de pluma de ganso, tv de LCD com 147 canais de Sky HDTV, nosso hóspede pode personalizar o frigobar, o café da manhã não tem horário para ser servido:  servimos até o último hóspede se levantar! Nosso bistrô é premiado e o hóspede pode utilizar a cozinha para fazer seus pratos prediletos para ele e amigos, o que sempre atrai reuniões e grupos de gourmets.
Sobre as resevas é difícil responder, porque em determinadas ocasiões acabam as vagas com dois meses de antecedência.
 
 
Vamos falar sobre o que gosta no  dia a dia…
 
 Faz atividade física? Qual?
  Nenhuma, mas subimos e descemos ladeiras o dia inteiro, na nossa atividade normal, aqui dentro do espaço externo da pousada.
 
Uma música?
 Unforgetable
 
 Uma viagem que marcou?
 A Istambul, neste ano. Tirei uma foto e contei no horizonte ONZE minaretes de mesquitas, incluindo aí os 6 minaretes da Mesquita Azul. É uma cidade maravilhoooosa!! Ao mesmo tempo que é cheia de história é moderna, agitada, com uma gastronomia de primeira
 
 Um lugar que ainda quer conhecer?
A Namíbia, onde devo passar meu aniversário de 60 anos, em 2013.
 
 Um refúgio?
Pedra Azul, claro!
 
 
 Um livro?
Os irmãos Karamazov
 
Um filme?
O baile
 
Um restaurante?
Restaurante Alecrim, da minha talentosíssima sobrinha Cecília Cunha
 
Uma comida?
Bife a milanesa com salada de batatas. É isso que peço para prepararem aqui na pousada quando volto de viagem
 
Deus?
Está na verdadeira maravilha que vejo quando abro minha janela todos os dias: a Pedra Azul
 
Família?
É o começo, meio e fim da minha existência
 
Uma frase que é seu lema de vida?
É preciso ficar sábio antes de ficar velho.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here